No seguimento da série de temas, apresento um tema sugerido pelo leitor Ricardo Correia e compilado a partir de vários temas diferentes por Gabriela com o nome muito sugestivo “Calm like you“. Tal como o nome sugere este é um tema bastante simples e limpo, tudo que é indicado para instalar não polui o ambiente gráfico nem a beleza geral do tema. A autora teve o cuidado de indicar temas para os vários aplicativos nomeadamente o AWN, CoverGloobus e até mesmo uma pagina inicial para o seu browser que funciona tanto no Chrome como no Firefox.
As cores deste tema são bastante neutras, em tons cinza e preto, mas sem nunca ficar monótono ou aborrecido com a utilização de mais cores mas a níveis mais simplistas.

Pré-Instalação

A autora do tema utilizou o Elementary como base para este tema, pois torna aspecto final mais bonito e acrescenta algumas características visuais que o Nautilus de origem não possui.
Pode encontrar as instruções de instalação do Elementary neste artigo.


Instalação do Tema

Depois de ter o tema Elementary instalado poderá instalar o tema GTK2 que se chama Naos Suite e foi desenhado por Horst3180. Para obter este tema faça o download nesta página e grave numa pasta a sua escolha. Assim que a transferência terminar, extraia os ficheiros do arquivo e obterá um novo ficheiro com o mesmo nome do arquivo que transferiu mas sem extensão. Volte a extrair os ficheiros desse novo arquivo e obterá uma pasta com o nome “naos“.

Dentro desta pasta estão os ficheiros necessários ao tema, entre nela e agora resta arrastar a pasta “naos” para a aplicação “Preferências de Aparência” (Sistema→Preferências→Aparência).


Fonte

Neste tema, a fonte utilizada foi a Luxi-Sans, um tipo de letra incrivelmente lindo e de fácil leitura. A sua instalação é também bastante simples, pois basta clicar no botão seguinte ou digitar o seguinte no terminal (Aplicações→Acessórios→Consola).

sudo apt-get install ttf-xfree86-nonfree

De seguida abra a aplicação “Preferências de Aparência” (Sistema→Preferências→Aparência) e na aba “Fontes” escolha a nova fonte instalada.


Ícones

Os iconset recomendado pelo o autor já foi referido no Ubuntued no tema Equinox Radiance. Tratam-se dos ícones Ubuntu-X e pode obtê-los neste link. Assim que a transferência acabar, para os instalar, arraste o arquivo para a aplicação “Preferências de Aparência” (Sistema→Preferências→Aparência).

Para escolher os ícones clique no botão “Personalizar…” , na nova janela abra a aba “Ícones” e seleccione os ícones “Ubuntu-X-Mono

Infelizmente este pack utiliza um ícone da Apple para o menu principal do Ubuntu, no entanto pode seguir este artigo para mudar para um ícone mais familiar.


Skin para a dock AWN

Para complementar este visual é sugerido um tema para esta fantástica Dock. O ficheiro de instalação do tema pode ser obtido nesta página. Relativamente à instalação do AWN e dos passos a seguir para instalar o tema, recomendo que veja este artigo. Para uma melhor utilização recomendo também que remova a barra inferior do gnome-panel.

Para finalizar o visual do AWN, o autor recomenda que utilize os ícones Token, que pode obter nesta página, para a dock ficar mais bela. Depois da transferência concluída, extraia e guarde os ficheiros na sua pasta pessoal pois a utilização de ícones personalizados no AWN é um pouco diferente. Para alterar um ícone faça clique com o botão direito do rato e seleccione a opção “Customizar Ícone“.

Agora na pasta onde estão os ficheiros dos ícones Token, seleccione as pastas Token Light seguida de TokenW-PNG. Felizmente os ícones estão bem organizados o que faz com que seja fácil encontrar o que se procura, no meu exemplo procurava o ícone do GIMP que encontrei na pasta Multimedia+Graphics.

No final a sua dock deverá ficar parecida com a seguinte.


Tema para o CoverGloobus

Continuando com os programas de apoio a este visual, a autora recomenda também um belo tema para utilizar com o CoverGloobus. Para instalar este programa e aprender como mudar o tema sugiro que veja o artigo: CoverGloobus – beleza e gestão na reprodução de música. O tema recomendado pode ser encontrado nesta página.


Wallpaper

O wallpaper indicado para este tema chama-se Running, pode encontrar o link para download nesta página.


Página Inicial Firefox/Chrome

Tal como referi no inicio do artigo, o autor indica uma página para utilizar como homepage do seu browser. O primeiro passo para obter esta fantástica opção é fazer a transferência dos ficheiros de apoio à página que pode encontrar seguindo este link. Assim que o dowload acabar extraia os ficheiros para a sua Pasta Pessoal.

Dentro da pasta terá outra com o nome “Fonts” terá de instalar todas para a página funcionar correctamente. Relembro que a instalação das fontes no Ubuntu é muito simples e passa por dar apenas duplo clique nos ficheiros e seleccionar a opção “Instalar Fonte”, tal como é mostrado na imagem abaixo.

O próximo passo é indicar ao seu browser que esta é a página inicial. Se utiliza o Google Chrome abra o menu “Ferramentas” (ícone com a chave inglesa) e seleccione “Opções”. Na nova janela abra a aba “Basico” e nas opções da HomePage seleccione “Abrir esta Página” e indique o caminho para o ficheiro “start.html“, se tiver os ficheiros na sua Pasta Pessoal o caminho será semelhante com o seguinte:

/home/USER/Startpage_by_x_spirit/start.html

E assim fica definida a página no Google Chrome.

