O sis­tema ope­ra­tivo Ubuntu Lucid Lynx é cada vez mais usado pelos uti­li­za­dores pelo facto de ser um sis­tema limpo, muito se­guro, bas­tante prá­tico e ac­tu­al­mente bas­tante in­ter­li­gado às redes-so­ciais. Ac­tu­al­mente, de­pois de ins­talar o novo Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, tem logo dis­po­nível todas as apli­ca­ções que um uti­li­zador normal pre­cisa, desde apli­ca­ções de es­cri­tório (como pro­ces­sa­dores de texto, equi­va­lente ao Word, e fo­lhas de cál­culo, se­me­lhante ao Excel), a apli­ca­ções de In­ternet (Fi­refox, mes­sen­gers, e-mail), apli­ca­ções de de­senho e edição de imagem e, claro, apli­ca­ções de mul­ti­média para ouvir mú­sica e ver filmes. Todas essas apli­ca­ções co­meçam a ter uma certa in­ter­li­gação que pro­por­ci­onam um bem estar su­pe­rior ao uti­li­zador, pois tudo é au­to­má­tico: pra­ti­ca­mente não é pre­ciso ins­talar dri­vers, existem apli­ca­ções ex­cep­ci­o­nais para Twitter e Fa­ce­book e, de­pois de al­gumas pe­quenas con­fi­gu­ra­ções fica com um sis­tema ope­ra­tivo Ex­ce­lente.

Este ar­tigo tem como ob­jec­tivo ex­plicar a qual­quer uti­li­zador como pode ins­talar o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. As ex­pli­ca­ções são por­me­no­ri­zadas e frac­ci­o­nadas por sec­ções per­mi­tindo ex­plicar a qual­quer uti­li­zador, seja ele já mi­ni­ma­mente ex­pe­ri­ente em Ubuntu ou com­ple­ta­mente novo para este sis­tema ope­ra­tivo. O ar­tigo co­meça por des­crever os pré-re­qui­sitos ao nível de Hardware que o Ubuntu exige, de se­guida ex­plica como deve pro­ceder se quiser manter o seu Win­dows e não perder os dados e por fim ex­plica todo o pro­cesso de ins­ta­lação do Ubuntu e par­ti­ci­o­na­mento dos discos. No final do ar­tigo ainda ainda tem um bónus de dicas que são im­por­tantes de­pois de ins­talar o Ubuntu.

Atenção, existe uma nova versão do Ubuntu (11.04) que a equipa do Ubun­tued re­co­menda. Ex­pe­ri­mente cli­cando aqui!


Pré-Re­qui­sitos

An­ti­ga­mente, o Ubuntu era um sis­tema bá­sico, de­ma­siado sim­plista e por isso exigia muito pouco dos com­pu­ta­dores. Ac­tu­al­mente a enorme quan­ti­dade de fun­ci­o­na­li­dades que tornam toda a uti­li­zação do Ubuntu au­to­má­tica e bas­tante bo­nita vi­su­al­mente fazem com que os re­qui­sitos ao nível de hardware sejam um pouco su­pe­ri­ores.

De­vido a esse facto, torna-se im­pres­cin­dível apre­sentar esta secção no ar­tigo de modo a po­si­ci­onar você, fu­turo uti­li­zador do Ubuntu, dentro da nor­ma­li­dade que é o Ubuntu. Sendo assim, é ga­ran­tido que se se­guir os re­qui­sitos re­co­men­dados terá um sis­tema bas­tante es­tável e rá­pido (atenção: estes re­qui­sitos des­critos não são ofi­ciais, são apenas opi­nião minha fun­da­men­tada numa vasta ex­pe­ri­ência neste sis­tema ope­ra­tivo).

Re­qui­sitos Mí­nimos:

Como re­qui­sitos mí­nimos, o Ubuntu ne­ces­sita, ao nível de hardware, das con­fi­gu­ra­ções apre­sen­tadas a se­guir. Deve ter em atenção que estes re­qui­sitos são mesmo mí­nimos, o que sig­ni­fica que o seu Ubuntu cer­ta­mente não fun­ci­o­nará com a fluidez normal de um com­pu­tador mais ac­tual.

