Durante a UDS-S do mês passado, onde foram discutidas várias opiniões e metas importantes para o Ubuntu 13.10, houve um tema que se sobressaiu: usar o Firefox ou o Chromium como navegador de Internet padrão do Ubuntu.
Desde então (e já antes!) tem havido discussões públicas onde se argumenta qual o melhor browser. Esta poderá ser uma eterna pergunta, em que só o futuro o dirá. Por esse mesmo motivo, a pergunta oficial por parte do pessoal do Ubuntu é: qual o browser mais apropriado para a comunidade. Você tem alguma opinião formada? Partilhe-a aqui nos comentários!
Tal como referido, a discussão realizada na UDS continuou nas mailing lists do Ubuntu Desktop, iniciada por Jason Warner, gestor do Ubuntu Desktop, da seguinte maneira (tradução livre):
Durante as últimas semanas tenho visto vários artigos e comentários sobre a possibilidade de se trocar de browser. Por isso quero focar a discussão em alguns pontos chave:
- Isto NÃO é uma discussão de qual browser é melhor;
- Isto NÃO é uma discussão sobre qual browser tem mais funcionalidades, ou tem porque tem a funcionalidade X, Y ou Z;
- Os nossos valores continuam a centrar-se na liberdade e na abertura. No entanto, não levem esta discussão para “qual é o mais aberto/livre”.
O que é importante, e que deverá ser o fator decisivo, é a experiência de utilização para o usuário final. Qual browser, na generalidade, é a melhor solução para o usuário comum final?
Pontos interessantes a serem refletidos
Antes de você partilhar a sua opinião, convidamos-lhe a refletir um pouco sobre alguns pontos bem interessantes que anunciamos abaixo. Não queremos com estes pontos defender nenhum dos browsers, queremos que este artigo seja o mais imparcial possível.
Estatísticas do Ubuntued
Um dos pontos mais importantes a incluir na resposta à pergunta do Jason Warner é: qual é o browser mais comum? Independentemente de qual o browser mais utilizado, esta resposta não deve ser vista como o factor determinante, uma vez que a questão do mais popular depende muito de investimentos em publicidade e até em qual browser padrão vem nos sistemas operativos. Prova de que as estatísticas poderão não ser algo correto é o facto do Internet Explorer ter tido a maior fatia durante muitos anos, mesmo sendo um browser relativamente fraco.
Em todo o caso, atualmente e cada vez mais denota-se uma maior liberdade de escolha. Apesar disso, devemos ter sempre em conta que os valores dos browsers padrão poderão estar um pouco inflacionados, por precisamente serem padrão. O peso deste ponto fica a seu critério. Sobre as estatísticas do Ubuntued, iremos dividir pelo Blog e pelo Forum.
Utilizando o intervalo de tempo de apenas do ano de 2013, as estatísticas de qual o browser mais utilizado pelos leitores do Ubuntued, dão vantagem clara ao Chrome (que inclui o Google Chrome e Chromium), com mais de 50%, sendo que o Firefox é o segundo browser mais utilizado com 40% das visitas.
No mesmo intervalo de tempo, as visitas no Forum do Ubuntued são ainda mais expressivas para o lado do Chrome, em que cerca de 54% dos utilizadores recorreram a esse browser:
Usabilidade do browser
Um dos pontos mais importantes na escolha de uma aplicação é a sua usabilidade, ou seja, a sua facilidade de utilização sem necessidade de recorrer a ajudas. Serão os dois browser simples de utilizar? Esta análise é muito dificil de realizar para quem está habituado a usar mais um dos browsers. Quem estiver nessa situação acaba por responder imediatamente: “é o browser X porque nos outros não me sinto à vontade.”
Mas será o browser que você usa o browser mais simples? Para responder a isto é necessário realizar perguntas básicas sobre o propósito deste tipo de programas. Por exemplo: será fácil fazer uma pesquisa na Internet? Será fácil aceder ao histórico? Quão difícil é guardar senhas para manter sempre conectado? O Speed Dial (os sites mais visitados que são apresentados logo no arranque do browser) é fácil de manusear? Será a questão da facilidade de tradução um factor importante também?
