O maior objetivo do ecossistema Ubuntu é ter uma unicidade entre os vários dispositivos, em que todos eles usem a mesma interface, ou algo muito semelhante. É precisamente por esse motivo que o nome do ambiente gráfico do Ubuntu chama-se “Unity” – unidade.
Nos últimos meses, a Canonical – empresa que desenvolve o Ubuntu – tem desenvolvido uma nova versão do Unity, chamada de Unity Next ou simplesmente Unity8. Esta nova versão está já presente no Ubuntu Touch (para dispositivos móveis) e agora passou a estar também disponível para o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander.
Na verdade, ao contrário do Unity8 presente no Ubuntu Touch, que funciona já relatiavemente bem, como se espera que no final funcione, no caso do Unity8 passou a estar disponível para o Ubuntu 13.10 mas de uma forma ainda muito alternativa.
Os desenvolvedores iniciaram o desenvolvimento do Unity8 com prioridade no Ubuntu Touch e portanto há muitos pormenores a serem desenvolvidos no Ubuntu para computadores. De tal forma que atualmente se você instalar o Unity8 no seu computador vai poder testá-lo apenas dentro de uma janela.
Claro que o próximo passo é pô-lo a funcionar normalmente no Ubuntu, sem ser dentro de uma janela, no entanto, isso deverá demorar algum tempo pois só farão isso em sintonia com a utilização do Mir, o que significa que têm de desenvolver relativamente bem dois grandes projetos para que ambos funcionem satisfatoriamente bem.
Para além disso, o Unity8 foi disponibilizado acima de tudo para ser testado e não para ser usado de forma regular, normal. De facto, isto é tão verdade que o Unity8 está numa fase preliminar de desenvolvimento no Ubuntu 13.10, não será o ambiente gráfico do Ubuntu 14.04 e só é esperado que esteja finalizado no Ubuntu 14.10.
Instalação do Unity8 no Ubuntu 13.10
Instalar o Unity8 no Ubuntu 13.10 é algo tremendamente simples, pois você apenas precisa de clica no botão abaixo ou então executar o comando seguinte no terminal:
O download é de cerca de 8MB e a instalação é muito rápida. Sendo assim, quando a instalação terminar, você pode desde logo experimentar o Unity8. Para tal, abra o terminal (ou então faça a combinação de teclas ALT+F2) e escreva o seguinte (e carregue na tecla ENTER claro):
Depois disso, aguarde alguns segundos e o Unity8 será aberto numa nova janela. Você poderá experimentar esta nova interface que não muita em termos de usabilidade para o Unity atual. O que muda é acima de tudo os efeitos visuais e o próprio aspeto, que está tudo mais elegante.
Você poderá ver o processo de instalação e execução do Unity8 no vídeo seguinte. Se você estiver atento, o software deu vários problemas, nomeadamente de não responder aos cliques, tendo de redimensionar a janela para que o Unity8 voltasse a funcionar, a ser responsivo.
Pequena reflexão crítica
Antes de mais, qualquer que seja o bug que possa aparecer, é perfeitamente normal visto que o Unity8 ainda está em fase de desenvolvimento inicial, a mais de um ano da sua oficialização. No entanto, há vários pormenores que infelizmente não agradam ninguém, nomeadamente a falta de interação, de não responder aos cliques. Este tipo de bugs normalmente são bastante difíceis de encontrar por isso esperemos que os programadores consigam detetar rapidamente qual o problema.
Para além disso, nota-se perfeitamente que há muita coisa estática ainda, nomeadamente o browser. Sim, estranhamente este Unity tem um browser, que não devia ter, visto que já temos o Firefox ou possivelmente o Chromium quando o Unity8 for publicado. Nesse sentido, esta funcionalidade não me pareceu muito inteligente.
Apesar das muitas coisas más que se pode encontrar e visualizar no vídeo acima, há muitas outras boas. O unity8 está claramente muito mais rápido que o Unity atual que vem por padrão no Ubuntu. A fluidez é muito grande e nota-se que o sistema nem trava nem um pouco em nenhuma situação, o que é ótimo! Para além disso, há já várias coisas dinâmicas, nomeadamente a procura de aplicações e ficheiros já funciona e inclusive você pode até abrir programas e imagens.
