Ubuntuwin HD MonitorEste pequeno artigo, tem como objectivo mostrar como o utilizador pode manter-se informado acerca da quantidade de espaço ocupado em cada disco. Ora, isto para alguns utilizadores é extremamente importante pois permite os utilizadores poderem estar um pouco mais à vontade para fazer downloads grandes ou então controlar os seus pequenos discos. Assim, continue a ler para saber como ter um applet que mostra a quantidade de disco utilizado.

O applet que faz este serviço chama-se “Ubuntuwin HD Monitor” e foi escrito Palumbo Roberto. Apesar da pouca informação disponível e da falta de um repositório para manter os utilizadores actualizados, o programador disponibilizou um ficheiro de instalação e o código fonte que possibilita que os utilizadores de outros sistemas operativos possam também ter este applet.

Acerca do Ubuntuwin HD monitor

Tal como referi no início, este applet é muito simples, apenas apresenta um ícone por cada partição e nesse ícone mostra uma barrinha que indíca a quantidade de espaço utilizado. Para além disso, se se passar o rato por cima de um dos ícones, é mostrada informação mais concreta dessa partição. Ou seja, é simples, mas eficaz!

Ubuntuwin HD Monitor

Depois de utilizar durante alguns momentos, rapidamente nos apercebemos de alguns pormenores que poderiam ser corrigidos. Desses, destaco o facto de a barra que indica a percentagem de utilização do espaço não mudar de cor. Na minha opinião, acredito que ficaria melhor utilizar cores conforme o nível de utilização, ou seja, verde para praticamente vazio, amarelo para meio cheio e vermelho no caso da partição estar quase cheia. Para além disso, o applet poderia conter uma janela de preferências que permitisse modificar os ícones de cada partição, bem como a sua descrição, ao invés das 3 letras que actualmente estão.

Ubuntuwin HD Monitor


Instalação

Este applet não está presente em nenhum repositório, por isso será necessário fazer download do ficheiro de instalação e depois proceder à instalação. Assim, siga os seguintes pontos sequencialmente e terá o seu applet pronto a mostrar as informações dos seus discos:

A fazer download do ficheiro de instalacao

  • Dê duplo clique no ficheiro que fez download e proceda à instalação;

A instalar o applet

  • Clique na tecla da direita do rato em cima do painel onde quer adicionar o applet e escolha a opção “Adicionar ao Painel“;

A adicionar applet ao painel do gnome

  • Procure o item  com o nome “UBUNTUWIN HD MONITOR“, seleccione-o e clique no botão adicionar ou arraste-o para a localização que quer que o applet esteja.


Referências:

Homepage do Ubuntuwin HD Monitor;

17 Respostas ate agora.

  1. Cláudio Novais diz:

    Olá Nuno,

    De certa forma, e visto que somos portugueses, sim, você estaria certo! Mas como existe o acordo ortográfico e como este blog é visto por muito mais leitores do Brasil que de Portugal, creio que não haja qualquer problema.
    Para além disso, “portuguêsmente” falando está na mesma correcto:
    http://www.priberam.pt/duvidas/duvidas_detalhe.aspx?id=1078

    Mas, mesmo assim, obrigado pelo reparo, para a próxima utilizo monitorizar! =D

    Abraço.

  2. Nuno diz:

    Apelando ao bom português penso que ‘monitoriza’ ficaria mais correcto..

    De resto, muito bom post :) parabéns e continuação!

  3. @Ubuntuwin
    Now it works as a charm, thank you very much!

    @Cláudio
    Agora funcionou, muito obrigado pela dica e por correr atrás para resolver o problema Cláudio!
    .-= kernel_script´s last blog ..[Tutorial] Modem ZTE MF626 no Ubuntu 9.04 =-.

  4. vina diz:

    O site esta fora do ar a algum tempo, alguem poderia me disponibilizar o instalador?

  5. Evandro Mulatinho diz:

    @Cláudio – Amigo, agora está tudo ok! Baixado, instalado e aprovado!! Muitíssimo obrigado!

    Abraço,

    Evandro.

