Em maio, o segundo beta do elementary OS foi lançado. As novidades que existem são em questões internas mas há algumas que podem ser vistas claramente. Vamos mostrar para vocês as maiores novidades que o equipe do sistema azul trouxe para os seus usuários. Vale lembrar que, por mais que seja um beta, o sistema está bem estável e utilizável em tarefas diárias. O elementary também está se mostrando, da mesma forma que o o Linux Mint, um bom trabalhador em comunidade. Além disso, se você utiliza máquina com o UEFI, fique tranquilo: o elementary agora suporta sua máquina!
Venha conhecer as novidades da distribuição e saber onde fazer o download.
Internacional
O elementary está mais internacional. Depois do sucesso do beta 01, a equipe do elementary recebeu diversas traduções de diversos idiomas. Por conta disso, o equipe resolveu trabalhar junto com a comunidade para traduzir tudo, até mesmo o Granite, o aplicativo de desenvolvimento framework do elementary. E isto faz com que o sistema azul fique em alta com os entusiastas de trabalho em comunidade, algo que está fazendo com que diversos usuários fiquem descontentes com outras distribuições. Isto faz com que os bugs de tradução se tornem cada vez menores nas próximas versões e o sistema fique mais completo.
Suporte a múltiplos monitores
Os usuários pediram e o elementary atendeu! Mostrando novamente que se importa com o feedback da comunidade, o equipe azul dedicou-se a resolver os bugs para isso. O Plank (dock do sistema), o Pantheon (desktop) e as configurações do sistema agora se comportam melhor com um outro monitor conectado.
Mudanças visuais
Aclamado pelo seu visual, que lembra bastante o MacOS nas questões metálicas e ícones azuis, mudanças foram realizadas no tema elementary. As pastas específicas (músicas, imagens e downloads, por exemplo) agora contam com ícones que fazem com que elas fiquem mais bem localizáveis.
Os botões de “on/off” agora ficaram mais simples, sem nenhum texto, porém com ícones que facilmente identificam se determinada função está ou não ativada, não sendo necessário nenhuma leitura. Apesar de On e Off serem palavras que já ultrapassaram a língua inglesa, ícones é uma maneira melhor de mostrar o que está acontecendo no sistema.
A dock Plank agora tem suporte a Temas. Isto significa que se você não gosta do tema Pantheon, existem 3 outras opções que podem agradar você.
Aplicativos atualizados
O sistema azul na versão beta 02 teve aplicativos atualizados. O aplicativo de fotos, Shotwell está com a versão 0.14.1 no sistema. Esta versão vem com melhorias na integração com o Facebook, por exemplo, e em fotos RAW. Bugs também foram corrigidos nesta versão.
O navegador Midori foi atualizado para versão 0.5. Trazendo melhor integração com o Granite, recurso de auto-completar, gerenciador de cookies e downloads, além de extensões e correções de bugs. O Midori também se integra melhor ao elementary do que outros navegadores como o Firefox ou Google Chrome.
O aplicativo Música foi o que recebeu mais atenção. Primeiro de tudo foi o nome. Depois da comunidade dizer que o nome Noise (barulho) não era apropriado para o aplicativo, este foi alterado para algo mais simples: apenas Music (em português foi traduzido como Música). Fora o nome, a funcionalidade das capas dos álbuns também foi melhorada, fazendo com que a pesquisa delas ficassem mais rápidas e inteligentes (apesar disto, muitas capas ainda não são reconhecidas e outras que são encontradas são erradas, porém isto não é culpa do elementary e sim das fontes que as capas são buscadas). Suporte a músicas em dispositivos internos, como usb, também foi incluído. Diversos bugs foram corrigidos, inclusive bugs que causavam o fechamento do programa inesperadamente.
O app de e-mail padrão do elementary, Geary, foi atualizado para a versão 0.3.1. Esta versão inclui o suporte à múltiplas contas, marcar e-mail como spam e estilo de conversa diferenciado. Mudanças muito bem recebidas, é claro.
