ZazZaz, porque os hackers também precisam de jogar! Este é o lema do jogo apresentado neste artigo e que, acredite ou não, depois de jogar alguns minutos irá criar-lhe alguma dependência e vontade de jogar muito.

Zaz é um jogo baseado no tão conhecido Puzzle Bobble, no entanto, o resultado é consideravelmente diferente, para melhor claro! Este jogo, ao contrário do referido, tem uma linha de bolas que o jogador terá de se livrar delas reorganizando-as criando sequências de 3 ou 4 bolas seguidas da mesma cor. O objectivo do jogo não é nada mais do que organizar então as bolas que saem de um local evitando que caiam no buraco final.

O jogo é extremamente simples mas extremamente viciante. Se ainda não o conhece, recomendo vivamente que pelo menos veja o vídeo do artigo para compreender o funcionamento dele.

Sobre o Zaz, este jogo foi então criado com base nos jogos Puzzle Bobble, Zuma e Luxor por Remigiusz Dybka, Leonard Ritter e Kinga Dybka. Ao contrário dos jogos referidos, em que o utilizador vai recebendo bolas e enviando para um local, no Zaz o jogador tem uma linha de bolas que está em constante crescimento e num percurso para um local onde elas não devem cair. Caso as bolas caiam no local final, o jogador perde. Para evitar que as bolas caiam e o jogador perca, este deverá reorganizá-las de forma a livrar-se delas, criando sequências de 3 ou mais bolas da mesma cor.

Nível complicado do ZAZ

Basicamente o jogo é tão simples quanto o explicado no parágrafo anterior. No entanto, para além disso, o utilizador ainda tem alguns bónus que o ajudam a passar os níveis. Esses bónus são bolas especiais que fazem com que o percorrer das bolas reduza de velocidade, pare ou até volte para traz, temporariamente. Para além disso, ainda existe outro bónus que explode com as bolas vizinhas. Isto tudo é possível fazendo sequências da mesma cor mas com bolas especiais, semelhantes às da imagem seguinte.

Zaz no Ubuntu

Relativamente aos controlos do jogos, estes são extremamente simples: o utilizador controla o dispositivo que apanha bolas com movimentos do mouse e para agarrar uma bola, aponta-o e pressiona o botão esquerdo do mouse. Quando largar o botão, a bola é largada no local para onde o dispositivo estava a apontar!

Configurações do Zaz

Instalação

Neste artigo serão explicados dois métodos de instalação, pois cada um tem uma versão diferente do Zaz. O primeiro método de instalação, extremamente simples, é através dos repositórios oficiais do Ubuntu. Este método tem o único inconveniente de instalar uma versão antiga. Relativamente ao segundo método de instalação, este utiliza os repositório do PlayDeb, que precisa de instalar, e tem a grande vantagem de ter uma versão consideravelmente melhor.

A diferença entre as duas versões está ao nível estético e de níveis. Como as versões são dispares, recomendo vivamente que instale através do segundo método de instalação.Zazing :D

Instalação simples

A instalação simplificada, que instala uma versão não actual, é extremamente simples e consiste em apenas clicar no botão seguinte ou então escrever o seguinte no terminal:

sudo apt-get install zaz

 

Instalação da versão mais actual do Zaz

A instalação recomendável do Zaz é, obviamente, a que contém a versão mais actual do jogo, ou seja, através deste método de instalação. Para tal, antes de proceder à instalação do Zaz, precisa de adicionar os repositórios oficiais do Playdeb, um repositório de jogos. Para instalar esse repositório, recomendo que visite este artigo que explica todo o processo:

PlayDeb – Jogos para o Ubuntu

Depois de ter concluído o processo de adição do repositório do Playdeb, poderá instalar o Zaz, ou clicando no botão seguinte, ou escrevendo o seguinte no terminal:

sudo apt-get install zaz

 

Referências:

Homepage do Zaz;
Zaz no Playdeb.

3 Respostas ate agora.

  1. Ricardo diz:

    Parece um jogo engraçado, só não percebi o que é que tem a ver com hackers…

Deixe um comentario