  • Pro­ces­sador: 700MHz;
  • Me­mória RAM: 512MB;
  • Disco: 4GB;
  • Placa Grá­fica: qual­quer placa grá­fica (fun­ci­o­na­mento do sis­tema de efeitos vi­suais po­derá estar con­di­ci­o­nado con­forme a placa grá­fica)

Re­qui­sitos Re­co­men­dados:

Pre­fe­ren­ci­al­mente, o seu com­pu­tador de­verá ter pelo menos as ca­rac­te­rís­ticas apre­sen­tadas a se­guir. Tal como foi re­fe­rido no início desta secção, salvo raras ex­cep­ções, se tiver um com­pu­tador equi­va­lente ou su­pe­rior a estas ca­rac­te­rís­ticas, o seu Ubuntu irá fun­ci­onar per­fei­ta­mente.

  • Pro­ces­sador: 1.2GHz;
  • Me­mória RAM: 1GB;
  • Disco: 10GB (es­paço su­fi­ci­ente pra­ti­ca­mente para ter todos os pro­gramas que quer, nunca pre­cisei de mais!)
  • Placa Grá­fica: De pre­fe­rência nVidia (porque tem bons dri­vers do pró­prio fa­bri­cante!) e, para ter todas as ca­pa­ci­dades dos efeitos vi­suais deve ter no mí­nimo uma Ge­force6, no en­tanto, o fun­ci­o­na­mento de uma ge­force4, chega para os efeitos vi­suais co­muns. Quanto à ATI, re­co­mendo no mí­nimo um R300, mas tenha em atenção que esta marca de placas grá­ficas tem muitos pro­blemas de dri­vers para Ubuntu!. Quanto aos uti­li­za­dores da ex­ce­lente placa grá­fica in­te­grada Intel, qual­quer uma su­pe­rior à GMA 3000 terá bons re­sul­tados, aliás nem será pre­ciso ins­talar dri­vers!


Pré-Par­ti­ci­o­na­mento

Se tem o Win­dows ins­ta­lado e ainda não tem as par­ti­ções prontas para ins­talar o Ubuntu, re­co­mendo desde já que deixe o seu com­pu­tador a des­frag­mentar. Aliás, o me­lhor será mesmo você des­frag­mentar o seu com­pu­tador mais que uma vez. Porquê? Sim­pli­fi­cando a te­oria, o Win­dows quando grava fi­cheiros no disco, grava-os de uma forma dis­pen­diosa, ou seja, por todo o disco, pondo os fi­cheiros es­pa­lhados pelos vá­rios sec­tores do seu disco. Ora, ao criar as par­ti­ções, estas vão partir o disco o que po­derá re­sultar em perda de dados, prin­ci­pal­mente todos esses fi­cheiros es­pa­lhados pelo disco.

A desfragmentar disco!

O que a des­frag­men­tação vai fazer é or­ga­nizar e juntar todos esses fi­cheiros es­pa­lhados pelo disco, di­mi­nuindo subs­tan­ci­al­mente  a pro­ba­bi­li­dade de perder dados. Sendo assim, uti­lize o seu pro­grama pre­fe­rido do Win­dows para des­frag­mentar o disco en­quanto que lê o resto do ar­tigo. De sa­li­entar que mais à frente, na cri­ação das par­ti­ções, de­verá ter es­paço su­fi­ci­ente para as criar ou, ob­vi­a­mente, vai perder os dados, por isso, se ne­ces­sário, faça lim­peza do seu disco por exemplo através de Bac­kups! Como existe sempre uma pe­quena pro­ba­bi­li­dade de perder dados ao criar par­ti­ções, é acon­se­lhável fazer Bac­kups de todo o disco.


Faça down­load do Ubuntu Lucid Lynx!

En­quanto que lê este ar­tigo e des­frag­menta o seu disco, convém também pôr o seu com­pu­tador a fazer down­load da imagem do Ubuntu para de­pois gravar num CD ou numa pen. Como o down­load é grande, convém que você ponha fazer o mais rá­pido pos­sível para de­pois não ter de es­perar. Das vá­rias ver­sões do Ubuntu exis­tentes, apre­sento as duas prin­ci­pais ver­sões de se­guida. Uma é para com­pu­ta­dores com ar­qui­tec­turas 32­Bits e outra é para ar­qui­tec­turas 64­Bits. Assim, con­forme o seu com­pu­tador, clique num dos links  a se­guir para fazer down­load:

Se achar que o down­load está a ser de­ma­siado lento, vi­site o site ofi­cial do Ubuntu e es­colha um ser­vidor mais perto de sua casa, se­lec­ci­o­nando a lo­ca­li­zação ade­quada.