Finalizando, o aplicativo Terminal foi atualizado para a versão 0.2. Esta nova versão corrige bugs e permite a personalização do aplicativo. Mas acho que você não vai querer mudar nada neste aplicativo. A transparência dele é o máximo. (:
O que mais mudou?
O elementary Luna Beta 2 está mais rápido, estável e cada vez mais caminhando para o lançamento final. Alguns aplicativos mudaram de nome também, como o Maya para Calendário. Algumas sessões de Configurações do Sistema também mudaram e o Wingpanel está funcionando cada vez melhor.
No Plank também foi incluido uma pequena “luz” que mostra se o aplicativo está ativo, algo que não exista e que incomodava muito no Beta 1.
A mudança mais importante é que o Beta 2 agora suporta instalações em máquinas UEFI.
Como fazer download do Elementary Beta2
O elementary Luna Beta 2 está disponível para download de forma completamente aberta e em duas versões para as duas arquiteturas existentes. Assim, conforme a arquitetura do seu computador, faça download de uma das seguintes versões do ElementaryOS:
- Versão 32 bits
elementaryos-beta2-i386.20130506.iso - Versão 64 bits
elementaryos-beta2-amd64.20130506.iso
É recomendável que você faça o teste md5 para garantir que o ficheiro transferido ficou 100% corretamente gravado. Assim, de seguida apresentam-se os valores md5 para os dois ficheiros:
Nome do Ficheiro | MD5 |
---|---|
elementaryos-beta2-i386.20130506.iso | 272040bcaf6af7ed93c3f4d9bbf5be32 |
elementaryos-beta2-amd64.20130506.iso | e2ed2d5bf24edededc2d459d5acc743d |
como eu faço pra instalar em dual boot e com cartao de memoria.
tentei utilizar esse exemplo http://elementaryosbr.org/sistema/instalacao/ mas nao conseguir instalar o app UNetbootin precisa de outro app que instale ele
O UnetBootIn é só instalar e usar, nada mais: http://ubuntued.info/3-maneiras-de-instalar-o-ubu…
como faço para instalar ele no dual boot
Estou achando muito bom! A interface, o tema! Tudo está funcionando muito bem! Melhor que muitas distribuições que se dizem prontas!
Estou escrevendo isso pelo Elementary OS :D e recomendo e muito a utilização dele, está simplesmente magnífico com o Gazette e os temas do plank *——–*
Para instalar o Elementary OS posso usar o tutorial do Ubuntu 12.04?
Sim, use exatamente o Tutorial de instalação do Ubuntu 12.04.
Obrigado Cláudio! Outra dúvida, será que tem algum perigo de eu perder dados durante a instalação? Quero dizer, depois de ter particionado o HD e tudo mais? Porque li no tutorial da instalação q se o disco não for desfragmentado direito posso perder dados ao particionar o HD, mas no meu caso já desfragmentei e particionei e não perdi dado algum. Daí pra frente há algum risco? Obrigado desde já.
Desfragmentar é necessário apenas para reduzir o espaço. A partir daí simplesmente na instalação não instale o Ubuntu por cima do Windows! :D De resto não precisa de ter medo rigorosamente nenhum! ;)
Alguém sabe dizer como se procura um arquivo no "files" do ElementaryOS já fucei tudo e não acho.
Outro detalhe o TOR Project parece não funcionar, ao clicar para dar o "autorun" ele abre o scratch (bloco de notas) alguém sabe resolver ?
Olha, ainda que minha opinião seja puramente irrelevante (pois eu mesmo acho que seja… rs…) eu não consigo ver absolutamente nada de especial nesse ElementaryOS. Acho as janelas (as cores) tão feias quanto as do "lindo e elegante" Mint. Ou seja, eu apoio completamente a ideia de que um sistema tem que ser estável, tem que ser leve, tem que ter muitos programas disponíveis na sua central de programas etc etc… porém, porque isso parece entrar em detrimento da beleza? do acabamento? do grafismo/estática? Aqui mesmo no "ubuntued" na "Série de visuais" temos, muito por baixo, uns 50 "temas" que são um milhão vezes mais bonitos que uma infinidade de distribuições Linux. "A meu chapa, mas beleza é bobagem… não importa…" É mesmo?? numa boa pessoal, não importa mesmo? Pra mim importa e é muito sim… e como importa, pois se assim não fosse, o meu Ubuntu (depois de manipulado por mim) não faria o maior sucesso nas minhas apresentações, com uma grande quantidade de pessoas dizendo "Cara que sistema é esse? é muito bonito isso aí…". Ou seja, existem coisas mais importantes pro pessoal do Elementary se preocupar, porém, estética também não deve ser motivo de preocupação? planejamentos? revisões?