Velocidade e compatibilidade
Ambos os browser são perfeitamente compatíveis com qualquer computador, no entanto, cada vez mais vemos que estes dois browsers têm mais funcionalidades, o que é bom para a usabilidade, mas que tornam estes programas pesados. O Chrome (Chromium) é muitas vezes criticado por utilizar demasiada memória, mas por outro lado ao fazê-lo torna-se consideravelmente mais rápido que a concorrência.
Para os computadores mais antigos, o uso abusivo de memória é um problema pois acaba por obrigar o sistema a utilizar a memória SWAP que inevitavelmente põe o computador lento. Será a fatia de computadores antigos um ponto importante nesta decisão? Será que esses computadores antigos (que não funcionam bem com o Chrome) funcionam no Unity?
Por outro lado, apesar da velocidade ser um factor importante, talvez a fluidez seja algo ainda mais importante. Qual o mais fluído nas animações dos sites? Qual o browser que menos vezes bloqueia devido ao seu peso?
Confiabilidade do browser
Neste ponto, na discussão Chromium VS Firefox, a resposta é igual para os dois: eles são confiáveis porque são open-source. Já no caso do Google Chrome não podemos dizer isso, mas esse não entra nesta discussão. No entanto, a confiabilidade dos browsers não pode ser limitada apenas à questão do ser livre ou não.
A confiabilidade de um browser deve ser algo visto a longo prazo, mediante a instituição que o desenvolve. Apesar de serem dois browsers abertos e com desenvolvimento que aceita ajudas da comunidade, na verdade os dois browsers têm objetivos claros que definem exatamente os seus caminhos. No caso do Chromium o caminho será sempre a velocidade para melhorar a experiência do usuário. Pelo contrário, no caso do Firefox, denota-se que as prioridades são mais humanas. A Mozilla várias vezes se destacou por defender os direitos dos seus utilizadores, aliás inclusive ela está atualmente em “guerra acesa” contra as grandes empresas devido ao facto de limitar drasticamente o controlo dos utilizadores para realização de publicidades. Saiba mais aqui:
Será que o Chromium terá uma política de desenvolvimento tão ajustada à defesa do seu utilizador final?
Consistência com o sistema
Ambos os browsers não utilizam o padrão das interfaces do Ubuntu, o GTK3. O Firefox ainda utiliza GTK2 e o Chromium tem uma interface mais alternativa. Nestes dois factores nenhum se destaca na positiva.
No entanto, há alguns utilizadores que defendem a utilização do Chromium uma vez que ele utiliza o Webkit para renderizar as páginas. Ora esta biblioteca Webkit é utilizada em várias outras aplicações do Ubuntu e Ubuntu Touch. Ora, como o Firefox não utiliza essa biblioteca pode-se considerar que é algo redundante. No entanto, tal como pode ver pelo link abaixo, deve-se ter em atenção que a Google resolveu fazer um fork (um novo projeto) do Webkit, chamado Blink, para resolver alguns dos seus problemas, o que significa que este ponto pode não ser a vantagem que muitos diziam existir.
Muito mais se podia dizer, nomeadamente da cloud, segurança, flash, entre outros pormenores. No entanto, esses pormenores ficam a cargo das vossas respostas. ;)
E você leitor do Ubuntued,
que browser deve vir no Ubuntu 13.10?
O Chrome e o Chromium tem um defeito muito grave pelo menos no Lubuntu 13.10 eles não perguntam com qual programa nós desejamos abrir determinado ficheiro quando clicamos direto no ficheiro apos download naquela barrinha de download que aparece em baixo. No meu caso baixando extrato do banco em xls ele abria com firefox apos eu ter desinstalado o gnumeric porque quero usar o LibreOffice e precisava desisntalar o FireFox para ele abrir como LibreOffice, mas sem o FireFox e com o Gnumeric e o LibreOffcie ele abre com o LibreOffice, mesmo depois de a gente selecionar com o gestor de ficheiros o programa que queremos que seja usado para abrir determinado tpo de ficheiro. O chrome nem o chromium dão hipotese ao user de dicidir.
Já o FireFox na mesma situação ao clicar no file lá na barrinha abre um caixinha perguntando com qual programa queremos abrir e se desejamos que seja sempre com aquele, é muito mais educado .Por outro lado ouço dizer que o FireFox com muito uso começa a fazer cada vez mais cache e demora cada vez mais tempo abrir .