http://​www.​ubuntu.​com/​getubuntu/​download


Para além destas duas formas an­te­ri­ores, pode também obter o CD do Ubuntu em sua casa. Este ser­viço está dis­po­nível para qual­quer parte do mundo e é to­tal­mente gra­tuito. Apenas tem um pe­queno pro­blema: de­mora no mí­nimo cerca de 3 a 4 se­manas. Se es­tiver dis­posto a es­perar este tempo, então vi­site este site e peça já o seu CD!

https://​shipit.​ubuntu.​com

Ve­ri­fique o MD5

No final da trans­fe­rência, convém que você con­firme se o down­load foi bem su­ce­dido e sem erros. Para tal, ve­ri­fique o MD5 do fi­cheiro que fez down­load. De se­guida apre­senta-se os MD5 das duas ver­sões dis­po­ni­bi­li­zadas acima que de­verá com­parar com o MD5 dos seus fi­cheiros:

3e0f72becd63cad79bf784ac2b34b448 - ubuntu-10.04-desktop-amd64.iso
d044a2a0c8103fc3e5b7e18b0f7de1c8 - ubuntu-10.04-desktop-i386.iso

Se não sabe o que é o MD5 re­co­mendo que veja esta pá­gina.


Grave o Ubuntu num CD ou numa pen USB!

De­pois de ter feito down­load da imagem do Ubuntu, de­verá gravá-la ou num CD ou numa pen drive. Se gravar num CD, de­verá uti­lizar um pro­grama pró­prio de gra­vação de ima­gens (atenção, não in­sira o fi­cheiro .iso dentro de um CD, mas sim uti­lize a opção de gra­vação de ima­gens do pro­grama que tiver a uti­lizar!).

A minha re­co­men­dação é uti­lizar uma pen (com ta­manho mí­nimo de um 1GB). Assim, evita o gasto de um CD e o pro­cesso de ins­ta­lação é muito mais rá­pido. Se de­sejar gravar a imagem numa pen drive, re­co­mendo a lei­tura deste ar­tigo que ex­plica todos os por­me­nores desse pro­cesso:

3 ma­neiras de ins­talar o Ubuntu através duma Pen USB


Con­fi­gure a BIOS

Ac­tu­al­mente os novos com­pu­ta­dores vêm com a BIOS pro­gra­mada para ar­rancar pri­meiro por CD e por pen USB antes do disco, por isso, em prin­cípio, o seu com­pu­tador irá ar­rancar au­to­ma­ti­ca­mente pelo CD ou pela pen, con­forme a ma­neira que es­co­lheu para ins­talar o Ubuntu. No en­tanto, o seu com­pu­tador pode não ar­rancar por ne­nhum deles, nesse caso, de­verá con­fi­gurar a BIOS para que ar­ranque da ma­neira que pre­cisa para ins­talar o Ubuntu.

Existe uma in­fi­ni­dade de BIOS di­fe­rentes e seria pre­ciso muito mais que ar­tigo para abordar todas os as­pectos ne­ces­sá­rios para con­fi­gurar uma BIOS para ar­rancar ou pelo CD ou pela pen. Por esse mo­tivo, isso não é abor­dado neste ar­tigo, no en­tanto, re­co­mendo esta pá­gina que pro­va­vel­mente o aju­dará (pá­gina em in­glês):

http://​www.​hiren.​info/​pages/​bios-boot-cdrom

No caso de não ajudar, pro­cure no Go­ogle pelo seu mo­delo, como con­se­guir mudar a BIOS da sua mother­board para ar­rancar pela pen ou pelo CD do Ubuntu.


Ar­ranque do Ubuntu pelo CD ou pela pen

De­pois de ter a BIOS con­fi­gu­rada e o CD ou a pen prontos, rei­nicie o com­pu­tador para ele ar­rancar ou pelo CD ou pela pen. Se tudo correr bem, irá apa­recer uma ja­nela se­me­lhante à se­guinte ou de­verá car­regar ime­di­a­ta­mente na tecla ESC (ou es­cape):

Caso não ti­vesse car­re­gado no es­cape, o Ubuntu iria ar­rancar so­zinho para o modo de ins­ta­lação do Ubuntu, onde faria as vá­rias per­guntas para pro­ceder à ins­ta­lação. No en­tanto, esse modo não é tão bom quanto o que é des­crito neste ar­tigo, por dois mo­tivos: Não per­mite a es­colha da língua por­tu­guesa nas per­guntas e não per­mite estar a ins­talar o Ubuntu e a na­vegar na In­ternet, por exemplo.

