Gnome 3.8 Lançado
O Gnome 3.8 foi oficialmente lançado! Depois de vários meses de desenvolvimento, com quase 36.000 contribuições de aproximadamente 960 pessoas, eis que o Gnome 3.8 vê a luz do dia!

Esta nova versão do Gnome traz inúmeras novidades. Na sua grande maioria são ajustes perfecionistas mas que muita gente pedia para que implementassem. No geral, há novidades no Gnome-Classico, a fazer uso do Gnome-Shell; novas configurações de privacidade, consultas e notificações, maior velocidade (fluidez) e novos recursos de pesquisa!

Gnome 3.8.0

A maioria das novidades centram-se no sistema visual Gnome-Shell. Por exemplo, a nova funcionalidade de permitir escolher que dados apresentar nas consultas é algo extremamente útil para controlar o peso da Shell e algo também útil para manter uma certa privacidade quando fazemos pesquisas em locais públicos.
Consultas do Gnome SHell

O sistema de notificações é outra funcionalidade muito semelhante que permite escolher que notificações queremos receber e até que tipo de notificações, se sonoras, se através do balão de notificações, entre outros pormenores.
Gestao de notificações do Gnome Shell

O gnome-Shell recebeu também mais funcionalidades importantes nomeadamente a apresentação dos resultados mais frequentes, para tornar o acesso às aplicações comuns ainda mais rápido.
Aplicações frequentes no Gnome-Shell

Os resultados do Gnome-Shell apresentam-se também de forma mais bonita, organizada e bastante abrangente, tendo resultados não só de aplicações, mas de configurações, documentos e ficheiros.
Resultados abrangentes no Gnome-Shell

Porquê que distingui documentos de ficheiros no parágrafo anterior? Bom, a aplicação chamada Documentos permite trabalhar na cloud mas sem usar o browser. Você agora terá acesso a uma aplicação de gestão dos seus documentos que permite interagir com o Google Docs, através da também nova (do Gnome 3.6) e útil ferramentas de Contas Online, onde você autentica-se apenas uma vez e depois usa as suas contas online através dos vários programas do ecossistema Gnome.

Por último, uma das grandes novidades do Gnome 3.8 é o facto do Gnome-Classico estar de volta. O Gnome-Session-Fallback foi descontinuado, tal como pode ver aqui, mas agora volta de novo, mas de forma diferente.

Enquanto que o Gnome-session-fallback era um ambiente distinto e desenvolvido aparte, agora o Gnome-Classico é uma Gnome-Shell estruturada através de extensões que permitem ter o ambiente clássico. Para além de ser uma novidade muito interessante para quem não gosta da forma como o Gnome-Shell funciona, é uma novidade que permite mostrar todo o poder das extensões do Gnome3.

Infelizmente, até ao momento ainda não consegui ter acesso a esta funcionalidade do Gnome-Clássico. Possivelmente nas próximas horas haverá novas correções visto que muitos utilizadores começarão a dar novos feedbacks deste Gnome 3.8.

 

Vídeo demonstrativo

No vídeo seguinte você poderá ver uma grande parte das novidades que o Gnome 3.8 traz:

 

Como ter o Gnome 3.8?

O Gnome3.8 não está disponível por padrão em nenhum Ubuntu, nem mesmo nas Daily Builds do Ubuntu 13.04 que está em desenvolvimento. No entanto, você pode ter o Gnome 3.8 através dos repositórios oficiais da equipa desenvolvimento. No entanto, estes repositórios só disponibilizam o Gnome 3.8 para o Ubuntu 13.04, o que significa que sem ele dificilmente você conseguirá ter o Gnome 3.8.

Assim, se você tiver o Ubuntu 13.04, já poderá ter o Gnome 3.8 e usufruir livremente. Para tal, é recomendado que adicione 3 repositórios, dos quais um é do Gnome3 e os outros dois trazem alguns ajustes importantes que estão em desenvolvimento e vão aparecendo nesses repositórios. Todos eles são importantes para se ter um Gnome 3.8 completo sem problemas. A adição desses 3 repositórios é feita através do comando seguinte que inclui também a atualização do sistema que obviamente irá trazer o Gnome 3.8.

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3 -y && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y

 

A atualizar o sistema para o Gnome 3.8

No final da instalação, você deverá reiniciar o Ubuntu para ter acesso a todas estas novas funcionalidades do Gnome-Shell.

