O novo Kernel Linux 3.10.16 acabou de ser empacotado pela Canonical, estando portanto disponível para download. Este kernel pertencente à família 3.10x, que é uma versão LTS, ou seja, terá um suporte longo, está apenas disponível para o Ubuntu 13.10 que ainda nem sequer foi finalizado, no entanto, você pode tê-lo no seu Ubuntu!
Uma vez que ele não está disponibilizado em nenhum repositório para instalação automática, neste artigo damos-lhe a conhecer o Kernel 3.10.16 e explicamos como você o pode instalar manualmente de forma fácil. De salientar que o método explicado neste artigo não requer qualquer procedimento complexo de compilação. Este kernel foi empacotado tendo em vista os últimos Ubuntus, portanto funciona bem no Ubuntu 13.04, no Ubuntu 12.10, no Mint 14 e no Mint 15. Em princípio deve funcionar também no Ubuntu 12.04 e ElementaryOS.
ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com
conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.
O método apresentado neste artigo utiliza um script editado e testado pela equipa do Ubuntued (veja o vídeo abaixo). O script é extremamente simples e basicamente faz download dos pacotes deb do Kernel Linux conforme a arquitetura do seu computador (que estão presentes neste link). Você pode ver o código fonte desse script quando fizer download para o seu computador, bastando para isso abrir o ficheiro com o Editor de Ficheiros do Ubuntu, o Gedit.
Relativamente às novidades do Linux Kernel 3.10.16, são apenas modificações de manutenção da família Linux Kernel 3.10x. Você pode saber mais sobre o Kernel 3.10x aqui. Verá que que este Kernel 3.10x, tem vantagens interessantes para quem tem por exemplo discos SSD. De resto você pode saber mais detalhes sobre esta versão em concreto aqui:
O procedimento de instalação é extremamente simples. No entanto, como o Kernel é a parte mais importante do Ubuntu, muita gente oferece alguma resistência em experimentar instalar. Antes de você realizar o procedimento, recomendamos que veja o vídeo seguinte onde mostramos todo o processo de instalação de um kernel anterior:
Como instalar o Kernel 3.10.16
Tal como referido o procedimento usa um pequeno script que faz download dos ficheiros deb conforme a arquitetura do computador. O procedimento deve ser executado sequencialmente e todo ele feito pelo terminal.
- Navegue para a pasta temporária do Ubuntu:
- Faça download do script:
- Defina o ficheiro do script como executável:
- Execute o script com o comando abaixo. Ele irá perguntar se você tem a certeza. Carregue na tecla ENTER para continuar. Aguarde e acompanhe a instalação.
- Quando o procedimento de instalação do comando anterior terminar, você já tem o kernel instalado. Significa portanto que apenas precisa de reiniciar para começar a utilizar. Para tal execute o comando seguinte:
Depois de reiniciar, se você quiser confirmar que está a usar o novo kernel, abra o terminal e escreva o comando seguinte:
Como remover o Kernel 3.10.16
A instalação do Kernel 3.10.16 deu algum problema? Você quer remover este kernel? O procedimento de remoção também é muito simples, basta escrever o comando seguinte no terminal:
No caso para o Ubuntu 13.04 que não é uma versão LTS, quando faço a atualização de Kernel para o 3.10.16, o suporte para esse sistema operacional também se extende, assim o tornando uma versão LTS? Muito obrigado e desculpem se foi uma pergunta cretina.
entao agora ja tem suporte para discos SSD? ou seja será tão bom quanto no Windows com o gerenciamento de disco SSD INTEL ?
Eu posso usar o mesmo procedimento para instalar no debian wheezy?
Grato
Olá,
Realizei os procedimentos constante no post, executou tudo OK e reinciou normal. Porém, na hora do comando "uname -r", o terminal retorna "3.8.0-19-generic". Será que fiz algo errado ou faltou algum passo?
Abraço
Amigos, Atualmente tenho o Kernel 3.11 e por ventura gostaria de fazer um Downgrade no Kernel, após te-los apagados. Minha pergunta é se há possibilidade executar tal Downgrade..??
Desde já fico grato,
Também faço a mesma pergunta?????
Desculpa a pergunta que pode até parecer absurda, mas porque instalar um determinado Kernel em detrimento do que tenho em minha máquina e que "creio eu" está tudo funcionando perfeitamente bem? Tenho percebido que o lançamento de Kernel's tem se tornado algo bem frequente e que é possível instalarmos esses lançamentos, ok, porém, pra que?
Não tem que pedir desculpas, esta é uma pergunta pertinente que muita gente faz.
O kernel é na realidade quem executa tudo no seu equipamento, o SO apenas faz a chamada para ele, ou seja, quando vc usa o teclado ou mouse ou qualquer outra coisa na realidade quem está executando a função em última instância é o Kernel, portanto atualizá-lo é sempre importante, pois além de corrigir bugs as atualizações trás a melhoria em desempenho em alguns fatores, no caso desta linha notadamente para os drivers da Intel.
Espero ter conseguido explicar.
Abração.