De­pois de clicar no botão ESC, apa­rece uma imagem se­me­lhante a esta acima onde o uti­li­zador de­verá es­co­lher a sua língua, neste caso, ou “Por­tu­guês” ou “Por­tu­guês do Brasil”. Quando clicar na tecla Enter para se­lec­ci­onar a lin­guagem, irá apa­recer um menu onde de­verá es­co­lher a opção “Ex­pe­ri­mente o Ubuntu sem ins­talar“.

Ao se­lec­ci­onar esta opção, o Ubuntu irá car­regar-se na me­mória e então, de­pois de algum tempo de es­pera, o uti­li­zador não só po­derá ins­talar o novo Ubuntu Lucid Lynx, mas também po­derá ex­pe­ri­mentá-lo, ve­ri­ficar se tudo é com­pa­tível e ir à In­ternet, a este site, para con­ti­nuar a ins­ta­lação des­crita neste ar­tigo!


Par­ti­ci­o­na­mento do disco

No­ções bá­sicas


Se só tem o Win­dows ins­ta­lado, terá de re­duzir a par­tição do Win­dows para criar al­gumas ou­tras par­ti­ções ne­ces­sá­rias para o per­feito fun­ci­o­na­mento do Ubuntu. Essa re­dução terá de ser in­fe­rior ao es­paço livre, se não, ob­vi­a­mente, per­derá dados. Também de­verá ter noção que, tal como re­firo no início deste ar­tigo, de­verá des­frag­mentar a par­tição que irá re­duzir para não perder os dados.

Quanto às par­ti­ções ne­ces­sá­rias para o Ubuntu, o meu con­selho é uti­lizar 3 par­ti­ções para o Ubuntu, no en­tanto, caso não seja pos­sível, po­derá pres­cindir de uma delas, a cha­mada Swap. Esta minha re­co­men­dação de­verá ser se­guida de forma a ter um Ubuntu com uma or­ga­ni­zação ex­ce­lente que per­mi­tirá num fu­turo poder ac­tu­a­lizar para novas ver­sões do Ubuntu sem perder dados, nem se­quer ter de fazer có­pias de se­gu­rança! Isso será pos­sível pois irá ter uma par­tição de­di­cada aos seus dados e às con­fi­gu­ra­ções do Ubuntu. Assim, quando quiser ins­talar outro Ubuntu, ele irá au­to­ma­ti­ca­mente buscar essas con­fi­gu­ra­ções a essa par­tição.

O Ubuntu deve ter 3 particoes para ficar perfeito!

Ta­ma­nhos das par­ti­ções do Ubuntu

Para além da par­tição do pró­prio Ubuntu e da par­tição dos dados, é acon­se­lhável que faça também uma par­tição “Swap“, que ser­virá como ajuda da me­mória RAM aquando de pos­sí­veis ex­cessos de me­mória usada (é também im­por­tante para o Ubuntu hi­bernar). Esta par­tição de­verá ter o dobro do ta­manho da RAM que o seu com­pu­tador tem, no en­tanto, não acho ne­ces­sário a criar uma par­tição su­pe­rior a 2GB. Como no meu caso tenho 1GB de RAM, neste ar­tigo a par­tição da SWAP irá ter 2GB de es­paço. Esta par­tição, nos com­pu­ta­dores novos que têm mais de 1GB de me­mória, po­derá ser ab­di­cada em prol de mais es­paço para os seus dados.

Quanto à par­tição do Ubuntu, nor­mal­mente de­no­mi­nada, par­tição da “Raiz”, esta de­verá ter o ta­manho re­fe­rido nos pré-re­qui­sitos. No mí­nimo de­verá ter 4GB. A minha re­co­men­dação é 10GB, pois assim terá es­paço para ins­talar muitos pro­gramas. Por exemplo eu nunca tive pro­blemas de es­paço e ins­talo muitos pro­gramas para poder fazer ar­tigos para este blog.

Quanto à par­tição dos seus dados, de­no­mi­nada “home”, esta de­verá ter o es­paço ne­ces­sário para os seus dados (mú­sicas, do­cu­mentos, filmes, etc.).

