M.A.R.S. é um jogo de naves muitíssimo viciante e visualmente bastante atractivo. O porquê do título deste artigo é simples: o nome do jogo é “M.A.R.S. – A Ridiculous Shooter“, ou seja, “M.A.R.S. – Um Atirador Ridículo”. Apesar de ter este nome, que é no mínimo estranho, a verdade é que ele não é nada ridículo e promete fazê-lo passar umas boas horas a jogar. Os seus efeitos visuais são estonteantes para a reduzida computação que exerce e ainda está no início do desenvolvimento. Aliás, recomendo vivamente a visualizar o vídeo disponibilizado neste artigo para tirar as suas ilações!
Tal como referido na introdução do artigo, este jogo está ainda em fase de desenvolvimento, no entanto, ele está já tão bem desenvolvido que acredito plenamente que os seus programadores tragam em breve novidades muito importantes, nomeadamente uma funcionalidade muito importante que ainda não está aplicada: possibilidade de jogar em rede.
Na minha opinião acho estranho como este jogo ainda não tem a funcionalidade de network, ou melhor: de jogar em rede. Acho estranho pois o jogo já tem inteligência artificial bastante boa para tornar o jogo bastante viciante e normalmente a inteligência artificial é algo que os programadores dão importância apenas depois das funcionalidades de rede.
Como pode já ter notado, então, a grande falha deste jogo é ainda não incluir as funcionalidades de jogar em rede, tanto de casa como na Internet. De resto todo o jogo está já numa fase de desenvolvimento bastante sólida: tem visuais muito bons, efeitos que os enriquecem em muito, jogabilidade com uma física perfeita, permite escolher muitas opções, vários tipos de jogo (em grupo ou não), entre muitas outras funcionalidades.
Posto isto, e antes de explicar o processo de instalação, recomendo apenas que veja este vídeo que criei para ter noção da qualidade gráfica. Veja em qualidade HD e delicie-se com os visuais!
Instalação do M.A.R.S.
Actualmente o M.A.R.S. não tem nenhum repositório que possibilite a instalação automática e possibilite também mantê-lo sempre na última versão. Por isso, para o ter terá de instalar manualmente. O procedimento é simples, no entanto, como não é comum pode parecer complicado. Por isso recomendo que execute todos os passos explicados a seguir de uma forma sequencial.
Para começar. deverá fazer download do jogo na página referida a seguir. Não incluo um link directo para o jogo pois ele está em constante actualização e então este artigo ficaria desactualizado. Sendo assim, visite esta página e faça download do ficheiro para linux:
Depois disso, extraia o ficheiro (com a extensão tar.gz) obtido, clicando com a tecla da direita do mouse em cima do ficheiro e escolhendo a opção “Extrair aqui“.
Dessa extracção resultará uma pasta que terá o jogo lá dentro pronto a ser utilizado. Pode, já agora para ter a certeza que funciona correctamente, experimentar o jogo dando duplo clique no ficheiro: “M.A.R.S.“
No entanto, antes de considerar o procedimento como concluído, recomendo que faça mais dois procedimentos importantes: guarde o jogo em local seguro e crie um atalho para ele. Este procedimento evitará que danifique o jogo sem querer, pois estará em local seguro.
Normalmente, recomendo que se crie uma pasta oculta na Pasta Pessoal, com o nome de “.jogos” (em aspas). Imediatamente após dizer ao Ubuntu que é esse o nome da pasta, a pasta irá desaparecer pois o caractere ponto (‘.’) indica que é uma pasta oculta. Para poder vê-la faça a combinação de teclas CTRL+H e ela irá aparecer.
Depois disso, entre nela e arraste a pasta resultante da extracção, ou seja o jogo, para esta nova pasta oculta.
Tendo em conta que agora já tem o jogo num local seguro, resta agora criar um atalho para facilitar o acesso ao jogo. Relativamente à criação de atalho em geral, se ainda não sabe como funciona esse procedimento, recomendo a leitura deste artigo:
Depois de saber como criar um atalho, ou até através do artigo, preencha os campos da janela de atalhos da seguinte maneira:
Nome: “M.A.R.S: A Ridiculous Shooter”
Comando: Clique no botão “Navegar” e seleccione o ficheiro referido acima que abre o jogo, que tem nome “M.A.R.S.”
