Bauble é um excelente gestor de botânica, que permite controlar colecções de espécimes botânicos. Foi especialmente criado para ser usado para jardins botânicos, herbários, arboretos, etc, para poder catalogar toda a informação referente aos vários espécimes. Utiliza uma base de dados, por isso consegue ser muito rápido a disponibilizar a informação. O Bauble é, por isso, uma excelente aplicação que é multi-plataforma e que se recomenda a qualquer utilizador que sinta necessidade de catalogar informação botânica.
Para além das suas características direccionadas para a botânica, tendo formulários especializados na introdução de dados em concreto sobre as plantas, ainda tem um excelente base de dados com uma quantidade enorme de espécimes. Isto significa que o mais provável é que o utilizador ao preencher um determinado formulário, provavelmente será ajudado a preencher os dados.
Outra funcionalidade muito importante é a possibilidade de introduzir etiquetas (tags) de forma a tornar, posteriormente, a pesquisa mais fácil. Por fim, o Bauble ainda inclui um sistema de exportação de dados que ainda está em desenvolvimento para alargar as várias possibilidades de exportação.
Este programa é sem dúvida algo de espectacular na sua área e, por isso, se porventura tem vontade de catalogar as suas plantas, não hesite em experimentar este programa!
Instalação do Bauble
O Bauble não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, no entanto, tem um repositório próprio no Launchpad. Por isso, para ter esta excelente aplicação precisa de adicionar o repositório oficial do Bauble. Conforme a versão do seu Ubuntu, siga os passos a seguir para adicionar o repositório da aplicação.
Adicionar o repositório no Ubuntu Karmic Koala
O novo Ubuntu Karmic Koala tem um sistema especial que adiciona facilmente os repositórios do launchpad, adicionando o link e a chave GPG automaticamente. Assim, para ter o repositório no Karmic Koala, abra o terminal e escreva o seguinte:
Adicionar o repositório no Ubuntu Jaunty Jackalope
Para adicionar o repositório do Bauble nesta versão do Ubuntu, precisa de adicionar também a chave GPG para autenticar a ligação entre o seu computador e o servidor do repositório. Assim, siga os passos a seguir para poder ter o repositório adicionado.
- Adicione o repositório a seguir (se não sabe como adicionar repositórios visite esta página):
deb http://ppa.launchpad.net/bauble/ppa/ubuntu jaunty main
- De seguida deve adicionar a chave de autenticação (pode passar este passo caso tenha este script), escrevendo no terminal o seguinte:
Instale o Bauble
Depois de adicionar o repositório e de ter as listas de programas actualizadas, já pode instalar o Bauble. Para instalar basta clicar aqui ou escrever o seguinte no terminal:
Primeiros Passos
Comece por abrir o Bauble em Aplicações→Educação→Bauble. A primeira vez que abrir esta aplicação deverá criar uma base de dados, clicando no botão “Adicionar” e escolhendo um nome apropriado. Depois clique em “Utilizar nome de arquivo padrão” para não precisar de escolher uma localização em específico e clique no botão “Ligar”.
Como não existe nenhuma base de dadas com esse nome, o programa irá avisar isso mesmo e irá perguntar se pode criá-la sobre essa ligação. Deverá responder afirmativamente e esperar que a base de dados seja criada.
Depois disso, basta utilizar caixa de texto no topo da janela para procurar as espécies que quer catalogar e depois seleccionar nas pretendidas e preencher os formulários. Todo o preenchimento é intuitivo por isso basta experimentar a aplicação e ir preenchendo os dados.
Referências:
Homepage do Bauble;
Launchpad do Bauble;
Olá pessoal, sou novo no ubuntu e vejo que existe programas para tudo e para todos, estou a gostar muito disto e este blog está a ajudar bastante!
Parece muito bom para quem gosta de catalogar informação deste tipo!
Claudio gostava que fizesses um artigo sobre firewalls.
[...] This post was mentioned on Twitter by Ricardo Ferreira, nikkus. nikkus said: Ubuntu em Portugues: Bauble, um gestor de botânica http://ow.ly/16dOyz [...]
[...] Bauble, um gestor de botânica [...]