Assim meu caro, descordo um certo ponto de sua posição, de antemão sou leigo no assunto, más o pouco que conheço vou compartilhar, o projeto do elementary OS Luna, se não me engano é feito inteiramente por designers e parceiros que atuam na aréa, e lhe digo com clareza, depois do mint, nunca vi umsistema operacional linux tão mockup quanto o elementary luna, tive o prazer de instala-lo e simplesmente a unica modificação que quiz fazer foi trocar o tema do dock para ficar transparente, pq o sistema era tão lindo que até mesmo meus proprios papeis de paredes não quiz utilizar devido a beleza dos que já vem nele, o melhor de tudo é que não vem como outros sistemas operacionais onde os wallpapers originais vem com ruido na imagem, são lisinhas, outro ponto é sua navegação tudo fica no dock, personalizavel, sem mais baaras feias ocupando espaço igual xp e linux antigos, todo o ambiente é clean e o melhor de tudo bem configurado não precisa nem sequer clicar, configurei cada aresta dos cantos eskerda abira os aplicativos, direita minimizava ou maximizava, não vejo a hora de sair a versão final, e por ser beta o unico problema que tive foi com a placa de video pois não aparecia o catalist no sistema normal, eu tive que instalar via terminal e abrir tambem, fora isso, é o sistema que sempre desejei, más é akela coisa, assim como você é apenas minha humilde opinião ^^
achei o luna mto bonito tb
mas seila, eu não acho graça no mint
ja tentei usar ele e acho mto estranho
carregado demais
o os luna alem de bonito ele apelou mais para o lado da simplicidade
oque com ctz chamou mto a minha atenção
esse eh um os motivos que eu prefiro o unity a boa parte das outras interface
kde por exemplo eu acho o cumulo da tosquice
mta coisa, o sistema fica extremamente inxado com tanta porcaria
na minha ordem de preferencia tenho o unity e depois o gnome shell
mas o pathenteon esta mto belo e simples tb, vou usar por mais tempo e ver se ele entra na lista dos meus ambientes rss
Baixando em 3, 2, 1… hehe
Gostei muito… vou usar em produção….
Distro boa mais conta com diversos problemas, espero que corrijam na versão final. Vou citar alguns : Catalyst não instala, Gala ou Pantheon possuem incompatibilidade em máquinas AMD é uma tristeza, fica com consumo exagerado e esquentando, não é leve, quem disse isso tá equivocado, mate, xfce ou lxde são bem mais leves.
Se tem placa Radeon ou processador AMD passe longe desta distro. Os caras são muito lentos para terminar a distro que é baseada no ubuntu 12.04.
Outro detalhe é que o grupo de tradução é bem fechado, rejeitam o pessoal de entrar, até mesmo eu que sou do grupo voluntário de tradução do ubuntu fui rejeitado, dizem só aceitar profissionais. O que vemos é maioria das coisas em inglẽs e longe de terminar esses betas.
Se um dia for lançada e solucionado os problemas será minha distro principal. Por enquanto o xubuntu 12.04 é minha distro principal.
Philipe este artigo não resolve o seu problema? http://ubuntued.info/instale-os-drivers-proprieta…
Para quem tem o Ubuntu 12.04 este artigo tem uma alta taxa de sucesso!
Também percebi um consumo excessivo de memória e o cooler do processador se esforçando muito para diminuir a temperatura da CPU. Meu hardware também é composto por processador AMD e placa ATI Radeon. O interessante é que depois de fazer as atualizações as coisas melhoraram bastante e não percebi mais esses problemas.