Nor­mal­mente o que faço é o se­guinte: re­duzo o má­ximo de es­paço pos­sível da par­tição do Win­dows, crio a par­tição da Raiz de 10GB, crio a par­tição SWAP con­forme a me­mória, nor­mal­mente de 2GB, e o res­tante fica para a “home”.


Re­duza a par­tição do Win­dows!

Para co­meçar, como ainda não tem ne­nhuma par­tição e pre­cisa de alocar es­paço do disco para criar as novas par­ti­ções, vai re­duzir a par­tição do Win­dows. No­va­mente, tenha em atenção que pode perder dados nesta parte do pro­ce­di­mento, por isso, des­frag­mente o disco e faça có­pias de se­gu­rança da in­for­mação im­por­tante.

Para fazer o par­ti­ci­o­na­mento, será uti­li­zado o pro­grama Gparted que já está ins­ta­lado no Ubuntu que você tem ac­tu­al­mente em me­mória. Esse pro­grama está dis­po­nível em Sis­tema→Ad­mi­nis­tração→GParted. Todas as mu­danças que fizer só serão apli­cadas quando clicar no botão “Aplicar”, até lá po­derá fazer e re­fazer par­ti­ções à von­tade.

De­pois de abrir o Gparted, se­lec­cione o disco a par­ti­ci­onar (se tiver mais que um po­derá dis­tingui-los pelo ta­manho) e clique no botão “Re­di­men­si­onar/Mover a par­tição se­lec­ci­o­nada“. De­verá re­duzir a par­tição o su­fi­ci­ente para criar as ou­tras par­ti­ções. No meu caso, irei fazer uma par­tição de 10GB para a raiz, uma de 2GB para a SWAP e outra de 43GB para a “Home”, to­ta­li­zando 55GB para o Ubuntu e 20GB para o Win­dows. Assim, a re­dução que irei fazer será de cerca de 55GB, porque sei que tenho menos de 20GB de in­for­mação no disco. Para de­finir o es­paço livre que quer no final basta es­crever o valor (em Me­gaBytes) na caixa de texto in­ti­tu­lada “Es­paço Livre Sub­se­quente (MiB)“. Pode apro­veitar e eti­quetar a par­tição para saber, quando aplicar as mu­danças, se fez tudo bem.

Crie as par­ti­ções ne­ces­sá­rias para o Ubuntu!

Agora que tem es­paço para criar par­ti­ções, se­lec­cione a secção in­ti­tu­lada “Sem alo­cação” e clique no pri­meiro botão da barra, tal como na imagem se­guinte, in­ti­tu­lado “Criar uma nova par­tição no es­paço por alocar se­lec­ci­o­nado“.

Na nova ja­nela, de­verá es­co­lher o ta­manho que quer para o Ubuntu, ou seja, para a par­tição da Raiz do Ubuntu. Para além de de­finir o ta­manho dela na caixa de texto “Novo Ta­manho (MiB)“, de­verá também de­finir o “Sis­tema de Fi­cheiros” como Ext4! De­pois de de­finir esses dois va­lores, clique no botão “Adi­ci­onar“. Su­giro também que dê um nome a esta par­tição, apenas para no final ter noção de que fez tudo cor­rec­ta­mente. No meu caso, dei-lhe o nome de “Raiz”.

De se­guida, volte a se­lec­ci­onar a secção cin­zenta de­no­mi­nada “Sem alo­cação” e clique no­va­mente no pri­meiro botão da barra para criar mais uma par­tição. Neste caso vai criar a par­tição SWAP, que não é es­tri­ta­mente ne­ces­sário ter, mas que eu re­co­mendo a ter! Sendo assim, tal como disse no início desta secção do ar­tigo, é re­co­men­dável que esta par­tição tenha o dobro da RAM, no en­tanto, penso que não seja pre­ciso mais de 2GB. Pen­sando exac­ta­mente dessa ma­neira, no meu caso, criei uma par­tição de 2GB, tal como pode ver na imagem a se­guir, onde es­crevi o valor 2000 na caixa de texto “Novo Ta­manho(MiB)“. De­pois de de­finir o ta­manho, tem de de­finir o “Sis­tema de Fi­cheiros” para o tipo Linux-Swap. De sa­li­entar que voltei a pôr o seu nome no campo Eti­queta, neste caso “Swap” .

