API Social do Firefox 23 agora permite partilhar conteúdos diretamente

Desde a versão Firefox 17 que o browser padrão do Ubuntu traz funcionalidades bastante interessados pelos aficionados pelas redes sociais. Desde essa versão que o Firefox traz uma funcionalidade chamada Social-API que basicamente permite adicionar serviços que certos sites disponibilizam. O serviço mais conhecido é o Messenger do Facebook, em que você poderá receber as notificações e falar com os amigos diretamente no Firefox, sem ter de aceder ao próprio Facebook.

Assim, neste artigo mostramos-lhe como é fácil você ter o seu Firefox mais social, onde possa interagir com os seus amigos de uma forma bastante mais leve que aceder aos próprios sites sociais. Atualmente esta funcionalidade já tem três grandes serviços funcionais: o Facebook, o msnNOW e o Cliqz.

Quando o Firefox 17 apresentou esta funcionalidade, há uns bons meses atrás, muita gente criticou tal funcionalidade por poder trazer um risco associado ao nível da segurança da nossa privacidade. Aliás, este teve tais proporções que foram até redigidos artigos de como desativar completamente esta funcionalidade.

Bom, a verdade é que esta funcionalidade, por padrão não faz rigorosamente nada. Não traz qualquer risco à privacidade do utilizador. O utilizador só poderá estar a correr algum risco, e isto não está comprovado, quando instalar efetivamente os serviços sociais dos sites preferidos, por exemplo quando instalar o Facebook. Até lá não há qualquer risco.

Cliqz Serviço do msnNOW

Atualmente, esses serviços sociais ainda são escassos. Apenas o Facebook, o msnNOW e o Cliqz é que disponibilizam tais serviços. O Facebook é talvez o mais utilizado, mas ainda tem alguns bugs, por exemplo nos meus testes, apesar de mostrar as novidades dos amigos, ele avisa-me constantemente que não estou logado. Por outro lado, o msnNOW mostrou-se bastante funcional, utilizando até as notificações do sistema, tal como pode ver pela imagem abaixo:

Pelo que é dito na Internet, este problema do Facebook é recorrente e acontece com alguma frequência. É um problema do lado dos servidores do Facebook. Sinceramente não sei se é mesmo ou não, mas a verdade é que as notificações de o que os meus amigos estão a fazer existem e os submenus também funcionam. Apenas não aparece a lista de amigos para falar no chat.

 

Vantagens da API Social do Firefox

As vantagens que esta API tem não são muitas, mas é algo que certamente irá agradar muitos utilizadores pela integração que permite. Esta API permite três funcionalidades distintas que depois os vários serviços podem explorar: permite ter-se uma barra lateral com conteúdos sempre visiveis; permite ter um conjunto de botões no canto superior direito; e permite mostrar notificações no próprio sistema, para que você seja notificado sem estar a ver o próprio site, nem tão pouco com o site aberto.

Notificações do msnNOW no Firefox

Apesar de parecer algo escasso em termos de possibilidades, na verdade os serviços depois podem explorar da maneira que quiserem estas 3 vertentes distintas. As notificações são algo bastante útil, por exemplo pode ver pela imagem acima em que o msnNOW mostra que existe várias notícias por ler. A barra lateral é certamente a funcionalidade que será mais explorada pelos serviços, mostrando notícias ou até possíveis chats. Quanto aos ícones da barra superior, será algo também com potencial conforme a imaginação do pessoal de cada serviço. Por exemplo, o Facebook disponibiliza um botão para se poder partilhar o site que estamos a visualizar:

API Social do Firefox 23 agora permite partilhar conteúdos diretamente

 

Como integrar os serviços sociais ao Firefox?

Apesar de não ser algo que se veja muito pela Internet, ativar estas funcionalidades é tremendamente simples. Basicamente esta API social do Firefox funciona da seguinte maneira: ela está disponível para qualquer site que queira fornecer um serviço adicional; esse serviço social só é apresentado com o consentimento do utilizador.

O que quer isto dizer? Muito simples: para que você tenha alguma funcionalidade social integrada no Facebook ela precisa de ser construída pelo próprio serviço e você precisa de a ativar manualmente. Como o protocolo da API Social do Firefox é bastante simples, esta ativação resume-se a um clique num botão no próprio site que você quer ativar.

Como atualmente só existe 3 serviços conhecidos a funcionar, segue então as páginas de cada um onde você poderá clicar no botão para ativar:

Por exemplo, se você entrar no link do Facebook, será apresentado um botão na página onde você deverá clicar para ativar:

Ativando o Firefox Messenger no Firefox Social API

Depois disso, o Firefox irá perguntar se você realmente queria ter este serviço integrado. Se não quiser ter, simplesmente clique em “Oops, anular isto” e ele será imediatamente removido. Muito simples.

Anular Facebook Messenger

 

Como trocar de serviço social?

A Social-API permite apenas um serviço ativo de cada vez. Isto é bom para quem o Firefox não fique demasiado carregado visualmente com funcionalidades de cada serviço que você instalou. Por esse motivo, se você tiver mais que um serviço social instalado no Firefox, só irá ver um deles.

Mas então como aceder aos outros? Muito simples: clique no botão social e escolha o serviço que você quer aceder, tal como se mostra na imagem abaixo.

Trocando de serviço Social no Firefox

 

Como remover um serviço social do Firefox?

A remoção é igualmente simples. Comece por clicar no botão social onde apresentam-se as várioas funcionalidades sociais. Ao clicar nesse botão serão apresentadas várias funcionalidades, nomeadamente uma para gerir os vários serviços: “Gerenciar Serviços“. Clique nessa opção.

Gerenciamento de serviços sociais no Firefox

Serão apresentados os vários serviços instalados. Se quiser desativar ou remover algum, só precisa de clicar no respetivo botão.

 

Vídeo demonstrativo

Neste vídeo demonstrativo você poderá ver como ativar e desativar o serviço social do Facebook:

 

 

Referências

3 Respostas ate agora.

  1. GATONET diz:

    AS FOTOS DAS AMIZADES NÃO APARECEM ESSE NAVEGADOR AINDA TEM Q EVOLUIR P AS REDES SOCIAIS

  2. Nuno diz:

    O chat não funciona! Apenas dá para ver a actividade recentes dos amigos. Alguém consigo ter o "comportamento" esperado?

Deixe um comentario