Chrome ta um sugador de memoria ta loco dsuahdios, é otimo mas 500mb de ram pra um navegador acho meio tenso, por isso prefiro o FF ainda.
Podem mudar pro navegador que quiserem; que eu instalo o Firefox em seguida! :p
@Anderson, se escolherem o Firefox você não o instala de seguida xD
;)
Preferiria ter uma tela facil que me oferece a opção de instalação daquele que for de minha preferencia logo após a instalação do sistema.
Então tá DECIDIDO! Que neham os dois instalados…pronto!
Satisfaz a Gregos & Troianos
Eu voto e no chromium q é aberto e rápido, oq adianta a "raposa pegar fogo" e morrer na largada! rs.
Do mesmo jeito que você atualmente instala o "Chromium"; eu instalarei o Firefox caso ele não seja mais o navegador nativo no Ubuntu. Que coisa é essa de "pegar fogo e morrer na largada"??? Firefox nunca me deixou na mão; o Chromium continua sendo o melhor pra você e viva a liberdade! Viva o Firefox! Viva o Chromium e viva o Linux! :D
Por mim deveria ter todos os dois, ambos são ótimos browsers.
browser de verdade é o Mozilla Firefox. o restante são ferramentas de fazer download do Mozilla Firefox.
Eu uso dois navegadores. mas uso mais Chrome do que Chromium pois Chrome sempre fica atualizado e o Chromium ainda esta desatualizado. o que é mais importante que navegador fique mantendo em atualizado. larguei Chromium em vez de usar Chrome até hoje. Firefox atualiza sim assim lança nova versão. faço questão de segurança, tem que garantir de segurança. que infelizmente Chromium esta em versão 25 e o Chrome já esta em 27 versão. nem é justo,o chromium tem que fica mantendo de atualizado sempre.
Mas isso é culpa da Canonical que não o inclui nos repositórios. É que versões do Chromium existem e com muita regularidade! ;)
Prefiro o Firefox e pronto!
Prefiro o Firefox por ter uma extensão para baixar vídeos chamada ANT VÍDEO DOWNLADER que sempre uso para baixar meus vídeos rapidamente. A vantagem do Chrome é apenas por causa da minha conta do Gmail que possibilita ficar tudo on line, inclusive os favoritos.
No Firefox eu uso e recomendo uma extensão pra mesma finalidade; que se chama: Fast Video Download(FVD)
;)
Uai sô ! O que eu gosto na raposa de fogo é o recurso que só carrega a aba atual quando aberto( as vezes deixo 5 ou 6 abas memorizadas) nos outros browsers( não é o chefão do super mário) é carregado tudo, e pra minha net demora tambem!!
Creio que não se meche em time que está vencendo! Se a equipe estiver disposta a ter que receber futuras e possíveis reclamações, OK, assumam o novo, porém é sempre válido testar inovações, desde que seguras e com a consciência de que é um risco e que pode vir a dar problemas.
Continue com o Firefox que já marcou a história do Ubuntu e se tornou tradição. Se o usuário quiser o Chrome ou até o iexplorer ( rodando via wine), ele instala depois.
Eu acho que a Canonical deveria criar um instalador de browsers que iniciaria como um popup na inicialização uma janela com as opções de navegadores a serem instalados, onde seria possível a cada usuário instalar o que melhor lhe convier.
Já faz tempo que essa suspeita de mudança de browser persiste no imaginário das pessoas, e já que agora é uma preocupação oficial, gostaria de dar a minha opinião: entregue o sistema sem nenhum e cada usuário que escolha o seu.
Eu ficaria com o Chrome sem dúvida.
Firefox, sem dúvida nenhuma!!! Utilizo o Firefox desde a versão 1.5 em diante e sei que a raposinha tem mais tempo de chão no mundo da web (tirando o Internet Exlixo). Pois me faz sentir mais seguro por causa da experiência que ele tem no ramo, e outra é a privacidade, a mozilla é uma empresa séria não é que nem a google que pode estar garimpando informações dos usuários e quem sabe disponibilizar isso para alguém tipo o governo do USA.