Por fim, volte a se­lec­ci­onar a secção com o nome “Sem alo­cação” e clique no­va­mente o no pri­meiro botão para de­finir o ta­manho da par­tição da “home”. Como já estão todas as par­ti­ções feitas ex­cepto esta, não pre­cisa de de­finir o seu ta­manho pois o Gparted de­fine au­to­ma­ti­ca­mente o má­ximo pos­sível. Apenas pre­cisa de de­finir o “Sis­tema de Fi­cheiros” para o tipo ext4! Su­giro que dê também um nome a esta par­tição.


De­pois deste pro­cesso todo, o Gparted de­verá ter uma lista de par­ti­ções se­me­lhante à se­guinte:

No final, de­pois de ter a cer­teza de todas as par­ti­ções cri­adas, de­verá clicar no botão “Aplicar todas as Ope­ra­ções” (o botão com a imagem de um visto) de modo a pro­ceder ao par­ti­ci­o­na­mento. Ao clicar nesse botão, ser-lhe-á per­gun­tado se tem a cer­teza que quer re­al­mente criar essas par­ti­ções.

De­pois de clicar no botão “Aplicar“, o pro­cesso de par­ti­ci­o­na­mento terá início e de­verá es­perar até ao fim, sem fa­zendo qual­quer in­ter­rupção de modo a não haver erros no pro­cesso.

Ins­ta­lação do Ubuntu

Agora que tem as par­ti­ções prontas a serem uti­li­zadas, pode pro­ceder à ins­ta­lação do Ubuntu. Para tal, dê duplo clique no ícone da área de tra­balho in­ti­tu­lado “Ins­talar Ubuntu 10.04 LTS


Na nova ja­nela, de­verá se­lec­ci­onar a lin­guagem pre­ten­dida que em prin­cípio será se­lec­ci­o­nada au­to­ma­ti­ca­mente pois já a es­co­lheu aquando do ar­ranque do Ubuntu pelo CD ou pen. Clique no botão “Avançar” para pros­se­guir.


Na ja­nela se­guinte, de­verá es­co­lher a sua lo­ca­li­zação ge­o­grá­fica de modo a ter o fuso ho­rário cor­recto. De­pois de se­lec­ci­onar a lo­ca­li­zação, volte a clicar no botão “Avançar“.


No passo 3, deve se­lec­ci­onar o te­clado cor­recto. Este passo é muito im­por­tante pois existem muitos mo­delos de te­clados e muitos deles têm poucas di­fe­renças mas que são im­por­tantes no dia-a-dia. Por isso, deve uti­lizar a caixa de texto que se en­contra na parte in­fe­rior da ja­nela para testar o te­clado. Ex­pe­ri­mente es­cre­vendo sím­bolos do te­clado, no­me­a­da­mente o ‘€’, o ‘@’, ‘*’ e as le­tras com acentos (‘Á’,’à’ e ‘ç’). No caso de o te­clado não ser exac­ta­mente o que o Ubuntu se­lec­ci­onou por si, então se­lec­cione a opção “Adi­vi­nhar o ma­pe­a­mento de te­clas” e res­ponda às ques­tões pe­didas pelo Ubuntu. De­pois de ter o te­clado bem de­fi­nido, clique no botão “Avançar“.


Nesta parte da ins­ta­lação deve ter o má­ximo de cui­dado, pois os seus dados podem estar em risco caso co­meta algum erro. Como não gosto de ar­riscar perder os dados pes­soais, não re­co­mendo uti­lizar op­ções au­to­má­ticas. Sendo assim, neste passo, re­co­mendo que se­lec­cione a opção ma­nual, ou seja, a opção “Es­pe­ci­ficar as par­ti­ções ma­nu­al­mente (avan­çado)” e clique no botão “Avançar” para es­pe­ci­ficar as par­ti­ções.


