No mundo da edição e modelagem em 3 dimensões existe um sem número de programas, alguns dedicados a funções especificas e outros mais abrangentes no número de possibilidades. Apesar de tudo, grande parte desses programas são pagos, ou então são muito limitados no que toca a características.

Esse não é o caso do Blender, um software livre e com o seu código fonte aberto à comunidade. Este é um programa que lhe permite fazer modelagem em 3d, animação e até criar jogos com o seu motor dedicado.

Tudo dependerá da sua capacidade de aprendizagem, mas com o tempo certo, e a facilidade de utilização do Blender, poderá tornar-se num excelente modelador 3D.

Blender em ação

Apesar de ser um software livre, o Blender não fica atrás de qualquer outro programa empresarial, veja por si mesmo no seguinte mini-filme animado pelo Blender.

Com o Blender o utilizador terá à sua disposição um sem número de ferramentas de modelagem em 3D, podendo criar desde modelos simples com poucos polígonos, até retratos extremamente detalhados e paisagens de cortar a respiração.

Também permite uma animação de fluídos bastante verossímil e realista, o que conjugado com uma boa física cria um ambiente de simulação perfeito tanto para amadores como para profissionais.

Serão de seguida explicadas duas formas de instalação do Blender. A primeira explicará como utilizar o programa disponivel no website oficial, sendo esta a forma mais simples de utilizar o programa é também a recomendada.

Na segunda irá instalar um PPA que utiliza a versão mais atual do programa disponível por SVN, sendo esta recomendada a utilizadores sem medo de eventuais bugs de compilação.

 

Instalação

Instalação via PPA

A instalação do Blender via PPA é a mais simples deste artigo, e a recomendada pelos redatores do Ubunted. Este não é um PPA oficial do Blender, sendo sim mantido por outros utilizadores que compilam quase diariamente a versão mais recente do programa.

Abra o terminal do Ubuntu (disponivel através do Dash) e insira o seguinte comando para adicionar o PPA ao seu sistema.

sudo add-apt-repository ppa:irie/blender -y && sudo apt-get update

Assim que a atualização de pacotes disponíveis terminar, poderá instalar o Blender com o seguinte comando ou clicando no botão laranja:

sudo apt-get install blender

Sendo a compilação muito frequente, poderá encontrar alguns bugs ocasionais derivados das atualizações constantes. Caso encontre algum bug ou problema na sua instalação avise os donos do PPA na seguinte página:

Bugs do PPA Blender no Lauchpad

 

Instalação via Website

A versão do programa disponibilizada pelo website é muito simples de utilizar, pois o programa já vem compilado e preparado para ser prontamente utilizado, desta forma é recomendado para utilizadores que não gostem muito de mexer no terminal do ubuntu.

Transfira agora programa referente à arquitetura do seu sistema operativo Ubuntu, caso não se recorde se instalou a versão de 32 ou 64 bits do Ubuntu consulte o seguinte artigo para descobrir.

Precisa de saber se o seu Ubuntu é de 32 ou 64bits?


Caso o seu sistema seja de 32 bits transfira o seguinte pacote:

Blender x86_32


No entanto caso utilize a versão de 64 bits terá de transferir este pacote:

Blender x86_64

Assim que a transferência termine extraia o conteúdo do arquivo para uma pasta à sua escolha e inicie o programa com um duplo clique no ficheiro “Blender“.

 

Mostre os seus projetos no Forum Ubuntued

Poderá requisitar criticas e mostrar os seus projetos criados no Blender no seguinte tópico do fórum do Ubuntued.

Arte Gráfica Livre – Fórum Ubuntued

 

2 Respostas ate agora.

  1. muito bom.
    eu uso o que veio no ubuntuStudio64 11.04
    49b esse b é de versao beta?

    antecipadamente agradeço,
    gpr.

  2. Dalmer diz:

    Mais um link do vídeo Sintel (feito em Blender) no Youtube: http://youtu.be/eRsGyueVLvQ

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!