  6. Cláudio Novais diz:

    Olá Daniel,

    Sim, o Palumbo actualizou hoje os ficheiros de instalação. Entretanto já actualizei este artigo, basta seguir os passos que em principio irá correr tudo bem!

    Hi Ubuntuwin,

    Thanks for the answer and for the cool applet!

    Abraços!

  7. Daniel diz:

    Claudio, o link que você disponibiliza nesta página baixa uma versão que pede uma dependência alheia, “python-gnomeapplet”, que meu jaunty não consegue buscar nos repositórios. Baixei na página do autor do applert e está funcionando perfeitamente.

    Muito obrigado, mesmo assim. Suas dicas são as melhores!

    D.

  8. Ubuntuwin diz:

    I made a packet for Jaunty and a packet for Karmic to solve dipendence problems. So you can download Jaunty version into my site: ubuntuwin.altervista.org. Thank you very much for downloading my app.
    .-= Ubuntuwin´s last blog ..Aggiornati i pacchetti DEB di UbuntuWin Tv e UbuntuWin Hd Monitor =-.

  9. Tiago J. Pavan diz:

    Pois me coloco como mais um na lista dos que estão com problemas com a dependência.
    Imagino que o problema seja algo relacionado a versão do Ubuntu, como já aconteceu comigo outras vezes, em que tentando instalar uma aplicação acabei por descobrir que as tais dependências que me faltavam eram para versões superiores do ubuntu, que ñ estavam disponíveis para a minha versão. Me aconteceu isso já quando ainda utilizava o 8.10 e tentei instalar o Emesene 1.5 e o Chromium.

    Mas como foi dito aqui, esperemos por respostas do programador para o problema.

  10. Cláudio Novais diz:

    Olá Evandro,

    Não pense que fui rude, porque não fui! Eu apenas esclareci uma dúvida que é normal acontecer na Internet, ainda para mais em certos artigos que parecem não darem certo para ninguém.

    Mas pronto, tal como disse, vamos esperar pelo que me respondem para o e-mail acerca deste vosso problema, para tentar resolver o mais rápido possível! [:

    Abraços.

  11. Evandro Mulatinho diz:

    Cláudio, perguntei por perguntar pois imagino que sempre vc testa antes da divulgação, já que é uma pessoa séria no que faz. Aprecio muito suas dicas e informações. Me desculpe pela pergunta!! Estaei atento à novas dicas.

    Abs,

    Evandro.

  12. Cláudio Novais diz:

    Olá Evandro,

    Todos os conteúdos que escrevo são muito bem testados por mim, na maior parte dos casos, no meu computador. E neste caso em concreto, foi no meu computador, aliás, você pode ver pelas imagens um wallpaper que será tema de um artigo que será publicado a curto prazo! [:

    O mais provável é eu ter algum programa que satisfez essa dependência e eu não tive esse problema. Entretanto vamos esperar pelo que diz o programador desta aplicação…

    Abraço

  13. Evandro Mulatinho diz:

    @Claudio – Mesma coisa comigo. Baixei e comandei para instalar e deu o aviso em vermelho: Erro: Dependência não satisfeita: python-gnomeapplet.

    Cláudio, ele foi testando antes por vc?

    Abraços,

    Evandro

  14. Cláudio Novais diz:

    Olá Tampas e Kernel_script,

    Desconheço qual será o vosso problema. Na verdade, este pacote tem um pequeno problema pois requer de um pacote que nada tem a ver com o próprio applet: o VLC. No entanto, essa dependencia nada tem a ver com o vosso problema, por isso não sei qual será o vosso problema.

    O melhor será contactar o programador deste applet. Vou tentar contactar o Palumbo Roberto para mais informações relativas a este pacote…

    Abraços e até já! [:

  15. Olá Cláudio,

    Parece uma ecxelente dica, pena que não funcionou para mim. Diz que falta a dependência python-gnomeapplet, porém esta dependência não consta nos repositórios do Ubuntu 9.04, consegui encontrar somente um pacote DEB para Debian Sid no packages.debian.org, cuja instalação não funcionou. Tentei instalar do tar.gz do site oficial, também sem êxito.

  16. Tampas diz:

    da-me um problema de dependências, python-gnomeapplet.
    alguém sabe onde posso arranjar esta livraria?

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!