"Outro detalhe é que o grupo de tradução é bem fechado, rejeitam o pessoal de entrar, até mesmo eu que sou do grupo voluntário de tradução do ubuntu fui rejeitado, dizem só aceitar profissionais. O que vemos é maioria das coisas em inglẽs e longe de terminar esses betas."
Eu faço parte do time de tradução, me aceitaram rapidinho, não sou nenhum profissional. http://img443.imageshack.us/img443/2114/tadk.png
Não não apaga o comentário rsrs
Pensei que ele estivesse falando do Ubuntu '-'
Eu acho uma boa ter o grupo de tradução fechado, assim não acontece o mesmo que ocorre no ubuntu
lembro-me que antigamente a tradução do ubuntu era ótima, como quantidade não é igual a qualidade
e preferível ter poucos tradutores com qualidade, veja um exemplo, se possível abra o gnome-tweak-tool no ubuntu, na aba de escolha de tema existe uma opção "Atual", que na verdade é o local onde se altera o tema do Gerenciador de Janelas, a algum tempo atrás sugeri alterar esta String e até hoje continua do mesmo jeito.
Antigamente, digo, antigos tradutores eram pessoas que utilizavam os programas diariamente e testavam as traduções para ver o "Resultado" hoje acho que nem os revisores fazem isto, o que deixa em muitos casos a tradução mal-feita.
Depois da vinda do launchpad o nível das traduções caiu muito, é só observar com cuidado que você encontra alguns erros bobos, o traduções sem nexo.
Só um complemento… Estou preparando um "pos install" pro meu blog, e desde já adianto que todo o processo de instalação de multimedia do Ubuntu 12.04 (Precise) vale para o elementary (pelo menos aqui deu muito certo), com uma pequena alteração no comando de instalação dos pacotes medibuntu. A linha tem que ser:
sudo wget –output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/precise.l… && sudo apt-get –quiet update && sudo apt-get –yes –quiet –allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get –quiet update
É bom avisar, porque em todos os tutoriais vêm com um comando embutido para exibir a string da versão do Ubuntu, mas no caso o resultado é "luna", que não existe no medibuntu.
Muito bom o resumo, parabens. Eu uso o pantheon no Ubuntu 12.04 e acho ele fantástico, está cada vez melhor. Acho que a equipe do elementaryOs, deveria dar atenção especial para o birdie que pelo menos comigo, vive fechando sozinho, e o patheon-files, também apresenta alguns problemas.
Distro muito bom. Já uso ele a um certo tempo, so tive um problema com ele (ou não). Ele não tem o "icone de minimizar na aba". No mas recomendo o uso dele. Quanto a questão do layout do teclado, não tive esse problema. No
se for isso que te incomoda… http://www.elementaryos-br.info/2013/03/adicione-…
problema resolvido rss
Curiosamente eu estava usando o 12.04 e ontem lembrei do elementary, instalei ele a noite e o primeiro site que abri apos a instalação foi o ubuntued…. por coincidencia estava esse artigo logo na cara rss
showww
Cara, que legal ver isso… vocês falando sobre outra distro que não o Ubuntu. Parabéns o/
Na verdade o Elementary é Ubuntu! ;)
Eu instalei normalmente pelo apt-get install gnome-system-monitor
Eu testei o beta 2 em uma VM um dia desses e não encontrei o gnome-system-monitor… Nem consegui instalar ele. Alguém sabe algo sobre isso?
Daniel,
Por acaso também senti falta dessa excelente aplicação. Mas a solução é muito simples:
sudo apt-get install gnome-system-monitor
Ou então utilize a Central de Programas do Ubuntu para instalar esse pacote. Como o ElementaryOS é Ubuntu, tudo o que se faz no UBuntu pode-se fazer no elementaryOS! ;)
Valeu, mas da ultima vez que tinha tentado isso, a 1 mês mais ou menos não tinha funcionado nem pelo terminal =) hehehhehhe… Outro dia verei isso novamente.
Show show show… Não vejo a hora de sair a versão Final
Tentei instalar, mas não consigo instalar corretamente o layout de teclado. O mais interessante é que na instalação ele aceita e testa a configuração perfeitamente. Troca a letra "i" pelo "3" e outras loucuras. Uma pena, quero muito poder usar esta distro.