38 Respostas ate agora.

  1. vitor diz:

    Aqui não funcionou, chega na tela de login (com aparencia do unity) e ao fazer o login, volta à tela do login…

  2. Depois de instalado o Gnome38 a área de trabalho fica branca mesmo mudando o wallpaper, e no dconf em org > gnome > desktop > background: quando desmarco show-desktop-icons, exibe o wallpaper mas não os icones e se exibo os icones fica a area de trabalho branca.
    Alguém tem a solução?

  3. Arthur diz:

    Instalei o gnome 3.8 e realmente é show! mas no nautilus a tecla backscape e F3 não funcionam.. tipo.. pra eu voltar para alguma pasta anterior eu tenho q fazer Alt+up já o F3 não tem essa opção mesmo ..isso é normal?

  4. Rafael Pereira diz:

    Eu instalei aqui no meu Ubuntu Gnome 13.04 e ficou tudo legal, menos os novos ícones aparentemente…

  5. Tonao35 diz:

    Instalei no meu 13.04 e deu conflito com o unity. nao sei como reverter . alguem sabe?
    ja procurei diversos topicos mais nada do que encontrei deu solucao.

  6. Jairo diz:

    Galera como faço para reverter a instalação desse pacote??
    Não li o post inteiro e fui tentar instalar no 12.04. kkkkkkkkk
    Alguém me ajuda???

  7. adventistasrealistas diz:

    podia fazer um revier sobre o gnome clássico pra ver se vale a pena

  8. Ivo Nunes diz:

    Eu vou esperar pelo Ubuntu Gnome Remix que deve sair com ele por padrão, ou com melhor suporte para atualização, estou tendo muitos problemas ao usar vários ambientes no mesmo sistema operacional…

  9. Carlos diz:

    Sinto que o Gnome está tomando o mesmo caminho “prolixo” do KDE, mas felizmente mantém o modo “clássico” disponível…
    Hoje estamos bem servidos de ambientes Linux “maduros”: XFCE, LXDE, Gnome shell, Mate, Cinnamon, Unity…

    • Cláudio Novais diz:

      Porque acha isso do Gnome? Eu cada vez mais gosto mais deste sistema! E o KDE, se não tivesse tantos extras para cada programa eu também acharia interessantíssimo. Ou você prefere ter um ambiente à windows 98? Acha isso produtivo?

      Eu ainda hoje instalei o Gnome-Fallback (a pensar que era o Gnome clássico do 3.8) e enquanto mexi-a nos menus, pensei para mim: eu estou a mexer num computador de há uns valentes anos atrás! Na altura eu estava à procura da aplicação das configurações gerais do Gnome e tive de andar para trás e para a frente nos menus à procura. No Gnome-shell? Basta pôr uma palavra sinónimo da aplicação que quero e o programa aparece logo. O mesmo acontece mais ou menos no KDE. Acha que isto é um caminho “prolixo”? Já para não falar das listas de janelas, pouco produtivas que um ambiente clássico tem. É muito melhor ver de forma rápida pre-visualizações e escolher o programa, algo que o Gnome-Shell faz e o Unity com este recurso também o faz.

      • Carlos diz:

        Eu digo prolixo no sentido de repetitivo, comparando o tanto de opções que tenho para fazer a mesma operação, não o tanto de fuções que tenho executar para fazer uma operação.
        Algo que se resolveria com um simples Alt + Tab para alternar janelas, ou etão essa ótima função que é realmente muito produtiva:”o Unity com este recurso também o faz.” (O gnome e Cinnamon também fazem muito bem ;D ).
        O win 98 foi produtivo sim, em sua época, rsrs…
        Ser produtivo é saber usar qualquer ferramenta com eficiência.

        • Cláudio Novais diz:

          Claro que ser produtivo é dominar a ferramenta. Mas se ela proporciona funcionalidades ágeis para fazer determinada coisa, isso é ótimo. E o Gnome-Shell faz isso!

          Veja por exemplo o levar o mouse para as laterais que produzem efeitos. Agora elas só são ativadas se realmente o utilizador quiser. Até agora havia um problema que por vezes os utilizadores ativavam esses cantos sem querer ao fechar um programa ou algo do género. Uma coisa que o pessoal do Gnome implementou foi a intensidade do mouse para aceitar ou não despoletar a reação de levar o mouse a um dos cantos.

          Isto é ótimo e isso nem tem muito a ver com dominar um sistema ou não! São estes pequenos pormenores que eu acho que o unity está longe de alcançar e que qualquer ambiente mais clássico nem sequer se aproxima. Se isto é repetitivo? Longe disso, isto são perfecionismos, para melhorar a usabilidade até à exaustão!

