Já lhe aconteceu ripar um CD para o seu computador e verificar que esse álbum não tem imagem associada? Ou, então, arrastar uma imagem para a área da capa no Rhythmbox, tendo sido apenas aplicada a essa música que estava a tocar, desaparecendo após a sua reprodução?
Então o Ubuntued apresenta-lhe a solução para estas questões. Seguindo os passos apresentados neste artigo verá todas as músicas, que estejam na pasta de determinado álbum, caraterizadas pela mesma imagem como capa no Rhythmbox. São passos simples e que funcionam para além do programa Rhythmbox, dando também uma ajuda para a apresentação da capa em diversos programas, tais como o CoverGloobus.
Pré-requisitos
Para que este tutorial seja exequível têm de ser satisfeitas as seguintes condições:
- Ter instalado o Rhythmbox;
- Ter uma pasta contendo um álbum musical;
- Ter uma imagem com a capa do álbum.
Instalação do Rhythmbox
Para quem tem o Ubuntu 11.04 poderá constatar que o Rhythmbox não vem instalado de origem. Então para cumprir o pré-requisito terá de o instalar. Para tal clique no botão seguinte ou escreva o comando seguinte no terminal:
Capa no álbum musical
Depois de instalar o Rhythmbox, dirija-se à pasta que contém o seu álbum musical. Verifique o nome do álbum do qual tem de adquirir a imagem. Procure pela Internet, por exemplo no Google Images, uma imagem da capa.
Depois de obtida a capa, mova-a para a pasta do álbum.
De seguida, renomeie a imagem para o seguinte nome:
No caso de imagem JPEG: folder.jpg
No caso de imagem PNG: folder.png
De seguida, abra o Rhythmbox e verá que ao carregar as músicas, as capas serão também carregadas. Para experimentar o álbum no qual colocou a imagem através deste procedimento, coloque uma música desse mesmo álbum a tocar. Verá que a capa é exibida como mostra a seguinte imagem.
Todo este procedimento é válido para outros programas, tal como pode ver na imagem que se segue, em que se vê a capa do álbum no Rhythmbox e no CoverGloobus.
Capa na pasta do álbum
Para complementar, uma vez que possui a imagem no interior da pasta, pode ainda alterar o ícone da pasta pela capa do álbum, tornando desta forma a circulação entre álbuns mais intuitiva. Pressione com o direito do mouse e seleccione a opção Propriedades.
Depois basta pressionar no botão do ícone da pasta, escolher o ficheiro folder.jpg e pressionar o botão Abrir.
show de bola, obrigado!
Sei que este artigo já está ficando velho, mas gostaria de saber qual o ambiente de trabalho presente nas imagens deste artigo e, também, o reprodutor de mídia na área de trabalho. (ÍCONES, TEMAS, PLUGINS, AMBIENTE, DISTRO, …). Obrigado!
Já faço isso há anos. Tenho uma discoteca de quase 3 mil músicas (186 álbuns) e todos perfeitamente organizados (pastas, tags, cover, etc).
Só lembrando que as fotos das capas baixadas automaticamente pelo Rhytmbox ficam guardadas na pasta .cache/rhythmbox/covers.
qual o player você usa, e pra organizar vc usa o player mesmo ou um outro software. Ahhh se puder da uma força pra minha discoteca agradeço. preciso ao menos estabelecer a estrutura dos diretórios como devera ser..
Ei !!
Tem algum programa desses de músicas no Linux Ubuntu que busca o nome de música ?
Vlw !
Sim Braulio, a maioria dos gestores de músicas têm isso! O Clementine e o Amarok, por exemplo têm! Como há muito que não utilizo os outros não sei quais têm, mas ainda há mais! ;)