@VaGNaroK, não estamos a falar do Google Chrome que é fechado. Estamos a falar do Chromium que é open-source! Portanto acho que é altamente improvável que façam algum abuso de privacidade, uma vez que vão ser facilmente descobertos visto que o código é aberto.
No Google Chrome não me admiraria que isso acontecesse. No Chromium não me parece. ;)
Tenho uma opinião/sugestão, ao invés de ter um navegador padrão, o usuário poderia escolher durante a instalação do sistema (se for o caso), ou escolher por uma espécie de ícone "Internet", assim poderia escolher um ou os dois para a instalação. Digo isso por que o Ubuntu é a distro mais popular para quem vai começar e seria realmente ótimo você ter escolha, e sempre odiei máquinas que vinham com programas pré-instalados, mas para quem é novo neste mundo tecnológico ter escolha é realmente ser livre! (realmente não né, mas fica mais próximo). Por último, para eu, seria o Firefox, por questão de preferência mesmo!
Eu acho que não há necessidade de uma discussão. Bastava avaliar as estatísticas e colocar o mais utilizado. Eu não me importo de ter o chrome como browser padrão se a maioria usa. Eu apenas vou instalar o Firefox depois e usar ele. Já faço isso no Windows, não vejo problema em fazer no Linux. Mas eu prefiro o firefox até porque ele é aberto e não deve nada para o Chrome.
Ainda prefiro o Firefox pela quantidade de extensões disponibilizadas para ele e que na minha opinião O Navegador da Google ainda não tem. Sei que existem extensões muito boas para o Chromiun e o Chrome , mas não chega aos pés do que existe para o Firefox, alem de que a diferença de velocidade nem é tão perceptivel assim. Mas existem gostos e gostos e é isso que vale, mas fico com o Firefox.
Sempre utilizei o Chromium, mas de um tempo para cá, mais ou menos uma semana, resolvi dar uma chance ao Firefox. Tenho gostado bastante da experiência que ele proporciona, sendo bem mais leve que o Chromium, economizando uma quantidade considerável de RAM, tanto que neste momento os processos rodando aqui estão consumindo "somente" 1.1 GB de memória.
O único problema do Firefox (que também tenho no Chromium) até agora foi o fato de o afinador online que eu utilizo para afinar minha guitarra não funcionar, além disso, mais do que o recomendo.
Eu possuía diversas restrições ao uso do Chrome, mas elas acabaram a partir da versão 19 quando houve uma maior integração à utilização de recursos do Java, que para utilização no trabalho são muito importantes; e bancos. Houve ainda a consolidação do uso dos recursos de sincronia que são fabulosos: favoritos, histórico de uso e senhas, bem como, as extensões, todas elas atualizadas onde quer que você vá.
Sempre gostei do Firefox e na falta da possibilidade do uso do Chrome ele seria minha segunda aposta.
Concordo que bem configurado o Firefox pode ser, além de mais rápido, mais seguro que o Chrome, mas nada que seja simples para o usuário mediano.
E pode ser que achem minha postura radical, mas as máquinas antigas devem ser dimensionadas dentro das suas possibilidades, então os desenvolvedores não tem que produzir hoje material para rodar num K6-2. Acredito, sim, que se o usuário ainda possuir uma máquina com mais de 10 anos funcionando, deve procurar soluções que se adequem ao seu hardware e não transferir essa responsabilidade para os desenvolvedores. É claro que ninguém vai querer um navegador que precise de 8gb de RAM pra rodar, então vai do bom senso de todos.
Prefiro o Google Chrome, simplesmente por ser rápido, velocidade é essencial xD
Olá a todos,
Dada a minha experiência, fiquei com boa impressão relativamente ao Chromium (Versão 27.0.1453.110 Debian 7.0 (202711)) presente no Debian 7, face ao Google Chrome (Versão 27.0.1453.110-r202711) disponível no site oficial. O Chromium é mais simpático (mais rápido e mais leve) que o seu correspondente distribuído de forma fechada, tendo em conta a mesma versão.
Mas como sou e tenho sido utilizador de Firefox por muitos anos, existem algumas situações em que me sinto mais seguro neste que no Chromium e seus derivados. Assim acabo por usar os dois, Firefox e Chromium.
