Apesar de toda a crítica e medo relativa ao C# (C sharp) no mundo Open-source, a verdade é que esta linguagem de programação é muita boa e simples. Nesse sentido, neste artigo, apresento uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de aplicações em C#: o MonoDevelop, que é um IDE muito bom que permite fazer grande parte das acções possíveis no muito conhecido Visual Studio da Microsoft. É por isso, uma excelente alternativa, visto ser Open-Source e visto que o Visual Studio não é compatível em Linux.
Apesar do MonoDevelop ter sido desenhado para suportar o C#, a verdade é que ele já suporta uma grande gama de ferramentas .NET (dotNet), nomeadamente ASP.NET, Visual Basic e C++. Para além disso, vem com opções extremamente importantes para programadores de Linux, por exemplo, ferramentas para criar os pacotes de instalação (tanto para Linux como para Windows), suporte para variadíssimas bibliotecas e ainda algo muito importante que se utiliza no mundo Linux: sistema de traduções. Este último permite de uma maneira muito simples fazer com que a sua aplicação tenha suporte para várias línguas.
Para além de todas estas características importantes, o MonoDevelop ainda traz muitas outras funcionalidades que qualquer bom IDE deve incluir! Tem o sistema clássico de auto-completar, listagem dos vários métodos possíveis, bem como as variáveis disponíveis, para cada objecto, organização do código em pastas (código fonte separado dos ficheiros compilados), templates para realizar a codificação em tempos recorde e ainda permite modificar praticamente todo o layout (visual) da janela.
O MonoDevelop traz, também, um sistema de Debugging, para conseguir controlar possíveis erros, makefiles prontos a funcionar (basta dizer ao MonoDevelop quais as bibliotecas a utilizar, através da adição de vistos, e o programa compila automaticamente), sistema de design que permite desenhar as janelas em GTK# e ainda, obviamente, traz um sistema de controlo de versões.
Algo extremamente importante que o MonoDevelop também tem é o facto de permitir a inclusão de Add-ins (extensões) que permite, através da comunidade adepta do MonoDevelop, ter funcionalidades extra que lhe poderão simplificar a vida!
Instalação
A instalação desta aplicação é simplicíssima como qualquer aplicação do Ubuntu que esteja incluída nos repositórios oficiais do Ubuntu. Ou seja, para instalar o MonoDevelop, apenas precisa de clicar aqui. Caso prefira pelo terminal, basta escrever o seguinte:
No caso de ter problemas, que em princípio não terá, pelo menos nas versões mais actuais do Ubuntu, experimente escrever o comando seguinte no terminal:
Instalação de pacotes extra
Como referi anteriormente, o MonoDevelop é um IDE muito completo e, para ter alguns dos extras precisa de instalar à parte. De seguida listo alguns desses pacotes (clique no link para os instalar):
- monodevelop-java: Pacote que permite programar em Java no MonoDevelop;
- monodevelop-vala: Pacote que permite programar em Vala no MonoDevelop;
- monodevelop-nunit: Pacote para ter suporte ao NUnit;
- monodevelop-versioncontrol: Pacote necessário para poder utilizar o SVN;
- monodevelop-database: Pacote que acrescenta funcionalidades para bases de dados;
- monodevelop-debugger-mdb: Pacote necessário para poder ter acesso ao Debugger do Mono;
Dica Extra
Para finalizar o artigo, gostaria de partilhar uma informação que eu apenas soube algum tempo depois de utilizar o MonoDevelop: juntamente com o IDE vem uma aplicação chamada MonoDoc, que permite visualizar muitíssima informação relativa às várias linguagens que ele suporta e, o mais importante, inclui API’s de muitas bibliotecas que se utiliza para programar e que poderão ser difíceis de encontrar com aquela organização espectacular, exemplo disso é a biblioteca Cairo.