Para o Firefox o procedimento é parecido: abra o menu Editar→Preferências, na aba Geral na opção Início seleccione a opção “Mostar a minha página inicial” e na caixa de texto insira o caminho para o ficheiro start.html.

No final a sua homepage será igual à da imagem seguinte.

41 Respostas ate agora.

  1. Guilherme diz:

    Olá!
    Eu não consegui instalar o tema Naos. Aparece a seguinte mensagem depois que movo a pasta naos para a preferências de aparência:

    "There was an error installing the selected file

    "naos" does not appear to be a valid theme."

    O que devo fazer?
    (Tenho o Elementary instalado)

    muito obrigado.

  2. Eu sei, só preciso da imagem, ficou muito bom com ela.

  3. Ontem tem aquele icone do “Main Menu” do Ubuntu que você usou?

  4. Reinstalei o “naos” e as janelas voltaram ao normal

  5. Na janela, onde deveria ter os sinais para “maximizar” “minimizar” e “Fechar”, tem 3 furos. :/

  6. P.Lobo diz:

    @Alex
    Nao verifiquei, mas é normal que os temas sofram alterações e que a mais recente seja trocar os icones normais por simples circulos, o que eu até prefiro.

    Diz que os butões estão errados, errados como?

    e ja agora para desinstalar basta apagar a pasta naos que se encontra em:
    /home/seunomedeutilizador/.themes

  7. Quero reinstalar, porque os botões estão errados

  8. Entendi, mas, as janelas ficam com 3 bolinhas ao invés do sinal de + x e – ? Ou será que deu algo errado…

  9. P.Lobo diz:

    Alex não precisa de remover nada :)

    Na janela de preferências de aparência clique no botão “Personalizar”.

    Na nova janela basta escolher o tema “Naos” nas abas “Controlos” e “Margens da Janela” :)

  10. Então, arrastei a pasta “naos” que esta dentro da pasta “naos” para a janela, e me perguntou se eu gostaria de aplicar aquele tema, escolhi a opção “no” sem querer e não aparece o tema nas opções.

    Tentei arrastar a pasta novamente, mas, diz que “Can’t move directory over directory”. Onde ficam as pastas dos temas instalados, para que eu remova e adicione novamente?

  11. P.Lobo diz:

    @Alex Nascimento
    Poderá estar a mover a pasta errada. no final de extrair os ficheiros tal como é dito no arquivo terá a pasta “naos”.

    Dentro desta pasta é que encontrará a pasta “naos” a mover.

    Veja o conteúdo da pasta nesta imagem: http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2010/06/Calm-InstalaTema.jpg

    espero não ter sido muito confuso na explicação :)

  12. Consegui instalar o tema Elementary, porém, após descompactar o tema Naos, e arrastar a pasta para “Appearance Preferences”, retorna o seguinte erro: ” ‘naos’ does not appear to be a valid theme”

  13. [...] como prometido no último artigo, apresento um novo visual para instalar no seu desktop Ubuntu. Hoje o tema sugerido chama-se Wow [...]

  14. Caligari diz:

    Sensacional!
    Ficou muito, muito bom!
    Optei por usar os ícones Ubuntu-X-Studio (ao invés do Ubuntu-X-Mono), e gostei muito do resultado: um visual bastante moderno, em preto, cinza e azul.

    Só não estou conseguindo mudar os ícones dos applets que já vêm instalados no AWN, uma vez que eles não têm a opção de customizar ícones…

    Muito obrigado pelas dicas!

  15. Artur diz:

    Dei um jeito no tema do CoverGloobus … substitui um dos que ja tinha pelo disponibilizado no link deste post e deu certo, muito legal o visual… E o icone da apple eu mudei na pasta do pacote de icones mono colocando o do Dust que eu achei bem legal

    Boas dicas

    Obrigado!

  16. Artur diz:

    Adorei o visual em geral, mas mantive a maçã da apple pois gosto dos menus personalizados. Tentei instalar o tema do covergloobus e não teve jeito, não aparece de forma alguma na lista de temas. Estou usando o Lucid.

    Parabéns!

    Abraço

  17. P.Lobo diz:

    Obrigado a todos pelos comentários. Foi um artigo que deu trabalho a compilar e é gratificante saber que tem bom feedback :)

  18. Incrível, acho que é o tema mais bonito que eu já vi. Simplesmente demais.
    Além dos ícones, toda a limpeza e sofisticação se somam para formar um ambiente agradável de trabalho, muito parecido com o Mac OS.

  19. Chacal diz:

    Excelente artigo, belo trabalho.

  20. José Carlos diz:

    Gostei particularmente do tema do conkygloobus. obrigado

  21. Wilton ns diz:

    Muito bonito o tema Parabéns!

  22. Ricardo Correia diz:

    Bom trabalho! ;)
    Obrigado por terem seguido a sugestão.

    Abraços

  23. [...] This post was mentioned on Twitter by Antonio Veras, Cláudio Novais. Cláudio Novais said: Tema18 – Calm like you http://goo.gl/fb/yMk14 [...]

  24. Cláudio Novais diz:

    Este visual está simplesmente maravilhoso! Aquele toque do CoverGloobus é a cereja em cima do bolo.

    Já o AWN mais a página personalizada a condizer com todo o visual, dão uma sensação de design fora de série!

    Parabéns pelo trabalho!!

Deixe um comentario