Este é um pequeno artigo não muito relevante na vida de um utilizador do Ubuntu. No entanto, é algo interessante que um utilizador de Linux quer sempre saber e que se pergunta a si próprio: afinal o meu Linux, que é open-source, é totalmente livre? Na verdade há algumas aplicações que são muito utilizadas em Linux e que na verdade não são livres. Assim, através deste artigo poderá saber qual a taxa de software livre tem a sua distribuição.
Para saber qual a taxa de software livre da sua distribuição, utilizará um programa chamado VRMS (abreviatura de “Virtual Richard M. Stallman“) que foi escrito por Bdale Garbee e Bill Geddes.Basicamente este programa analisa a árvore de pacotes instalados nas distribuições baseadas em Debian e lista todos aqueles pacotes que não são livres.
Depois de listar todos os pacotes não livres, ainda faz uma relação entre esses pacotes e os pacotes livres, mostrando a taxa de pacotes não livres.
Instalação
A instalação deste programa é muito simples, basta clicar aqui ou, então, através do terminal:
Funcionamento
O funcionamento desta aplicação é muito simples, basta mandar corrê-la no terminal e ela irá listar toda informação referenciada acima. Para mandar correr a aplicação no terminal, escreva o seguinte no terminal:
Referências:
Wikipedia – vrms;
How free is the software on my computer, Virtual Richard Stallman?
Muito bom mesmo essa dica!, lembrando que não precisa do Aptitude, basta rodar um “sudo apt-get install vrms” =)
Gostei muito desta dica.
sudo gedit /etc/bash.bashrc
Non-free packages installed on Abel2029
fglrx Video driver for the ATI graphics accelerators
fglrx-amdcccle Catalyst Control Center for the ATI graphics accelerat
unrar Unarchiver for .rar files (non-free version)
Contrib packages installed on Abel2029
flashplugin-installer Adobe Flash Player plugin installer
nvidia-common Find obsolete NVIDIA drivers
ttf-mscorefonts-installer Installer for Microsoft TrueType core fonts
3 non-free packages, 0.2% of 1500 installed packages.
3 contrib packages, 0.2% of 1500 installed packages.
Já estou melhorando.
:D
Eu fiquei curioso com o debate abaixo no ponto relativo à placa de video. Qual seria, entre as três maiores fabricantes ATI, Nvidia e Intel, a melhor escolha para o Ubuntu? Como visto acima, possuo ATI 4870 e a acho um exagero para um sistema em que eu não jogarei e gostaria de saber se trocá-la por uma 7200GS eu manterei o nível de qualidade gráfica que tenho com a ATI.
Grato desde já.
Eu me preocupo com software livre sim e sempre que possível utilizo as opções livres. Mas não me importo de utilizar algo proprietário caso as opções livres não tragam as mesmas funcionalidades. Um exemplo prático é o skype. Para mim, não há nada tão funcional…
No entanto, acho importante saber exatamente o que há de proprietário no meu sistema e por isso, agradeço a dica.
Abraços,
Legendario
Olá Cláudio,
Sem problemas, já fui taxado de fanático por defender o que acredito ser correto, mas não me importo nem um pouco. E claro, que não é o caso aqui. Entendo o seu ponto de vista e respeito, afinal, o que nos torna humanos não é por sermos diferentes, mas sim por sabermos lidar com as nossas diferenças e coexistir em harmonia : )
Filosofias a parte! Hehehe; Sim, a Intel vem me surpreendendo, fiquei de queixo caído com o Moblin V2, que agora esta a cargo da Linux Foundation, este sistema é muito promissor!
.-= kernel_script´s last blog ..[Tutorial] Modem ZTE MF626 no Ubuntu 9.04 =-.
Olá Kernel_Script,
Felizmente vivemos num mundo livre, ou pelo menos no meu blog cada um é livre de expressar a sua opinião! [:
E por isso mesmo, claro que respeito a sua opinião. No entanto, quanto ao Java, para mim, que utilizo o computador diariamente e, inclusive, em algumas ocasiões, o software não pode de modo algum falhar exige que eu tenha algo bastante estável. Ora, nesses casos, e para já confio mais no software da SUN, até porque já tive experiências más com o OpenJDK nesse mesmo aspecto.
Quanto ao flash, sim, sem dúvida que a Mozilla está a fazer um excelente trabalho, mas, no meu entender, outra vez, acho que a estabilidade ainda não é suficiente, apesar de, se falhar, eu não ter qualquer problema em voltar a reiniciar o programa.
Por fim, sim, a Intel está com uma filosofia espectacular. No meu caso, que tenho uma placa de vídeo Intel, NUNCA me deu problemas de drivers (excepto aquela pequena incompatibilidade com o kernel do jaunty). Aliás, eu no meu computador pessoal nunca tive de instalar software para ter a placa de video funcional.
E, por fim, não sou fanático por OpenSource e por isso mesmo, desde que possa utilizar o software, não preocupe com a utilização de software proprietário ou não, desde que seja freeware me facilite a vida, já fico bastante feliz! (:
PS: Não estou a dizer que você é fanático, longe disso! Mas não me importo de o software é livre ou freeware…
Abraço!
Olá Cláudio,
Respeito sua opinião, mas discordo de você Cláudio. Nunca tive problemas com o OpenJDK, apesar de não utilzar Java muito, evito ao máximo aplicativos escritos em Java, são sempre muito pesados e lerdos. Gosto muito mais de applicativos escritos em Python, dinâmicos, rápidos e estáveis.
Sobre o Flash, já estamos livres dele. Pelo menos eu estou. A Mozilla investiu muito na embarcação do Theora e Vorbis no HTML5, apesar de ainda estar no início de sua implementação, já apresenta resultados excelentes e promissores, e a exebição em Tag HTML nativa de vídeo com o Firefox é excepcional, e temos o também excepcional apoio do Dailymotion, com seu canal dedicado ao video Open Source, com 100% de suporte a nova Tag de vídeo do HTML5.
Suporto sempre o FOSS.
Estou fazendo o possível pra migrar para um ambiente 100% livre, aos poucos vou conseguindo, apesar de ainda utilizar algumas ferramentas proprietárias, como o Driver da NVIDIA por exemplo. Mas até isso tem solução: Intel. E as placas de vídeo da Intel estão cada vez melhores.
.-= kernel_script´s last blog ..[Tutorial] Modem ZTE MF626 no Ubuntu 9.04 =-.
[...] http://ubuntued.info/2009/09/saiba-quao-livre-e-o-software-instalado-no-seu-ubuntu.html a few seconds ago from web [...]
Excelente dica, obrigado por compartilha-la conosco Cláudio : )
Lembrando que é possível escolher instalar o Ubuntu com somente Softwere Livre, através da tela de Boot do LiveCD/DVD/USB do Ubuntu.
Olá Kernel_Script,
Sim, mas apesar disso, e na minha opinião, há sempre algum software não livre que precisamos para o nosso dia a dia, falo por exemplo do java da sun, que é bem mais estável que o livre e do flash. Felizmente são legais e por isso, mesmo não sendo livres pode-se usar à vontade :)
Obrigado pelo comentário.