          • Vinicius diz:

            Eu enxerguei o KDE em boa parte de sua fala, e por estes mesmos motivos eu afirmo categoricamente: é a melhor interface gráfica que eu já usei. Tenho o Kubuntu como o meu sistema principal há muito tempo, é um sistema altamente produtivo e fluido. Eu arrumo o KDE ao meu jeito. Acho que o futuro dos sistemas operacionais (bem atuais, diga-se de passagem) é exatamente se adaptar ao seu usuário, e não o contrário; e isso o KDE faz com total proficiência.

    • Miguel Garcia diz:

      Gnome no meu ponto de vista é o melhor de todos e leve também, e olha que eu uso num note acer aspire 1410 com 2gb de memória. O Unity por outro lado….. BAD, VERY BAD.
      Gnome, simples, rápido e bonito!!!

  10. Alan Johnny diz:

    Lamentável a disponibilidade apenas para Ubuntu 13.04, uso o 12.04 LTS até a proxima versão LTS. Prefiro o Gnome ao invés do Unity.

    • Cláudio Novais diz:

      Alan, isso é culpa da Canonical não evoluir as bibliotecas do Ubuntu 12.04. Para ter o Gnome-shell 3.8, precisa de atualizar inúmeras bibliotecas nomeadamente do GTK! Portanto isto não é culpa do pessoal do Gnome mas sim da Canonical não atualizar o Ubuntu para versões mais modernas.

      Portanto a solução é simples: atualizar o Ubuntu 12.04 para o Ubuntu 13.04.

    • Miguel Garcia diz:

      Olá Alan,
      Instala o 13.04 e usa o gnome 3.6 ou 3.8, você não se arrependerá!!
      Abraço!

      P.S:12.10 não recomendo mas o 13.04 esta muito bom.

  11. Alencar diz:

    Dá-se o seguinte erro:
    "Baixados 12,2 kB em 20s (604 B/s)
    W: Falhou ao buscar http://ppa.launchpad.net/gnome3-starting/ppa/ubun… 404 Not Found

    W: Falhou ao buscar http://ppa.launchpad.net/gnome3-starting/ppa/ubun… 404 Not Found

    W: Falhou ao buscar http://ppa.launchpad.net/gnome3-starting/ppa/ubun… 404 Not Found

    E: Alguns arquivos index falharam ao ser baixados. Eles foram ignorados, ou cópias antigas são usadas ao invés."
    Preciso instalar pela .iso neste caso? Este erro pode ser ocasionado pelo fato de o meu processador ser da arquitetura 64?

    • Cláudio Novais diz:

      Alencar, você copiou o comando apresentado neste artigo? Eu tenho a certeza que não!

      Você tem um repositório chamado “Gnome3-starting”. Isso não existe. Na verdade, e tal como pode ver no artigo, o repositório é: ppa:gnome3-team/gnome3-staging

      Faça assim, execute este comando para remover esse pacote, mal instalado:
      sudo rm /etc/apt/sources.list.d/gnome3*

      Depois volte execute o comando exatamente como está no artigo! Selecione o comando, clique com a tecla da direita do mouse e faça “copiar”. Depois cole no terminal!

  12. Rafael diz:

    O Ubuntu 13.04 não funciona no meu hp dv6-6c40br, o sistema simplesmente chega até a tela de login e a tela começa a escurecer ( Mir ou xorg ) me ajuda!

  13. Marcos diz:

    Nossa, voltaram com o Gnome-Classico, eu fico muito feliz, mas achei que ja tinham decidido que éra perca de tempo. Parece que muita gente não gosta de "firulas" rs. Espero que esta versão saia estável, estou a espera de um ambiente que consiga me agradar em todos os aspectos. Só desisti do Gnome-Shell por causa da instabilidade. Andei testando o XFCE, mas apesar de leve falta as "telas gelatinosas" :D
    Vou torcer por essa versão.

  14. brfirefox diz:

    Estranho que mesmo atualizando o meu permaneceu na 3.6.0

    pride@infraestrutura:~$ sudo gnome-session –version
    gnome-session 3.6.0
    pride@infraestrutura:~$

  15. Alien diz:

    Eu já tentei atualizar algumas vezes o Ubuntu da 12.10 para 13.04 mas sempre tenho problema.

    Alguém saberia informar uma forma mais segura? Seria melhor baixar a iso?

Deixe um comentario