De qualquer forma, independentemente do que escolham como navegador principal, de uma forma ou de outra eu teria de instalar o outro. Ora se vier com Chromium (como acontece com o Lubuntu), apenas tenho de instalar o Firefox, i.e., apenas mudou o nome da aplicação que tenho de instalar xD
Cumprimentos,
Luís Cardoso
Em tempos de PRISM escolho o Firefox.
Também prefiro o Firefox, usei durante um tempo o Chrome, mas voltei pro Firefox, antes até de saber da espionagem do governo dos EUA, por motivos das funcionalidades serem mais adaptadas ao Ubuntu do q o Chrome
Pessoal atenção! Estamos a falar do Chromium e não do Google Chrome! Aceito perfeitamente que digam isso sobre o Google Chrome. É normal visto que este é fechado. No entanto o Chromium é aberto. Qualquer pessoa pode ver o código e portanto se acontecesse algum abuso eles seriam descobertos!
aí está uma questão que acho que faz falta no ubuntu:
uma opção "instalação costumizada" em que se pudesse escolher:
-browser default
-office suite
-outra tralha default…
Concordo com o @vinicius_ianni e acho que seria muito interessante colocar isso como opção de instalação (mesmo assim haveria uma opção padrão, ou recomendada, mas muito interessante a solução).
Eu prefiro o Firefox pois considero muito mais simples para um usuário iniciante (acredito, por exemplo, que seja confuso o conceito da omnibox para quem esta tendo seu primeiro contato, além da forma de adicionar novas ferramentas de busca).
Quanto a vantagem de manter o perfil em mais de uma máquina, concordo ser mais simples para um usuário a configuração da conta google, mas o FF tem o Sync, que uso a muito tempo e sua maior complicação é a “burocracia”, mas que garante muito mais segurança.
Para o usuário avançado, considero o FF mais flexível.
Em suma, fico feliz com essa rivalidade existente, pois quanto mais segmentado for, desde que mantendo proporções similares, um “mercado”, maior será a inovação, atenção e eficiência, trazendo constantemente melhorias para o usuário final.
Reynegton, nunca passei por esse problema antes mas apesar de ter gostado muito do Ubuntu 13.04 prefiro usar distros com suporte longo e mais estáveis como as versões LTS. Esse problema do flash no teu PC parece ser bem atípico mas de qual forma você instala o flashplayer no Ubuntu? Você instala o pacote ubuntu-restricted-extras ou faz uma instalação separada do flash?
É isso possivelmente estará relacionado com o modo como se instala os pacotes multimédia. Esta maneira nunca me deixou ficar mal:
Nenhum dos dois, deixa o usuário escolher durante o processo de instalação / atualização do sistema.
Se realmente é uma questão de liberdade e todas essas lindas coisas que se apregoa no movimento do software livre, isso deveria ser tão obvio quanto respirar.
Também defendo bastante essa filosofia. No entanto, sou da opinião que isso (e outras escolhas se necessário) devem ser apresentadas apenas em modo avançado, como um extra. Caso contrário, são passos a mais na instalação que complicam os utilizadores menos conhecedores das áreas das tecnologias.
Apesar de nós conhecermos os vários browsers e termos as nossas opiniões formadas, nós somos uma minoria nesse aspeto. A grande maioria simplesmente usa o browser padrão. Aliás, prova disso é o facto de o IE ter permanecido durante muitos anos como o browser com maior destaque. Por isso, por padrão a instalação deve continuar igual, mas deve haver a determinada altura escolhas pessoais, nomeadamente até sobre a suite de escritório, visto que há muita gente que prefere o OpenOffice por exemplo.
Concordo plenamente, e se tiver que vir com um navegador padrão, eu votaria no que se adaptar melhor ao sistema, quem sabe um tema mais coerente o que nenhum dos dois ainda fez, vide o Firefox pra win, que economia de espaço!
Sou usuário Firefox e não troco por nada, mas se o Cromium se ajustar melhor ao Unity, eu uso numa boa.
Pro usuário final tem que ver todo o contexto, não adianta focar nos navegadores, ambos terão inúmeras virtudes e defeitos.
Era exatamente isso eu que iria sugerir, por mim ambos os navegadores são ótimos (uso os dois).