Comentário: “Jogo de Naves”
Ícone: Se quiser ter um ícone, utilize esta imagem à direita
Infelizmente o método de execução do jogo funciona através de execuções relativas e por isso o jogo não arranca com este simples atalho, precisa de editar o ficheiro de execução do jogo adicionando o caminho do ficheiro exacto. Sendo assim, comece por buscar o caminho, ou localização do ficheiro através ainda da janela anterior que criou o atalho. No meu caso, como pode ver pela imagem, o caminho foi o seguinte:
/home/claudio/.Jogos/mars_linux_0.6.0c_alpha/
Então, depois de saber o caminho, abra o ficheiro de execução “M.A.R.S.” com o editor texto, ou seja, ao dar duplo clique, na janela que aparecer clique no botão “Apresentar“.
Depois disso, adicione o referido caminho precidido com o comando “cd”, sem aspas, logo na segunda linha. No meu caso ficou assim:
cd /home/claudio/.Jogos/mars_linux_0.6.0c_alpha/
Jogue este jogo também no Windows!
Ainda não tem o Ubuntu, e usa o Windows? Simples, este jogo também está disponível para Windows nesta página:
Referências:
Homepage do M.A.R.S.
Free Gamer: M.A.R.S. – A Ridiculous Shooter.
Hi there…. just wanted to say that there are .debs available, which make installation pretty simple!
http://mars-game.sourceforge.net/?page_id=8
Opa desculpa esqueci de incluir a pergunta.. hehe
Tem como tentar descobrir o erro que acontece para tentar corrigi-lo?
Olá
Quando executava o jogo não acontecia nada, era as libs que estavam faltando, rodei o comando
apt-get install libglew1.5 libopenal1
Instalou tranquilo, não deu nenhum erro, só que agora quando eu executo ele aparece o menu inicial, e começa a travar, e depois fica em um loop infinito como o Bruno falou..
Uso o 32bits
O jogo para mim deu erro (ubuntu 10.04 64 bits). Ele entra no jogo e depois faz logoff, e fica num loop eterno matando o X.
…
E quanto a jogos bons para linux, há varios. O pacoto humble indie bundle (que tem o world of goo entre outros, q foi citado) está disponivel. Outros jogos no mesmo estilo, como Osmos, tb.
Há tb jogos como Urbanterror (mod de quake) e Doom3 (sim, doom3!), e world of warcraft.
óbvio que é apenas a ponta do iceberg, mas, para quem não é viciado em jogos, está de bom tamanho.
[...] M.A.R.S. – Será mesmo um jogo ridículo? [...]
Opa,
também clicava e não acontecia nada. Dai rodei pela linha de comando e acusou faltar essas duas libs: libglew1.5 libopenal1
daí foi só um
apt-get install libglew1.5 libopenal1
dai funcionou legal
Quando clico no arquivo para execução do jogo nada acontece. O que devo fazer?
Olá nerdsabetudo,
Não partilho da mesma opinião, pelo menos na totalidade. Sim, sou da mesma opinião que ao nível de jogos, ainda está tudo muito verde para os lados do Ubuntu.
No entanto, relativamente ao MARS, este jogo é bastante viciante. E digo-lhe mais, quando houver a opção multiplayer, o jogo terá certamente uma comunidade bem grande!
Abraço e obrigado pelos comentários ;)
putz, agora que vi que o site ta em portugues, rsrsrs… O que quis dizer é que esse jogo MARS é muito chato! Quanto realmente teremos jogos descentes para o Ubuntu? Vi que no centro de controle de programas do Ubuntu já estão disponíveis o World Of Goo e Vendetta para aquisição! Já é um começo!
so boring… When we will have funny games at Ubuntu? I saw in the Ubuntu Software Center that the World Of Goo and Vendetta are now available! Yes!
[...] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil and Planet Ubuntu Brasil, Homem Livre in Linux. Homem Livre in Linux said: M.A.R.S. – Será mesmo um jogo ridículo?: M.A.R.S. é um jogo de naves muitíssimo viciante e visualmente bastante … http://bit.ly/gZKosH [...]