Hoje em dia cada vez mais se utilizam redes sociais na Internet, um dos exemplos disso é o Facebook, que cada vez agrega em si mais e mais serviços que anteriormente estavam muito dispersos.

Com o extra Yoono não terá de se preocupar em ter constantemente uma aba, ou janela, aberta num site especifico só porque está a utilizar o seu serviço de chat, ou à espera de uma mensagem. O Yoono consegue agregar uma grande quantidade de informação e exibi-la de forma simples e intuitiva.

Com este extra poderá utilizar serviços como o Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn e Gtalk, entre outros. E tudo ficará apresentado numa simples sidebar no Firefox ou no Google Chrome para acesso rápido e simples.

Instalação

Para instalar este extra bastará clicar no botão à sua direita, no final apenas terá de reiniciar o Firefox para começar a utilizar esta extensão.

Caso não confie no Ubuntued poderá instalar a partir da pagina oficial de extras do Firefox:

Yoono - Firefox Addons

 

Esta extensão também se encontra disponível para o Google Chrome, clique no botão direito para a instalar no Google Chrome, ou visite a sua página oficial nas extenções do Google.

Yoono – Google Chrome extensions

Configuração

Quando reiniciar o Firefox verá que tem uma sidebar aberta no lado esquerdo do browser. neste extra poderá adicionar vários serviços para utilizar ao mesmo tempo.

A configuração muda de serviço para serviço, como exemplo neste artigo utilizarei o Facebook.

Caso não tenha o login do Facebook iniciado no browser terá de o fazer no primeiro passo.

 

Depois de autorizar o Yoono a utilizar a informação da sua conta do Facebook voltará a ver na sidebar o ecrã inicial, para acabar com as configurações. Clique no botão “Finish“.
Poderá ver na imagem seguinte como se comporta o Yoono com o Facebook e o Twitter selecionados.

 

De agora em diante sempre que algum dos serviços tiver alguma atualização, ela irá aparecer no seu canto inferior direito do Firefox, no entanto, alguns utilizadores poderão achar isto bastante incómodo.
Caso queira modificar as opções do Yoono clique no botão com o símbolo da Chave Inglesa e selecione Options.

Neste menu poderá modificar uma enorme quantidade de opções deste programa. Na aba General poderá mudar a língua do programa (com o Português do Brasil incluído), se o programa faz ou não sons de aviso e alguns ajustes na apresentação.

 

As abas restantes explicam-se a si mesmas, na aba Pop-up Alerts pode modificar as configurações das janelas de pop-up, como a sua localização e o tempo que demoram a desaparecer.
A aba upload serve para configurar as opções de upload do Yoono e, para finalizar, a aba Columns define a largura das sidebars, caso utilize mais do que uma.

Para finalizar basta dizer que alguns serviços do Yoono ainda estão na fase Beta, pelo que poderão ter um comportamento anormal ou, no pior dos casos, fazer com que o Firefox congele. Por fim, apresenta-se um vídeo demonstrativo desta excelente extensão do Firefox:

 

5 Respostas ate agora.

  1. Ricardo diz:

    esse aplicativo me conquistou definitiva/, é incrível, e cada dia descubro mais de suas práticas funcionalidades, só falta haver conexão ao microblog identi.ca

  2. [...] Leia mais: Yoono – Redes sociais à distância de um clique [Firefox][Chrome ... [...]

  3. Era a minha ferramenta de eleição para aceder aos conteúdos do Twitter, Facebook e Youtube, mas quando actualizei o Firefox para a versão 4.0 no Ubuntu, tive que deixar de usar pois crashava-me o browser logo no arranque.

Deixe um comentario