Creio que responder a essa pergunta seja algo meio complicado, porque se analisarmos de forma mais crítica, os dois navegadores tem suas virtudes. Por exemplo, e como já citado: "no chrome a integração de favoritos, senha e etc até porque se usar o mesmo perfil em outra maquina os favoritos ficam iguais". Já o Firefox tem os "complementos" que são muito bons, simples e eficientes. Eu uso regularmente o Chrone/Chromium, porém, quando o assunto é fazer um download de algum vídeo de algo como Youtube, uso o Firefox (com o complemento DownloadHelper). Obs. Nunca encontrei qual seria o motivo, mais o Firefox sempre teve um certo aspecto de "congelar" na minha máquina, já o Chrome é uma bala.. !
Pois, eu uso o Firefox a maior parte do tempo, mas essa coisa do congelar a mim acontece-me com alguma regularidade. Claro que isso acontece pois ando sempre com cerca de umas 70 a 100 abas abertas todos os dias. Sim doentio eu sei. Mas o que é facto é que em computadores com memória suficiente, como é o caso do meu, essas coisas não afetam a velocidade do Chrome, ele simplesmente é rápido!
Sobre os downloads, recomendo vivamente a utilização do SteadyFlow! Gosto muito dessa aplicação e pode ser facilmente integrada nos browsers. Conheça-a:
Eu voto para que o Firefox seja o padrão, embora eu use normalmente os dois browsers, o Firefox reservo para bancos e navegação geral, e o chromiun uso para abrir as contas do gmail criando usuários diferentes, algo que o firefox ainda não faz.
Eu uso o chrome pelos mesmos motivos ai do Reynegton, integração de favoritos, senha e etc até porque se usar o msmo perfil em outra maquina os favoritos ficam iguais
Eu gosto particularmente do Chrome. Mas usaria o Chromium.
Essas Estatísticas são impressionantes. Não sabia que o Chrome estava tão "avançado".
Sobre a minha opinião, eu uso diariamente, 99% do tempo o Firefox. No entanto, adoro ver a velocidade do Google Chrome. Não uso o Google Chrome por ser proprietário, simples. É uma questão de gosto, não uma questão de xiitismo, aliás, parece um contrassenso mas eu uso o MS OFfice.
Em todo o caso, apesar de eu gostar muito do Firefox pelo seu percurso a defender o utilizador (são várias as situações em que a Mozilla defendeu-nos!!) eu acho que se o Chromium disponibilizado nos repositórios do Ubuntu estivesse sempre atualizado, provavelmente eu migraria para esse browser. Ele é praticamente igual ao Google Chrome, mas não sendo fechado sinto-me mais seguro.
O facto de ele ter a omnibox (barra de url e pesquisa) é um ponto que acho espetacular no Chromium. Basta digitar o que quiser e ele distingue se é pesquisa ou URL. Por outro lado a barra de endereços do Firefox é mais inteligente, basta pôr uma palavra (ou parte dela) de um site que ele disponibiliza logo o link. No chromium isso não acontece tão facilmente.
Em suma, apesar de eu ser utilizador do Firefox, eu gostava de ver o que aconteceria se o Chromium fosse padrão, nem que fosse só por 6 meses (até ao ubuntu 14.04). ;)
particularmente eu prefiro o chome devido a facilidade da integração com a conta google com os favoritos, senhas e etc
porem no 13.04 estou com problemas e nao consigo usar o chromium/chrome, nenhum video do youtube carrega
ja tentei mecher com os plugins dos flash e nenhuma solução ainda, por isso voltei para o 12.04 (interesante como um simples navegador conseguiu fazer eu mudar de SO!)
meu voto com ctz iria para o chrome/chromium (contando que funcione rss)
aproveitando o topico… alguem enfrentou esse problema com o chromium/chrome no 13.04 e sabe resolver ??
Passo por um problema parecido, meus vídeos começam a carregar, mas não terminam, aí uso o DWHelper do Firefox e baixo tudo que quero assistir, foi a única "solução" que achei.
Creio que esse problema já passou pelo FOrum do Ubuntued. Neste momento não estou em casa, mas procurem por lá essa discussão e exponham o vosso problema para tentarmos solucionar! Caso não encontrem, criem um tópico novo e assim poderemos discutir melhor qual será o problema.