Lançado o LibreOffice 4.1.1 e disponibilizado via repositório

O LibreOffice é uma das ferramentas open-source mais espetaculares que podemos encontrar. É uma suite de escritório que traz um conjunto de aplicações adequado às tarefas comuns de gestão de documentos, nomeadamente escrita de textos, construção de planilhas (folhas de cálculo), apresentações de slides, desenho vetorial, entre outras.

Há algumas semanas atrás, apresentamos a mais nova versão do LibreOffice, a versão 4.1x, que traz inúmeras funcionalidades importantes, das quais destacamos a nova barra lateral (proveniente do projeto OpenOffice 4), melhor compatibilidade com documentos DOCX, possibilidade de inclusão de fontes nos próprios documentos e vários ajustes de interface.

Esta nova versão, o LibreOffice 4.1.1, traz um conjunto de correções que foram encontradas desde a publicação da versão 4.1. Quer isto dizer que o LibreOffice 4.1.1 é apenas uma versão de manutenção onde foram corrigidos mais de 90 bugs.

Destas 90 modificações realizadas sobre a versão original 4.1, destacamos algumas melhorias muito importantes: melhor exportação de documentos DOCX e PDF, pequenos refinamentos da interface do LibreOffice, a renderização de fontes foi otimizada, foram corrigidos bugs relativos à inclusão de imagens e até houve uma melhoria de performance na abertura de alguns formatos de ficheiros.

O ecossistema do LibreOffice prova mais uma vez que continua a crescer, aliás desde fevereiro que este projeto tem uma média de 100 programadores ativos! Este valor, visto de forma cumulativa, alcança o número de 700 programadores que participaram/participam no desenvolvimento do LibreOffice desde setembro de 2010!
LibreOffice 4.1 no Ubuntued

Instalação do LibreOffice 4.1.1

Este artigo requer:


Ubuntu 12.04, 13.04 e 13.10

Apesar de existir maneiras manuais de instalação do LibreOffice, que são complexas para utilizadores “normais”, nós recomendamos uma maneira bem simples de instalar o LibreOffice, através do repositório (PPA) oficial do projeto.

Através dessa instalação via repositório, você tem a vantagem de fazer uma instalação totalmente automática que posteriormente lhe irá indicar e atualizar o LibreOffice também automaticamente, quando existir novas versões, claro.

A instalação via repositório, é um procedimento extremamente simples e é explicado no artigo do link seguinte:

 

Nota sobre o LibreOffice

Você está com dúvidas sobre o LibreOffice? Você acha que só o MS Office é que bom como suite de escritório? Então saiba que o LibreOffice está a crescer a um ritmo vertiginoso, aliás, na semana passada foi publicada uma notícia de que uma cidade de Espanha migrou para o LibreOffice em mais de 110.000 computadores! Veja a notícia:

 

Referências

5 Respostas ate agora.

  1. Carlos diz:

    > Um grande vantagem do LibreOffice: pode ser instalado em qualquer dispositivo (Mac, Linux, Windows – futuramente no Android) e acima de tudo é GRÁTIS / LIVRE.

  2. Pedro diz:

    ta bonito o libreoffice 4.1.1, e ele aceita as normas da ABNT para quem deseja fazer TCC usando o libreoffice? pois um amigo meu falou q o libtreoffice desconfigura se uma pessoa faz o TCC usando o M$ office e abre no libreofice esse meu amigo de faculdade falou q desconfigura tudo, gostaria de saber se isso é verdade ou não

    • Carlos diz:

      Não recomendo usar o LibreOffice se usou o M$ Office para fazer seu TCC. A formatação chega próximo ao M$ mas NÃO é igual, ou seja, você não conseguirá imprimir a página X pelo LibreOffice se a formatação apresentada no programa for diferente. Por exemplo, instalei aqui o LibreOffice 4.1.2 e não visualizou o sumário automático gerado pelo M$ Office. A única opção que restou foi executar o M$ Office com Wine.

    • clenivaldo diz:

      Sim, aaceita ABNT, já que é muito usado nas Universidade aqui no Brasil, desconfigura porque usa .doc ou .docx, até mesmo produtos da Microsoft desconfigura se usar versões anteriores, usa formato aberto do próprio do Libre e seja feliz.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!