O Blender é uma das aplicações mais surpreendentes no mundo open-source pela quantidade enorme de recursos que disponibiliza. O Blender é uma das melhores aplicações de modelação 3D e tem a excelente vantagem de ser livre!
Nesta semana, foi lançada a Release Candidate do Blender 2.69, a versão mais recente e quase final, que conta com inúmeras melhorias para tornar os resultados da modelação ainda mais realistas. Esta versão do Blender 2.69 traz algumas novas ferramentas/funcionalidades mas acima de tudo traz melhorias. A mais evidente é claramente a compatibilidade com monitores de alta densidade, onde a quantidade de pixeis é maior mas o tamanho do monitor continua a ser o mesmo.
Este Blender 2.69 traz um conjunto vasto de novidades, por exemplo ao nível da modelação traz uma nova ferramenta chamada “Mesh Bisect” que permite cortar a meio uma malha (um objeto). À primeira vista não parece uma ferramenta que vai mudar o mundo… até você reparar num exemplo muito específico como é o da imagem abaixo. Há inúmeros casos que esta ferramenta poderá ser extremamente útil, por exemplo, parar mostrar o interior de um automóvel ou de uma casa. Claro que isto exige que o objeto esteja muito bem modelado, mesmo internamente.
Ao nível de ciclos de renderização há também algumas novidades interessantes, nomeadamente a melhoria na renderização de fios de cabelo, novos algoritmos para renderização de superfícies e do céu.
A funcionalidade de “Motion Tracker” do Blender recebeu também algumas funcionalidades novas. Para quem não sabe, o Motion Tracker permite você adicionar objetos que modelou a um vídeo que você outrora gravou. Este sistema consegue detetar pontos específicos do espaço de um vídeo para que se possa adicionar objetos como se eles tivessem realmente presentes nesse local filmado.
Existe muitas outras funcionalidades que foram adicionadas a esta nova versão da série Blender 2.6. Se você quiser saber informações mais detalhadas recomendamos que veja o neste link.
Como instalar o Blender 2.69?
O Blender 2.69 está disponibilizado no site oficial e você poderá fazer download e instalar manualmente. Apesar de você poder fazer dessa maneira, a equipa do Ubuntued recomenda que você instale o Blender 2.69 através de um repositório que irá garantir-lhe atualizações periódicas para que você tenha sempre o Blender mais atual.
A utilização de um repositório extra garante-lhe então que você tem sempre o Blender mais atual instalado. Para além disso a instalação do Blender é feita de forma totalmente automatizada, o que é também uma clara vantagem.
Para instalar o Blender através do repositório referido, recomendamos que siga o procedimento explicado neste artigo: