Unity Lens News - Tenha as notícias do Google no Unity do Ubuntu!

Requer Ubuntu12.04+O Unity do Ubuntu está para ficar e a aceitação dele está a crescer. Prova disso é que a cada dia que passa conhecemos novas lens (lentes) que melhoram a produtividade na utilização do Ubuntu.

Neste artigo apresentamos-lhe uma lente, chamada “Unity News Lens”, que disponibiliza as notícias do Google. Ela é bastante simples (tal como a maioria das lentes do Unity) mas muito completa, uma vez que mostra as notícias de várias formas: notícias locais (conforme a nossa geolocalização), por temas e até as notícias principais de todo o mundo.

Unity Lens News - Filtros de notíciasUnity Lens News - Filtros de notícias

O modo de utilização é muitíssimo simples: o utilizador abre o Dash do Unity e depois escolhe a Lente das notícias tal como é mostrado na da esquerda acima. Assim que a “Unity News Lens” é carregada, ela apresenta as notícias principais.

Você poderá utilizar os filtros apresentados do lado direito (tal como pode ver nesta imagem acima à direita) para definir quais os temas, qual a ordenação e até qual o idioma. Para além disso, poderá também procurar por notícias, por exemplo na imagem abaixo mostra-se os resultados de uma pesquisa por notícias com o termo “Brasil”:

Ubuntu Unity Lens News - Pesquisa por notícias

Para cada notícia, é mostrado o título dela e uma pequena imagem associada (dependendo se a notícia tem ou não imagens). No caso de você clicar numa das notícias, será aberta no seu browser pré-definido, na página da notícia.

Este procedimento pode ser visto no vídeo seguinte. Apenas deve ter em atenção que o vídeo foi gravado numa versão anterior, em que os idiomas não funcionavam a 100%. Atualmente, eles funcionam corretamente havendo suporte para 61 idiomas!

 

Instalação da Unity News Lens

Esta lente não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, mas ela está disponibilizada num repositório próprio que inclui várias lentes. Aliás, algumas delas já foram referidas aqui no Ubuntued.

Assim, inicialmente deverá adicionar o repositório através do comando seguinte do terminal (caso você já tenha o repositório, pode executar na mesma este comando):

sudo add-apt-repository ppa:scopes-packagers/ppa -y && sudo apt-get update

Depois do processo terminar, apenas precisa de clicar no botão seguinte ou escrever o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get install unity-lens-news

Quando a instalação estiver concluída, para utilizar esta lente você terá de reiniciar o Unity. Para tal reinicie a sessão ou reinicie o Ubuntu.

 

Análise Crítica

Uma lente perfeita para
quem gosta de estar atualizado
relativamente às notícias
de todo o mundo.

Quando conheci esta lente, o funcionamento dela era bastante limitado. Aliás, você pode ver isso mesmo no vídeo acima, em que as notícias raramente eram apresentadas no idioma português.

Entretanto, com o decorrer do desenvolvimento, ela tem mostrado que é simplesmente uma lente perfeita para quem gosta de estar atualizado relativamente às notícias de todo o mundo. O facto de esta lente utilizar as notícias do Google faz com que os resultados sejam ideais. O sistema de notícias da Google agrega milhares de sites e agrupa cada notícia, não repetindo conteúdos. Para além disso, o Google ainda consegue identificar quais são as notícias mais importantes fazendo com que os resultados sejam os melhores.Unity Lens News - Filtros

Tal como referi, o grande problema deste lente estava nos idiomas que agora já não tem mais esse problema. Por padrão, a lente utiliza a sua geolocalização para mostrar as notícias mais perto de si e com o idioma do local onde você está. Assim, se estiver no Brasil tem notícias do Brasil em Português, se tiver em Portugal tem notícias de Portugal em Português, se tiver na Espanha recebe notícias da Espanha em espanhol, etc.

No caso de não querer ver as notícias através de geolocalização, este lente também permite apresentar notícias conforme a língua que tem definida no seu Ubuntu. Ou seja, se tiver em inglês, caso escolha essa opção, passa a ver notícias com o idioma inglês.

Divisão de notícias por local ou mundo

Por fim, relativamente à qualidade dos resultados e à velocidade de apresentação dos mesmos, achei que está num nível muito bom. Para além dos resultados serem apresentados muito rapidamente, tal como acontece quando navega pelas notícias do Google através do seu browser, os resultados são mostrados ordenadamente por “Local” (notícias perto de si) e por “Notícias mais importantes” (de todo o mundo) tal como é mostrado na imagem acima.

Unity Lens News - Filtros de notíciasO único ponto negativo que encontrei neste lente está no facto de apesar de apresentar notícias no nosso idioma, a lente não tem os filtros ainda traduzidos, o que significa que terá essa secção em inglês, tal como pode ver pela imagem à  direita. Um ponto que também poderão melhorar é utilizar a nomenclatura que algumas lentes estão a começar a utilizar para pedir resultados com idiomas forçados. Essa nomenclatura basicamente é pôr um ponto de exclamação seguido da abreviatura da língua, por exemplo para português seria “!pt”, para francês “!fr”, etc. Será um ponto que poderão integrar muito em breve.

5 Respostas ate agora.

  1. Talin diz:

    Tem jeito de configurar a lente pra mim colocar um link de outros site de noticias?

  2. Luiz Almeida diz:

    Cara, vc mandou instalar o pacote errado "sudo apt-get install unity-lens-cooking" acho que deveria ser "sudo apt-get install unity-lens-news"

    []'s
    Luiz

Deixe um comentario