O novo Kernel Linux 3.12.13 acabou de ser empacotado pela Canonical, estando portanto disponível para download. Este kernel 3.12x, a versão mais estável atualmente, traz novidades muito importantes para quem utiliza placas de vídeo híbridas da AMD e nVidia, bem como para os sistemas de ficheiros Ext4, F2FS, XFS e BTRFS.
Este Kernel não está presente nas atualizações de nenhum Ubuntu, no entanto, você pode tê-lo no seu Ubuntu. Assim, neste artigo damos-lhe a conhecer o Kernel 3.12.13 e explicamos como você o pode instalar manualmente de forma fácil. De salientar que o método explicado neste artigo não requer qualquer procedimento complexo de compilação. Este kernel foi empacotado tendo em vista os últimos Ubuntus, portanto funciona bem no Ubuntu 13.10, 13.04 (que tem o suporte descontinuado), no Mint 15 e no Mint 16. Funciona também na versão LTS mais atual, o Ubuntu 12.04 e ElementaryOS.
ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com
conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.
O método apresentado neste artigo utiliza um script editado e testado pela equipa do Ubuntued (veja o vídeo abaixo). O script é extremamente simples e basicamente faz download dos pacotes deb do Kernel Linux conforme a arquitetura do seu computador (que estão presentes neste link). Você pode ver o código fonte desse script quando fizer download para o seu computador, bastando para isso abrir o ficheiro com o Editor de Ficheiros do Ubuntu, o Gedit.
Relativamente às novidades do Linux Kernel 3.12.13, são apenas modificações de manutenção da família Linux Kernel 3.12x. Você pode saber mais sobre o Kernel 3.12x aqui (em inglês). Verá que que este Kernel 3.12x, tem vantagens importantes para quem utiliza placas de vídeo AMD, nVidia e Intel Haswell. De resto você pode saber mais detalhes sobre esta versão em concreto aqui:
O procedimento de instalação é extremamente simples. No entanto, como o Kernel é a parte mais importante do Ubuntu, muita gente oferece alguma resistência em experimentar instalar. Antes de você realizar o procedimento, recomendamos que veja o vídeo seguinte onde mostramos todo o processo de instalação de um kernel anterior:
Como instalar o Kernel 3.12.13
Tal como referido o procedimento usa um pequeno script que faz download dos ficheiros deb conforme a arquitetura do computador. O procedimento deve ser executado sequencialmente e todo ele feito pelo terminal.
- Navegue para a pasta temporária do Ubuntu:
- Faça download do script:
- Defina o ficheiro do script como executável:
- Execute o script com o comando abaixo. Ele irá perguntar se você tem a certeza. Carregue na tecla ENTER para continuar. Aguarde e acompanhe a instalação.
- Quando o procedimento de instalação do comando anterior terminar, você já tem o kernel instalado. Significa portanto que apenas precisa de reiniciar para começar a utilizar. Para tal execute o comando seguinte:
Depois de reiniciar, se você quiser confirmar que está a usar o novo kernel, abra o terminal e escreva o comando seguinte:
Como remover o Kernel 3.12.13
A instalação do Kernel 3.12.13 deu algum problema? Você quer remover este kernel? O procedimento de remoção também é muito simples, basta escrever o comando seguinte no terminal:
Olá, Uso a Distro Elementary Os Luna com a versão do Kernel (3.2.0-65-generic).
Fiz a instalação a pouco dias e o sistema é extramente rápido e mim adaptei facilmente a ele, não sinto falta do velho windows, gostaria de sabe se é recomendado instala essa nova versão do Kernel? e outra dúvida por que não recebo o email de confirmação do fórum mim cadastrei mais não recebo de forma alguma o email de confirmação de cadastro e já faz mais de 5 dias isso e nada.
parece que o link http://ubuntued.info/kernels/ não existe mais =/
funciona no Ubuntu 12.04 ?
esquece, ja li no titulo.. :)
Eu já estou usando o kernel 3.13.0 faz tempo.
Olá pessoal, tentei instalar este novo kernel seguindo este tutorial, (como já tinha feito anteriormente com o kernel 3.12.10 que está atualmente instalado e a correr sem problemas) mas na execução do ultimo passo antes de reiniciar apareceu a dizer que tinha acorrido um erro na escrita do grub. E depois de reiniciar reparei que continuava com o kernel 3.12.10 (após ter inserido o comando uname -r). Haverá alguma forma de corrigir isso?
Abra um tópico no Fórum do Ubuntued para averiguarmos melhor. Isso provavelmente requer uma conversa com troca de comandos do terminal, por isso por lá é mais fácil. ;)
já resolvi, o problema mas obrigado à mesma Cláudio.
como tenho o ubuntu em dual-boot com o win 7 e como uso preferencialmente o win7 alterei a ordem de prioridade entrada recorrendo ao grub-customizer. por alguma razão desta vez ele não assumiu automaticamente o novo kernel mas depois de abrir o grub-customizer reescrever a lista do grub e reiniciar em modo de recuperação o ubuntu lá fez umas coisas automaticamente e foi só reiniciar novamente e está tudo a funcionar direitinho com o novo kernel.