O Ubuntu irá ana­lisar o seu disco e irá apre­sentar as par­ti­ções que es­teve a criar na secção an­te­rior deste ar­tigo. Quando o Ubuntu apre­sentar as par­ti­ções, de­verá se­lec­ci­onar as de­vidas par­ti­ções e de­finir os seus atri­butos, cli­cando no botão “Mo­di­ficar…“:

  • A par­tição com o tipo de fi­cheiros ext4 com 10GB de ta­manho, é a par­tição do Ubuntu e seus pro­gramas. Então, se­lec­cione-a e clique no botão “Mo­di­ficar…“. É-lhe apre­sen­tado uma ja­nela onde de­verá pre­en­cher da ma­neira se­guinte:
    • Ta­manho da nova par­tição em me­gabytes (1000000 bytes): manter o valor;
    • Uti­lizar como: se­lec­cione a opção “Sis­tema de fi­cheiros Ext4 com journal”;
    • For­matar a par­tição: Ponha o visto!
    • Mount point: nesta parte deve se­lec­ci­onar a opção “/”, que in­dica que esta par­tição será a raiz do Ubuntu.

    De­pois disso, clique no botão OK.

  • A par­tição com o tipo de fi­cheiros ext4 mas com o ta­manho di­fe­rente de 10GB, ou seja, a par­tição que criou para home, de­verá ser mo­di­fi­cada para o se­guinte:
    • Ta­manho da nova par­tição em me­gabytes (1000000 bytes): manter o valor;
    • Uti­lizar como: se­lec­cione a opção “Sis­tema de fi­cheiros Ext4 com journal”;
    • For­matar a par­tição: Ponha o visto caso tenha criado esta par­tição. No caso de estar apenas a ac­tu­a­lizar o seu com­pu­tador para esta nova versão do Ubuntu, então não ponha este visto, de modo a que o novo Ubuntu busque as vá­rias con­fi­gu­ra­ções do seu Ubuntu an­te­rior;
    • Mount point: nesta parte deve se­lec­ci­onar a opção “/home”, que in­dica que esta par­tição será a raiz do Ubuntu.

    De­pois disso, clique no botão OK.

  • Por fim, quanto à par­tição do tipo Swap, não pre­cisa de mo­di­ficar nada, pois o Ubuntu sabe o que fazer com ela au­to­ma­ti­ca­mente.

No final deste pro­ce­di­mento, a lista de par­ti­ções de­verá ter as ca­rac­te­rís­ticas das par­ti­ções se­me­lhantes às da imagem acima. De­pois de ve­ri­ficar se tudo está cor­recto, clique no botão “Avançar“!

O passo se­guinte pede-lhe al­guma in­for­mação pes­soal. De­verá di­gitar o seu Nome, o Uti­li­zador, que ser­virá de­pois para fazer o login no Ubuntu, e a senha, que de­verá ser fácil de me­mo­rizar mas ao mesmo tempo com­plexa de modo a que não possam en­trar no seu sis­tema fa­cil­mente. De­pois de pre­en­cher esses dados, clique no botão “Avançar” para pros­se­guir ao passo se­guinte.

O passo 7 serve para você, se quiser, mi­grar os seus do­cu­mentos de ou­tros sis­temas ope­ra­tivos para esta nova ins­ta­lação do Ubuntu. Serve, por exemplo, para passar os fa­vo­ritos do seu Win­dows para o Fi­refox do seu novo Ubuntu. Se quiser mi­grar algum desses dados lis­tados, basta pôr um visto e clicar no botão “Avançar“.

O passo final, o passo 8, serve para você rever todas as op­ções que es­co­lheu e, caso pre­cise de uma proxy, per­mite de­fini-la. No caso de pre­cisar de de­finir a proxy, essas op­ções estão dis­po­ní­veis através do botão “Avan­çado…“. No caso de não pre­cisar de proxy ou nem saber o que isso seja, então não se pre­o­cupe e clique no botão “Ins­talar” para co­meçar a ins­ta­lação do Ubuntu.

En­quanto a ins­ta­lação está em pro­ces­sa­mento, pode na­vegar na In­ternet, ou mesmo jogar algum jogo dis­po­nível por este Ubuntu no menu Apli­ca­ções→Jogos.


Quando a ins­ta­lação es­tiver con­cluída com su­cesso, ser-lhe-á apre­sen­tada a ja­nela se­guinte a pedir para rei­ni­ciar o Ubuntu para puder uti­lizar o seu novo Ubuntu!


