O Blender é uma das aplicações mais extraordinárias para Linux. É uma aplicação de modelação 3D onde o utilizador pode criar os mais variados cenários em 3D. A aplicação não se limita a construir simples modelos, ela inclui um vasto leque de ferramentas de construção de cenários complexos para desenvolvimento de modelos, jogos e até filmes.
O Blender foi atualizado para a versão 2.68, aliás agora até já está disponível uma nova versão chamada 2.68 que corrige alguns bugs da versão 2.68, e conta com algumas funcionalidades novas bem interessantes. Conheça as novidades e veja como instalar esta nova versão através de um repositório dedicado.
Atualmente o repositório já inclui até uma nova versão, a versão 2.68a. Esta versão não é mais que uma atualização de manutenção da versão 2.68 publicada há dias. De entre as várias novidades destacam-se as seguintes:
- Os algorítmos de renderização foram aprimorados com melhor suporte das novas GPUs;
- Novas funcionalidades de renderização dos raios, para todas as fontes de luz;
- Novas funcionalidades e otimizações no Motion Tracker que permite incluir animações 3D em vídeos;
- Novas possibilidades de emitir partículas através de faces geradas por modificadores.
Como instalar esta última versão do Blender 2.68?
A instalação da última versão do Blender é muito simples pois existe um repositório que traz sempre as novas versões desta excelente ferramenta de modelação. Você apenas precisa de seguir o procedimento simples de adicionar então o repositório e depois apenas manda o Ubuntu instalar o Blender. Esse procedimento é explicado no artigo seguinte:
Neste mesmo artigo, são apresentados dois procedimentos: um através do repositório e outro de forma manual. Dê preferência através do repositório pois assim você poderá receber automaticamente novas atualizações.