O Mo­no­De­velop é uma ex­ce­lente apli­cação que per­mite pro­gramar em Ubuntu a lin­guagem C#. As suas boas fun­ci­o­na­li­dades tornam esta apli­cação num dos me­lhores IDE’s que existem! Para além de ter todas as fun­ci­o­na­li­dades bá­sicas de um IDE normal, no­me­a­da­mente o auto-com­plete, com­pi­lação e exe­cução, debug, cri­ação de so­lu­ções, tem­plates, adição de bi­bli­o­tecas au­to­ma­ti­ca­mente, entre ou­tras, ainda tem ou­tras fun­ci­o­na­li­dades muito im­por­tantes, por exemplo, per­mite com­pilar tanto para Ubuntu como para Win­dows, criar pa­cotes au­to­ma­ti­ca­mente, uti­li­zação de fi­cheiros de tra­dução (get­Text) que per­mitem de­pois fazer tra­du­ções das apli­ca­ções de uma forma muito rá­pida e sim­ples e, claro, per­mite de­se­nhar ja­nelas. É por­tanto uma apli­cação que qual­quer pro­gra­mador deve ter no seu Ubuntu. Como existe uma versão nova, a 2.2, que não está pre­sente nos re­po­si­tó­rios ofi­ciais do Ubuntu, este ar­tigo ex­plica como pode ter esta ex­ce­lente apli­cação na sua úl­tima versão es­tável!

Esta apli­cação já foi re­fe­rida an­te­ri­or­mente no blog Ubun­tued e, por isso, este ar­tigo não vai en­trar, no­va­mente, em por­me­nores re­la­tivos ao Mo­no­De­velop (por exemplo os pa­cotes que adi­ci­onam novas fun­ci­o­na­li­dades). É acon­se­lhável, por isso, se ainda não leu esse ar­tigo, que o leia para saber mais sobre o Mo­no­De­velop e as suas fun­ci­o­na­li­dades extra:

Mo­no­De­velop, IDE ex­ce­lente para de­sen­vol­vi­mento em C#

Para além disso, este ar­tigo tem como única di­fe­rença a origem dos pa­cotes de ins­ta­lação: en­quanto que o re­fe­rido ar­tigo fazia uso dos re­po­si­tó­rios ofi­ciais do Ubuntu, neste ar­tigo faz-se uso dos re­po­si­tó­rios ofi­ciais do Mo­no­De­velop que têm uma versão me­lho­rada/ac­tu­a­li­zada. Ou seja, na prá­tica, a di­fe­rença está mesmo só na adição do re­po­si­tório ofi­cial, pois a ins­ta­lação dos pa­cotes é exac­ta­mente igual, aliás, se tiver já o Mo­no­De­velop ins­ta­lado, apenas pre­cisa de adi­ci­onar o novo re­po­si­tório e o Ubuntu irá, au­to­ma­ti­ca­mente, pedir para ac­tu­a­lizar a apli­cação.

MonoDevelop 2.2

É pelo mo­tivo re­fe­rido no pa­rá­grafo an­te­rior que este ar­tigo é bem mais pe­queno que o an­te­rior, pois apenas de­monstra como pode obter a úl­tima versão do Mo­no­De­velop. Se quiser saber mais in­for­ma­ções re­la­ti­va­mente ao Mo­no­De­velop, ou quiser ins­talar pa­cotes bas­tante im­por­tantes em de­ter­mi­nadas áreas deste IDE, acon­selho vi­va­mente, de­pois de adi­ci­onar este re­po­si­tório, a se­guir o mé­todo de ins­ta­lação re­fe­rido no dito ar­tigo, pois o Ubuntu irá saber que é me­lhor uti­lizar o re­po­si­tório que adi­ci­onou através deste ar­tigo.

Sistema de traduções do monoDevelop

Adi­cione o re­po­si­tório ofi­cial do Mo­no­De­velop

Tal como foi re­fe­rido an­te­ri­or­mente, este ar­tigo faz uso dos re­po­si­tó­rios ofi­ciais do Mo­no­De­velop. Assim, antes de pro­ceder à ins­ta­lação dos pa­cotes, tem de adi­ci­onar o re­po­si­tório. Para adi­ci­onar o re­po­si­tório ofi­cial do Mo­no­De­velop, abra a con­sola e es­creva o se­guinte:

sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:di­recthex/mo­no­xide && sudo ap­ti­tude up­date