Con­fi­gu­ra­ções Pós-Ins­ta­lação

De­pois de ter o Ubuntu ins­ta­lado, acon­selho a ins­talar todos os co­decs ne­ces­sá­rios para poder ouvir quase qual­quer tipo de mú­sica e de vídeo, bem como qual­quer fi­cheiro com­pac­tado que lhe possa apa­recer. Para além disso, este seu Ubuntu, ainda não tem a má­quina vir­tual Java para poder abrir de­ter­mi­nadas apli­ca­ções desse tipo nem tem o Flash da Adobe para poder ver ví­deos do You­tube. Muitas ou­tras dicas e re­co­men­da­ções po­derá en­con­trar na pá­gina re­fe­rida a se­guir que tor­nará o seu Ubuntu, num dos sis­temas ope­ra­tivos mais com­pletos que po­derá ter:

23 pri­meiros passos de­pois de ins­talar o Ubuntu Lucid Lynx

Ins­tale o Rain­lendar

Comentários (217)

Carregando... Logando...
  • Logado como

Hosting...

Trackback de Hosting

That is very attention-grabbing, You're an overly professional blogger. I have joined your rss feed and stay up for seeking extra of your excellent post....

2011...

Trackback de Watch The Rum Diary Online

hi!,I like your writing very much! share we communicate more about your post on AOL? I need an expert on this area to solve my problem. May be that's you! Looking forward to see you....

2011...

Trackback de Watch A Very Harold and Kumar Christmas

It is the best time to make some plans for the future and it's time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I want to read eve...

2011...

Trackback de A Very Harold and Kumar Christmas Full Movie

I've been absent for a while, but now I remember why I used to love this blog. Thank you, I will try and check back more often. How frequently you update your site?...

fat removal...

Trackback de fat removal

This is really attention-grabbing, You're an excessively professional blogger. I've joined your rss feed and look forward to seeking more of your excellent post....

2011...

Trackback de Yabas

I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Keep up the superb works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website :)...

jocuri gratis...

Trackback de jocuri free

This is really fascinating, You are an excessively skilled blogger. I've joined your feed and look ahead to in the hunt for extra of your great post....

holzhaus preise...

Trackback de holzhaus preise

[...]usually posts some incredibly interesting stuff like this. If you?re new to this site[...]...

online resume builder...

Trackback de resume software

This is really fascinating, You're a very professional blogger. I have joined your rss feed and look forward to searching for extra of your excellent post....

Here is my best view...

Trackback de ipad

I've been surfing on-line greater than three hours lately, butInever found any fascinating article like yoursIt�s pretty price sufficient for mePersonally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet might be much more ...

2011...

Trackback de Watch A Very Harold and Kumar Christmas

It’s actually a nice and useful piece of information. I’m glad that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing....

Ice Cream...

Trackback de Ice Cream

This is very interesting, You are an overly professional blogger. I have joined your feed and sit up for searching for more of your wonderful post....

Ice Cream...

Trackback de Ice Cream

That is really fascinating, You're a very professional blogger. I have joined your feed and stay up for in quest of more of your magnificent post....

Related...

Trackback de iPhone Szervíz

[...]just beneath, are numerous totally not related sites to ours, however, they are surely worth going over[...]...

Mr Nice Guy...

Trackback de Mr Nice Guy

[...]check beneath, are some completely unrelated web sites to ours, even so, they may be most trustworthy sources that we use[...]...

Gas Furnace Lennox...

Trackback de Gas Furnace Lennox

[...]although websites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we really feel they are basically worth a go via, so possess a look[...]...

czekoladowa fontanna...

Trackback de czekoladowa fontanna

[...]we came across a cool web-site that you just might get pleasure from. Take a appear if you want[...]...

Websites we think you should visit...

Trackback de self esteem

[...]although websites we backlink to below are considerably not related to ours, we feel they are actually worth a go through, so have a look[...]…...

Facebook Of Sex...

Trackback de facebookofsex

Websites we think you should visit......

Sources…...

Trackback de Free Music Downloads for iPods

[...]check below, are some totally unrelated websites to ours, however, they are most trustworthy sources that we use[...]...

You should check this out...

Trackback de Kerstpakket

[...] Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nevertheless really worth taking a look, whoa did one learn about Mid East has got more problerms as well [...]…...

Websites worth visiting...

Trackback de unlock blackberry bold 9790

[...]here are some links to sites that we link to because we think they are worth visiting[...]…...

Links...

Trackback de Financial

[...]Sites of interest we have a link to[...]…...

2011...

Trackback de Watch Puss In Boots Online

Thanks for another informative site. Where else could I get that kind of info written in such a perfect way? I have a project that I am just now working on, and I've been on the look out for such information....

Postar um novo comentário

Comments by

Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!