Ainda há bem pouco tempo, foi lançado o Sistema Operativo elementary, com o nome de código Jupiter. Apesar deste Sistema ser baseado em Ubuntu 10.10, a equipa quer-se destacar criando a sua própria interface e programas pré-definidos. De entre os programas, destaca-se o leitor de música Beatbox da autoria de Scott Ringwelski. É um programa que tem uma interface bastante limpa e simples, o que torna o Beatbox num programa bastante intuitivo. O programa é desenvolvido em Vala, o que o torna bastante leve e bastante rápido no arranque.
O Beatbox tem um aspeto como resultado da fusão entre o Marlin (gestor de ficheiros do elementary OS) e iTunes, sendo que possui 3 tipos de visualização da sua biblioteca de músicas (que serão abordadas de seguida). Para além da leveza deste programa, há que destacar uma pequena funcionalidade mas de grande utilidade, este programa permite (para além da informação) visualizar as músicas que estão relacionadas com aquela que se está a ouvir no momento. Para isso basta clicar no ícone de informação alojado no canto inferior direito, o qual irá abrir o painel que se pode observar na imagem anterior.
Características do Beatbox
Na sua generalidade é muito simples de lidar com o Beatbox e exemplo disso são as suas listas pré-estabelecidas no programa. De modo a facilitar a procura, existem listas com as músicas já tocadas, as que ainda não foram ouvidas, as favoritas, as adicionadas recentemente, etc. Como se ainda não bastasse, existe um campo de procura (que é bastante eficaz) para o ajudar a encontrar aquela música que quer ouvir ou que quer consultar se existe na sua lista ou não. Também poderá recorrer às diferentes vistas para o fazer, saiba como.
Na vista de capas, o utilizador pode verificar se as suas músicas foram organizadas correctamente por álbuns e se as capas foram devidamente carregadas (pode usar esta dica em caso de falha de obtenção de capas).
Na vista de lista, pode facilmente circular entre cada música e editar a informação a apresentar. Pode editar o nome da música, número da faixa, nome do álbum, nome(s) do(s) artista(s), ano, género musical. Depois poderá confirmar visualmente todos esses dados inseridos nesta vista.
Pode ainda acrescentar mais colunas a esta vista, para poder ver o ano em que foram lançadas as músicas, a classificação, quantas vezes foi ouvida ou quantas a ignorou, qual o seu bitrate, etc. Para tal basta clicar com tecla direita do mouse em cima da linha no topo da lista de músicas.
Na vista de grupos em colunas, pode obter uma informação mais detalhada dos géneros musicais existentes na sua lista musical. Pode visualizar quais as músicas da autoria deste ou daquele artista, e ainda ver quais as que pertencem a determinado álbum.
Tal como foi referido na vista anterior, pode-se adicionar mais colunas, mas apenas onde estão listadas as músicas. No entanto também pode ocultar as colunas de cima, através do mesmo processo.
Adição de Repositório
Antes de proceder à adição do repositório, convém lembrar que este é um canal com programas considerados instáveis, isto é, ainda não foram devidamente testados, o que poderá trazer alguma instabilidade ao sistema!
Tradução do aviso original
ATENÇÃO!
Não instalar este PPA se quiser um sistema estável, este PPA contém os mais recentes e instáveis desenvolvimentos do elementary, é apenas útil para programadores ou para utilizadores sem medo de encontrar PROBLEMAS CRÍTICOS.
Além de que este PPA pode reescrever pacotes já instalados, sem que o queira!
Se depois de ler o aviso, ficou preocupado com a instalação deste programa, devo dizer que pelos meus testes, este programa não apresentou qualquer problema. Por isso mesmo aqui o apresentamos como uma possível alternativa aos programas já existentes. Para poder instalar o programa Beatbox, tem de adicionar o seguinte repositório:
No entanto, devido a alguns pacotes de origem externa, é necessário adicionar o seguinte repositório (tal como pode verificar no launchpad do elementary Daily):
Instalação
Para instalar o Beatbox no seu Ubuntu, terá de executar o seguinte comando no terminal, ou então clicar no botão:
Pós Instalação
Depois de instalar o Beatbox, abra o programa e clique no botão à direita (ver imagem), seleccione a opção Set Music Folder onde poderá estabelecer a directoria onde o programa irá procurar pelas suas músicas.
Será apresentada a seguinte janela ao utilizador, onde se pode especificar mais algumas preferências (como por exemplo a organização das músicas).
Depois de especificar a directoria, caso as músicas não sejam automaticamente carregadas, pode sempre recorrer ao botão das preferências e pressionar em Rescan Music Folder.
Gostaria de fazer um pedido de uma dica de programa. O melhor Tag Editor para músicas, que de para editar várias músicas ao msm tempo. Já procurei em vários lugares mas nunca vi um que fosse simples de usar e que satisfizesse minhas necessidade.
eu tenho usado o elementary OS Jupiter, devo-me aguentar até ao lançamento do Luna que já o deve de incluir :)
Eu lembro que tinha testado por um tempo a versão alpha… Até que era legalzinho, apesar de ser uma imitação do iTunes. Mas o que me desagradou é que ele ainda não busca por conta própria as capas na internet, como outros players fazem…