Remova a lista de atalhos do Unity

Você já experimentou utilizar os atalhos do Unity? O Unity é constituído por um excelente conjunto de atalhos que aumentam drasticamente a produtividade. Uma das combinações (atalhos) mais utilizadas é a tecla SUPER (também chamada de Windows) com uma tecla dos números, em que é aberta a aplicação que estiver na posição referente a esse número. Para além disso, ainda existe outras combinações de teclas que utilizam a tecla SUPER.

Um desses atalhos lista os atalhos do Unity (tal como pode ver na imagem acima). Basicamente essa funcionalidade é ativada quando você fica a clicar na tecla SUPER durante dois segundos. Para alguns utilizadores esta funcionalidade não tem utilidade e querem desligá-la, uma vez que já conhecem os atalhos. Este simples artigo explica como desativar então este atalho.

Para desativar este atalho, você precisa de ter instalado o Sistema de Configuração do Compiz. Para saber mais sobre esta aplicação recomendamos que veja o artigo seguinte que a apresenta e mostra como instalar:

Depois de ter então a aplicação instalada, abra o Sistema de Configuração do Compiz através do Unity (tal como é mostrado na imagem abaixo à esquerda), depois procure pelo pluginUbuntu Unity plugin” e entre nele clicando no botão respetivo (tal como se mostra na imagem abaixo à direita).

A abrir o Gestor do Compiz através do UnityPlugin do Unity no sistema de configuração do Compiz

Serão então apresentadas as várias opções do Unity, em 3 abas. Você deverá então escolher a terceira aba, intitulada “Experimental“. Nessa aba, entre as inúmeras opções, você encontrará uma com o nome “Enable Shortcut Hinst Overlay“.

Captura de tela de 2013-05-29 17:04:36M

Assim, para desativar então esta funcionalidade de listar os atalhos apenas precisa de tirar o visto a essa opção, tal como se mostra na imagem acima!

4 Respostas ate agora.

  1. Elson diz:

    Existe vantagem explícita em desativar este atalho?

    • Cláudio Novais diz:

      A vantagem está apenas no facto de libertar a tecla para poder usar noutros atalhos. Para além de que o facto de carregar a lista ser algo que gasta processamento e ocupa memória. Claro que é algo bastante reduzido, mas é sempre um processamento e memória acrescidos.

      Na prática é só isso Elson! ;)

  2. Gabriel diz:

    Penso que é sempre bom lembrar que não se deve mexer muito no Sistema de Configuração do Compiz… Se mexer no que não conhece ali, o sistema pode ficar instável ou quase inutilizável..

    • Cláudio Novais diz:

      Se se mexer apenas no que é referido nos artigos do Ubuntued, é praticamente certo que não irão ocorrer problemas! Aqui no Ubuntued testamos sempre todos os artigos de forma compulsiva quase! Aliás, vários artigos já foram feitos e nunca foram publicados por haver exceções que iriam provocar possíveis erros. Um dos artigos foi escrito pelo LUís Cardoso que em teoria funcionava perfeitamente o Cubo do Compiz. Na verdade ele até tratava de fazer de uma maneira explendida que fazia com que realmente funcionasse. Mas houve um ou outro caso que dava problemas e protanto nunca foi publicado.

      O que é publicado no Ubuntued pode ser sim utilizado pelos utilizadores! Agora recomendamos sempre o máximo de precaução para que não alterem outras coisas que não o saibam fazeR!

Deixe um comentario