A aplicação encontra-se em Aplicações→Programação→MonoDoc. Caso não a tenha instalada, clique aqui para instalar ou abra o terminal e escreva o seguinte:
Referências:
Homepage do MonoDevelop;
Guia do ubuntu – Programação / .NET;
The IDE can be useful for the c++ users but if it is also useful for PHP users. The ide development can depend on the developer and on which platform, the ide will be created. The IDE of the Dell error code 2000-0142 has been made by using the c++.
[...] Esta aplicação já foi referida anteriormente no blog Ubuntued e, por isso, este artigo não vai entrar, novamente, em pormenores relativos ao MonoDevelop (por exemplo os pacotes que adicionam novas funcionalidades). É aconselhável, por isso, se ainda não leu esse artigo, que o leia para saber mais sobre o MonoDevelop e as suas funcionalidades extra: MonoDevelop, IDE excelente para desenvolvimento em C# [...]
[...] MonoDevelop, um IDE excelente para programar em C# [...]
Olá António,
Desculpe-me discordar de si, mas o C# utiliza-se, sim, em Linux! E digo mais, já programei e gostei dos resultados. Aliás pode ver aqui uma pequena brincadeira que tive a fazer em C# que actualmente está em standbye:
http://www.youtube.com/watch?v=i5wrtPLFhhE
Para além disso, e para ter noção de como estão as coisas, há aplicações windows que estão a ser portadas para Linux, apenas compilando em linux o código produzido para Windows…
Abraço.
Para que queres um IDE de C# em linux, se não podes correr “a sério” aplicações C# em linux?
Sinceramente C# é uma boa linguagem com grandes funcionalidades, mas quando integrada num ambiente windows!
Não vejo qual a lógica de fazer código C# em linux.
Respondendo a minha pergunta.
Não troco o NetBeans por nada ;D O MonoDevelop é um gedit grandão, nem auto completar tem pra C++ =/
Abraço.
Opa!
Essa IDE é boa pra C++ ? Eu uso o NetBeans e ele tem vários recursos bem interessantes.
Na sua opnião qual é o melhor?
Abraço.
Olá João,
Para php normalmente utilizo o gedit, mas também porque não trabalho muito. Mas aconselho a experimentar o Aptana:
http://ubuntued.info/2009/07/aptana-o-substituto-do-dreamweaver-para-linux.html
Olá wolfytuga,
Na minha universidade também tive e tenho muitas cadeiras em que é preciso trabalhar em C. Comecei pelo gedit e às vezes, para editar, utilizo-o. De seguida, experimentei o geany e o anjuta, mas não achei grande piada. Até que conheci o Netbeans, esse foi o que mais me agradou para programar C.
Claro está que, se quer realmente meter um turbo no acto de programar, não há nada como perder (ganhar?) uma semana a treinar a utilizar o vim. Esse sim, é o “Deus personificado num editor de texto”! [:
Obrgado pelos comentários e se acharem que estas respostas foram incompletas não hesitem em perguntar e ou discuti-las.
Abraços.
[...] MonoDevelop, IDE excelente para desenvolvimento em C# [...]
Olá!
Por mero acaso já tinha tropeçado neste IDE nos repositórios do Ubuntu, mas ainda não tive grande oportunidade de o experimentar. Se bem que a minha utilidade seria mais para programar em C/C++, línguas que mais utilizo na minha vida académica. Até este momento, em Linux usava o Pico ou Gedit para programar e depois o comando gcc no terminal para a sua compilação. Isto pelo hábito que ganhei aquando das aulas de programação em que usava o UNIX para o efeito. Mas como em Windows uso o Dev-C++ andava já há algum tempo à procura de um IDE, só para tornar o trabalho mais agradável à vista.
Só uma questão. Para além do MonoDevelop, que outro IDE recomendas para desenvolvimento em C/C++?
Cumprimentos :D
Gosto muito de seus artigos, gostaria que recomendasse um programa para IDE para Php, tipo o Phpdesigner um dos melhores para desenvolvimento php no windows.
Um grande abraço e parabéns.