Versão 2.2 do MonoDevelop

Ins­tale o Mo­no­De­velop

De­pois de ter o re­po­si­tório adi­ci­o­nado cor­rec­ta­mente, já po­derá ins­talar o Mo­no­De­velop fa­cil­mente. De sa­li­entar que se já tiver o Mo­no­De­velop ins­ta­lado, nesta al­tura o Ubuntu já es­tará a pedir para ac­tu­a­lizá-lo para o novo Mo­no­De­velop 2.2. No caso de ainda não o ter ins­ta­lado, para pro­ceder à ins­ta­lação basta clicar aqui ou es­crever o se­guinte no ter­minal:

sudo ap­ti­tude ins­tall mo­no­de­velop

A escrever código no MonoDevelop 2.2

Ins­tale pa­cotes extra!

Tal como re­feri no início deste ar­tigo, o Mo­no­De­velop é um IDE bas­tante com­pleto! No en­tanto, quando ins­tala apenas o IDE, muitas das fun­ci­o­na­li­dades não vêm ins­ta­ladas por pa­drão para evitar de­ma­si­ados ex­tras que na maior parte dos casos os uti­li­za­dores não uti­lizam. Para todos os uti­li­za­dores que pre­ci­sarem de al­guns ex­tras, no­me­a­da­mente su­porte para as di­fe­rentes Bases de Dados, su­porte para sis­temas de con­trolo de ver­sões (SVN), do­cu­men­tação, su­porte para ou­tras lin­gua­gens de pro­gra­mação (Vala, Java) ou su­porte para Debug (pro­cura de erros), acon­selho a ler o ar­tigo que foi es­crito an­te­ri­or­mente sobre o Mo­no­De­velop, que contém esses vá­rios pa­cotes que adi­ci­onam essas fun­ci­o­na­li­dades. Sa­li­enta-se, no­va­mente, que de­pois de adi­ci­onar o novo re­po­si­tório a ins­ta­lação dos pa­cotes é exac­ta­mente igual à des­crita neste ar­tigo, por isso, siga à risca o que lá é des­crito:

Mo­no­De­velop, IDE ex­ce­lente para de­sen­vol­vi­mento em C#


Re­fe­rên­cias:

Pá­gina do re­po­si­tório Ofi­cial do Mo­no­De­velop 2.2;;
Ho­me­page do Mo­no­De­velop;


Comentários (12)

Carregando... Logando...
  • Logado como
tenho esta IDE, mas quando compilo o programa ele não abre a janela do ConsoleReadLine pra eu entrar com os dados, q está aocntecendo

Ice Cream...

Trackback de Ice Cream

That is really interesting, You're a very professional blogger. I have joined your rss feed and look forward to looking for more of your fantastic post....
comecei a pouco me envolver com linux, comecei com kurumin e agora uso o 9,10 karmic koala, e eu vou te falar com blogs como estes até programação eu estou querendo fazer, tchau ruwindous, viva o ubuntu e o ubuntued!!!!!!
Não é que comecei a estudar esta Linguagem :)

Mais um problema resolvido :P
Concerteza !

Bom saber da existência desta IDE ! Issa !
Adoro Ubuntued!

Obrigado por mais essa.

Assim posso continuar não abrindo a MV do Win.

Sucesso!
Olá,

seu post está ótimo!

O C# se tornou muito bom, por isso vô experimentar!
Sem sombra de dúvidas!

Este é um dos melhores blog com notícias relacionadas ao mundo GNU/Linux, em especial o Ubuntu.

Parabéns!
Olá Danilo,

Na minha opinião, não precisa de utilizar o windows xp virtual. No entanto, deve ter a noção de que ao criar as janelas, estas serão GTK e não janelas Microsoft Windows. Ou seja, os seus programas irão utilizar alguma memória a mais que um programa normal, programado em Microsoft Vistual Studio.

Abraços.
Muito boa indicação! Obrigado.

Estou pra começar a estudar esta linguagem, e estava precisando usar o Visual Studio 2008 no meu Windows XP virtual. Podendo ainda compilar para Windows!

Como sempre ótimo post!

Parabéns!

Social comments and analytics for this post...

Trackback de uberVU - social comments

This post was mentioned on Twitter by viniciustweets: RT @ubuntued Instale o novo MonoDevelop 2.2! http://goo.gl/fb/4CgxS...
Como sempre, bom artigo!

Sugiro que planeies uma série de artigos sobre aplicações C# em Ubuntu!

Postar um novo comentário

Comments by

Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!
-
Siga-nos no Facebook!
Seja nosso fã no Facebook!