Cara, dá vários erros durante a instalação… Não consegue descompactar os arquivos, dá um monte de erros
Todo projeto precisa de investimentos, e o que a Ubuntu está fazendo é isso, investir no seu negócio.
gosto muito do unity, mas só vou poder trocar o kde por ele no dia que o unity parar de devorar a bateria do meu note…
Venho utilizando o ubuntu 13.04 em meu note e o consumo da bateria tem sido bem aceitável.
Ai estou usando o ubunto desde a verção 12.10 e eu acho que a durabilidade da bateria ta praticamente = ao Windows mas eu geralmente uso o brilho no mínimo dai sinto que a bateria dura bem mais tempo com o brilho no máximo dura a mesma coisa que no Windows. minha configuração é pentium dual core de 2.0GHZ, 2 GB de ram, HD de 320GB. Essa é a configuração do meu notbook
Bom, posso estar errado, mas acho que aquele browser pode ser apenas o browser padrao do ubuntu touch já que ainda não existe um firefox ou chromium e como isso é apenas uma preview, eles ainda não se preocuparam em tirar o navegador no port para o desktop
se for rápido ainda volto um dia..
É elogiável o empenho e obstinação da Canonical em investir em projetos próprios e ambiciosos como o Unity e o Mir. Porém, ao meu ver, o Ubuntu não está mais tão ligado ás suas origens (Linux para seres humanos), pois o "Ubuntu Linux" sequer parece no atual logotipo da distro, sendo chamado apenas de Ubuntu. Há uma tendência mercadológica que se pode perceber, por exemplo, a parceria da Canonical com a Amazon e oferecer software pago na (Central de Programas do Ubuntu). Oferecer um ambiente desktop universal para diferentes segmentos como tablet, smartphones, notebook, desktop como Unity (Unidade), é o mesmo que querer que a carroceria da ferrari caiba na estrutura da Ford, Fiat, Woskswagen com a mesma facilidade que se veste uma luva em uma das mãos, ou seja, algo absolutamente irreal de ser feito facilmente. O atual Unity, já em uso, precisa de muitas melhorias para chegar perto de um ambiente como KDE que está anos luz na frente, em estabilidade, usabilidade e beleza. Por este motivo que estou migrando para o KDE, pois afinal, a filosofia do software livre é: Seja livre para escolher o que funciona para você, e não ao contrário. Apenas minha opinião! Um grande abraço Cláudio, bom artigo!
Ao nível de programas, na sua grande maioria, também acho algo impossível de se ter em sintonia nos vários dispositivos. Já relativamente ao Unity, acho-o uma boa aposta nessa unicidade. Só espero é que a ideia do browser tenha sido apenas um erro.
Concordo com você. Apesar de gostar muito do Unity, mas não me prendo a ambientes desktops seguindo tendências e propagandas. Gosto da liberdade de escolha e, seguindo esta essência, na qual é (ou foi) baseada a filosofia do software livre. Quanto ao KDE tenho uma birras com ele, mas nada que se não possa resolver ou acostumar. Também já usei o cinnamon do MInt e gostei.
Dscorrdo de você.
O ubuntu veo tornando linux ebm usual e prático em relação a alguns anos atraz.
se a canomical quer fazer algo diferente nós temos que apoiar. afinal é pra nós mesmo o resultado de boas ideias.
É muito bacana esse Unity8, não uso ubuntu mas tenho quase certeza que quanto lançarem esse Unity8 certamente passarei a usa-lo… achei muito interessante os apps e sua aparencia como um todo… só não gosto das inúmeras funçõesque acho inúteis no sistema padrão, por isso não uso o Unity7, principalmente as pesquisas, acho uma idéia sensacional pesquisar pelo Dash, mas as pesquisas são muito capadas, você pesquisa por algo e tem que abrir depois no browser para completar a pesquisa, sendo assim, encontramos redundância no uso, veja o win8 que copiou da Canonical essa idéia, a pesquisa sai completa, sem precisar abrir o browser… espero que o Unity8 traga melhorias nessa ferramenta, e os paginas que se integram ao menu da cartinha, acho outra coisa errada, a idéia teria que ser mais completa, só seria útil se funcionasse sem precisar estar logado pelo browser no serviço habilitado, por exemplo facebook, gmail, yahoo mail etc.. por isso uso GS pela simplicidade…
"Uniyt" no título.
Olá Guilherme,
Muito obrigado pelo aviso. Já corrigi! ;)
Abraço