Olá Marcos,
Isso normalmente acontece quando o computador não foi comprado no seu país. Será que foi isso?
Bom na verdade não há nenhum problema. O que aconteceu foi aquando da instalação você fez next next next e não escolheu o teclado correto. Por padrão o Ubuntu e os sistemas baseados em Ubuntu escolhem o teclado mais comum do país que você escolheu. Mas parece que o seu teclado não é bem esse. E portanto, o que você tem de fazer é, aquando da pergunta de qual o teclado, você deve clicar no botão “Detectar layout do teclado” e serão feitas duas ou 3 perguntas simples que ao responder o Ubuntu vai descobrir imediatamente qual é o seu teclado. Esse botão aparece quando você está na instalação do Elementary:
No meu computador, na hora da instalação, eu fiz isso que você recomendou ao marcos, mas continua com o teclado todo desconfigurado. Quando clico no "U" ele digita "4", no "i" digita "5" e assim por diante. Depois que instalei, já usei todos esses Layouts de teclados mostrados na imagem acima, mas todos ficam incorretos. O engraçado é que na versão antiga do elementary meu teclado sempre pegou corretamente. As teclas que ficam desconfiguradas só funcionam corretamente quando seguro a tecla "Fn". Infelizmente, terei que desinstalar o elementary se não encontrar nenhuma correção rápido. Será que você pode me ajudar? Não queria ter que baixar outra distro e ter que instalar tudo novamente. Desde já, obrigado pela atenção e parabéns pelo seu trabalho aqui no Ubuntued. Abraços. PS; desculpe os erros de português, digitar assim ta complicado.
Se estiver utilizando um notebook, o problema se deve ao fato de o NumLock estar ativado. Infelizmente enfrentei esse problema, basta desativá-lo utilizando a combinação Fn+NumLk.
Anderson, muito obrigado. Já estava pronto para desinstalar, rs.
Obrigado.
Na minha opinião não tem nada haver publicar esse tipo de post de outras distros, aqui no ubuntued. Como o nome até faz menção ao o Ubuntu. Quer pegar o barco do Ubuntu que é o mais famoso e fica colocando essas distros. Affz sem noção, cria um novo site e posta amigos.
Em primeiro lugar e antes de falar sobre este assunto que você quis entrar de forma ofensiva, eu respondo-lhe: você prefere estar na ignorância ou conhecer novos mundos e escolher qual a solução mais apropriada para si? Se me disserem que há soluções melhores, eu agradeço que me avisem, seja do que for. Seja a electricidade de casa, seja o combustível que eu gaste, seja o sistema operativo que eu tenha. Se me disserem que há algo melhor, eu vou aceitar a recomendação e investigar mais.
Sobre o assunto em concreto que você quis atacar tanto aqui como no forum, a minha resposta é simples: o ElementaryOS é UBUNTU. Aliás, o ElementaryOS é pouco mais que um ambiente gráfico e uma mão cheia de aplicações. De resto é Ubuntu. O mesmo acontece com o Ubuntu, ele é apenas um ambiente gráfico, Unity, com um kernel com alguns patches interessantes e de resto é DEBIAN. Por isso não vejo qual o problema de falar da família LInux.
E para provar isso basta ver a quantidade de utilizadores leitores do Ubuntued que gostaram de ver este artigo e outras matérias sobre o ELementaryOS.
Apoiado Cláudio, apresentar novas soluções é sempre válido. E parabéns a você por isso, que não esconde as possibilidades e novidades que estão ao nosso redor. Adimiro o seu senso crítico e analítico das coisas e passa longe de ser um puxa-saco da Canonical como vemos na maioria dos sites sobre Ubuntu, onde apenas dão as notícias mas não têm a sua coragem e ousadia para expressar uma opinião. Parabéns pelo seu trabalho, pelos textos e informações compartilhadas conosco e acima de tudo pela coragem de refletir e expressar seus pensamentos. Coisa rara no mundo do corporativismo.